A Lua de Joana
A Lua de Joana é um livro, da autoria da escritora Maria Teresa Maia Gonzalez, que trata o tema da toxicodependência atraves da depressao, tambem retrata os problemas na adolescência .
| A Lua de Joana | |||||
|---|---|---|---|---|---|
| Autor(es) | Maria Teresa Maia Gonzalez | ||||
| Idioma | português | ||||
| País | |||||
| Assunto | toxicodependência | ||||
| Gênero | Drama | ||||
| Linha temporal | aproximadamente 2 anos | ||||
| Localização espacial | Lisboa | ||||
| Ilustrador | Cristina Malaquias | ||||
| Editora | Editorial Verbo | ||||
| Lançamento | 13 Outubro de 1994 | ||||
| Páginas | 167 | ||||
| ISBN | 978-972-22-1633-3190133 | ||||
| Cronologia | |||||
| |||||
O livro foi publicado pela Editorial Verbo (1ª edição em Outubro de 1994, ISBN 9722216333), e vai actualmente na 26ª edição. Foi adaptado para o teatro em 2007 pela companhia de teatro Artyaplausos.
História
É a história de Joana que perdeu recentemente a sua melhor amiga, Marta, devido a uma overdose. O livro pode ser considerado uma espécie de diário (apesar de não o ser) em que Joana escreve cartas para a sua amiga que já morreu. Conta-lhe todos os acontecimentos do seu dia a dia. No meio do quarto de Joana há uma lua suspensa do teto por uma corrente, um baloiço imaginado.
A mãe era dona de um pronto a vestir, mais preocupada com o irmão de Joana, cuja relação era má, e esquecia-se frequentemente de Joana. Esta tratava o irmão por Pré-histórico devido à roupa e visual que usava e pela decoração do quarto, que estava sempre num caos.
Joana e um rapaz da sua turma decidem fazer uma peça de teatro que intitulam como “Amigos da Onça”. O irmão de Marta começa a dar-se com más influências. Marta tinha um irmão chamado Diogo com quem se envolveu que não consegue superar a sua morte e acaba por cair no mundo das drogas, Joana tenta ajudá-lo, mas também ela cai na tentação e começa a consumir. Para comprar mais droga, Joana decide vender o seu conjunto de relógios que o pai lhe ofereceu. Diogo consegue resistir e sair desse mundo, indo viver com o seu pai. No entanto, Joana acaba por não conseguir o que leva à sua morte de uma maneira de que quando lemos o livro quase não nos apercebemos.
Pouco tempo antes de Joana morrer, ela perdoa a melhor amiga, pois entende que nunca podemos dizer "desta água não beberei". A história acaba com o pai de Joana a ler os seus relatos, e sente-se frustrado e impotente pelo facto de não ajudar a sua filha quando mais precisou.
Teatro
A Peça Lua de Joana esteve em cena, durante 6 meses, em Lisboa e percorreu todo o país, sendo vista por mais de 25.000 pessoas.
Fazem parte do elenco os actores:
- Mara Lúcia Galinha
- Filipa Oliveira
- Rui Simões
- Digressão
- Figueira da Foz
- Portalegre
- Gaia
- Benavente
- Vendas Novas
- Açores
- Mostra de teatro de Santo André
- Caldas da Rainha