Assassin's Creed Odyssey
| Assassin's Creed Odyssey | |||||||
|---|---|---|---|---|---|---|---|
![]() Assassin's Creed Odyssey | |||||||
| Desenvolvedora(s) | Ubisoft Quebec Adicional:
| ||||||
| Publicadora(s) | Ubisoft | ||||||
| Diretor(es) | Jonathan Dumont Scott Phillips | ||||||
| Produtor(es) | Marc-Alexis Coté | ||||||
| Projetista(s) | Jordane Thiboust | ||||||
| Escritor(es) | Melissa MacCoubrey | ||||||
| Programador(es) | Marc Parenteau | ||||||
| Artista(s) | Thierry Dansereau | ||||||
| Compositor(es) | The Flight | ||||||
| Motor | AnvilNext 2.0 | ||||||
| Série | Assassin's Creed | ||||||
| Plataforma(s) | Microsoft Windows PlayStation 4 Xbox One | ||||||
| Conversões | Google Stadia | ||||||
| Lançamento | 5 de outubro de 2018 | ||||||
| Gênero(s) | RPG de ação | ||||||
| Modos de jogo | Um jogador | ||||||
| |||||||
Assassin's Creed Odyssey é um jogo eletrônico de RPG de ação desenvolvido pela Ubisoft Quebec e publicado pela Ubisoft. É o décimo primeiro título principal da série Assassin's Creed e foi lançado em 5 de outubro de 2018, para Microsoft Windows, PlayStation 4, Xbox One e Nintendo Switch.[1] Durante a apresentação do serviço streaming Stadia da Google, foi anunciado que o jogo estaria disponível no serviço e foi posteriormente lançado em novembro de 2019.[2]
A sua sequência, Assassin's Creed Valhalla foi lançada em novembro de 2020.
Ambientação
O jogo se passa em 431 a.C, quatrocentos anos antes dos eventos Assassin's Creed Origins. Conta a história da Guerra do Peloponeso, que foi travada entre as cidades-estados da Grécia antiga.[3] O jogador assume o papel de uma criança exilada (mercenário(a) quando adulto) chamada Alexios ou Kassandra (dependendo do sexo escolhido para a experiência do jogo, no entanto, o personagem canônico é o que você escolhe) que luta para defender as pessoas, e é um descendente do rei espartano Leônidas I; e capaz de lutar por Atenas e da Liga de Delos ou Liga do Peloponeso liderada por Esparta. Tal como acontece com os outros jogos anteriores da série, Odyssey inclui uma narrativa dos tempos modernos e segue Layla Hassan, introduzido em Assassin's Creed Origins.[4]
O jogo possui vários personagens históricos com os quais os jogadores podem interagir, como Alcibíades, Cléon, Sócrates, Sófocles, Pausânias, Heródoto, Hipócrates, Brásidas, Péricles, Fídias e Aspásia.[5][6][7] Há também cenários históricos e míticos, como a Ágora de Atenas, Cefalônia, Ítaca, o Odeão de Péricles, a floresta de carvalhos em Foloi, Estátua de Zeus em Olympia, Naxos, Lesvos, Atenas, Argólida, Pnyx,[8] Fócida e Messara.[9][10]
Lançamento
Antes da aparição do jogo na E3 2018, Assassin's Creed Odyssey vazou em maio de 2018 após o site francês JeuxVideo receber um chaveiro contendo o nome Assassin's Creed Odyssey. A Ubisoft anunciou Assassin's Creed Odyssey na Electronic Entertainment Expo 2018 logo depois.[11] Um dia antes da conferência de imprensa da Ubisoft na E3, capturas de tela do jogo vazaram pelo site Gematsu.[12][13] O jogo foi lançado em 5 de outubro de 2018 para Microsoft Windows, PlayStation 4 e Xbox One.[14] Uma versão para Nintendo Switch foi anunciada durante a Nintendo Direct de setembro de 2018. Assassin's Creed Odyssey é um título baseado em nuvem no Nintendo Switch, lançado no mesmo dia das outras plataformas, mas apenas no Japão.[15]
O passe de temporada do jogo inclui duas histórias de DLC espalhadas por seis episódios, bem como edições remasterizadas de Assassin's Creed III e Assassin's Creed III: Liberation.[16] Um modo de criação de histórias que permite aos jogadores criar e compartilhar missões personalizadas foi lançado em junho de 2019. Discovery Tour: Ancient Greece, um modo educacional que permite ao jogador escolher entre passear livremente pelo mundo da Grécia Antiga para aprender mais sobre sua história e vida cotidiana ou embarcar em visitas guiadas com curadoria de historiadores, foi lançado no final de 2019.[17] Várias edições especiais do jogo também foram lançadas.[18][19]
A participação de Esparta na Guerra do Peloponeso através do jogo
Começamos controlando Leônidas na batalha de Termópilas (480 a.C) onde é morto e no jogo visitamos a Estátua do leão onde Leônidas foi enterrado (próxima a região da Batalha das Termópilas). Stentor filho do lobo de esparta (Nikolaos) nos convida a batalhar por esparta, onde temos nossa primeira batalha contra os Atenienses, no jogo podemos “enfraquecer nações” que é invadir complexos tanto Atenienses quanto Espartanos, matar soldados e destruir seus suprimentos que vai diminuir o poder da nação.
Alexios (filho de Nikolaus) é um menino que desde criança é ensinado a ser um guerreiro e a lutar por Esparta, mãe de Alexios, Myrrine, filha de Leônidas de Esparta, que no jogo presenteia seu filho Alexios com a Lança de Leônidas. Vamos a Atenas e somos apresentados por Heródoto à Péricles, ele nos pede ajuda e logo após, Cléon nos pede para ajudar Atenas sabotando o exército Espartano por dentro, o exército Ateniense quer uma guerra honrosa com os Espartanos, mas para não arriscar uma possível derrota Generais Atenienses contratam misthios (mercenário) para sabotar.
Conhecemos Sócrates quando fazemos a missão “Ostracismo” (quando uma pessoa é exilada por votação) para Péricles. Vamos a uma reunião para descobrir informações sobre a mãe de Alexios, lá várias pessoas apontam diferentes pistas, falamos com Anthousa, Hipócrates (vamos à Argólia para descobrir pistas do paradeiro de Myrrine, Hipócrates conta como conheceu a mãe de Alexios e para ajudar fala para conversarmos com Dolops que cuidava de um orfanato e poderia saber de algo), Xenia (em Ceos pagamos 15000 dramas para descobrir o paradeiro de Fênix codinome usado por Myrrine).
Falamos com Mydon (ele não pode falar) sobre o paradeiro da mulher Espartana e descobrimos que a filha de Myrrine, Kassandra, foi levada por Chrysis, uma cultista do Culto do Cosmo e mãe de Dolops, Chrysis criou a Kassandra e a maltratou para “criar” uma guerreira, e assim criou a Deimos. Anthousa e Esparta querem matar o mesmo homem, “o Tratante”, quando vamos destruir um depósito do Tratante Brásidas nos ajuda em combate e depois em um diálogo após descobrir a história de Alexios, Brásidas conta que em Esparta Alexios é uma lenda, “o menino que foi jogado do Monte Taigeto pelo Lobo de Esparta, jogado pelo próprio pai”.
O Tratante conhecia a mãe de Alexios, Myrrine, ela era um de seus alvos, pois estava causando problemas para ele, matamos o Tratante na caverna como Brásidas havia recomendado, ao contrário de matá-lo no teatro como era a vontade de Anthousa, o Tratante é membro do clube do cosmo, Anthousa cumpri sua parte do acordo que consistia em, Alexios matava o Tratante e em troca ela dava informações sobre a mãe de Alexios, em seu relato ela revela que Myrrine chegou em Coríntio e logo foi embora, Anthousa conta que Myrrine estava devastada com a suposta morte de seus filhos (Alexios e Kassandra), e a única informação sobre seu paradeiro era que ela havia ganhado navio “Canto da Sereia” em uma aposta; Voltamos a Atenas, e ela está um caos, a praga tomou conta da cidade e Péricles é uma das vítimas da praga, se aproveitando da situação Cléon incita o ódio nos atenienses em uma tentativa de derrubar Péricles do governo.
Aspásia (mulher de Péricles) manda Phoibe chamar um navio na tentativa de tirar Péricles de Atenas, mas infelizmente Phoibe é morta por guardas do Culto do Cosmo, Perícles desaparece e vamos o procurar no Partenon quando presenciamos Deimos (Kassandra) matando Perícles. Encontramos a mãe de Alexios em Naxos, ela está em uma reunião discutindo estratégias militares, quando vamos conversar ela fala sobre e Culto do Cosmo e explica o porquê do culto perseguir sua família, o culto vê a família de Alexios como uma ameaça de destruir a organização e quer pôr um fim nesse risco, e concordamos em resgatar Kassandra do culto. Myrrine é líder de Naxos aliada a Esparta pois seu rival Sibilanos de Paros que se aliou Atenas, descobrimos que à um rei espartano é um traidor e trabalha para os cultistas, depois de limpar um bloqueio ateniense, Alexios e Myrrine vão em busca de Paros que é um cultista também, Paros é morto em uma batalha naval e após isso Naxos está segura e Alexios e Myrrine podem voltar a Esparta.
Vamos a Lacônia encontrar Myrrine em Gytheion, lá seguimos a nossa antiga casa em Esparta e encontramos Brásidas, nos sincronizamos e vemos o passado de Leônidas de Esparta, Leônidas contrariou o Culto do Cosmo e Pítia, e levou Esparta à guerra contra Xerxes e esse é o motivo do culto perseguir a família de Alexios pois Leônidas de Esparta é avô de Alexios.
Vamos até as ilhas vulcânicas encontrar o verdadeiro pai de Alexios, depois de resolver uma série de enigmas, entramos em uma caverna e logo quando chegamos a um saguão que quando nos aproximamos vemos a Cidade perdida de Atlântida; Ali encontramos o verdadeiro pai de Alexis, Pitágoras, ele nos pede ajuda para selar o portal para que os segredos de Atlântida não caiam em mãos erradas.
Vamos a Atlântida com Layla Hassan, no futuro, ela é quem se sincroniza com o misthios Alexios, nossa casaem Esparta pertenia a Nikolaos, como ele fugiu a casa passou a pertencer ao seu filho adotivo Stentor, para recuperar a casa Alexios e Myrrine tem que reivindicar a cidadania Espartana e assim eles vão encontrar os dois reis de Esparta, Arquidomo e Pausânias. Arquidomo ainda tem ressentimento de Myrrine (na noite que ela saiu de Esparta, Myrrine deu um soco no Arquidomo e quebrou seu nariz) chegando lá Pausânias e Arquidomo estão lutando entre si para decidir o futuro de Esparta, Arquidomo vence o conflito e assim mais tropas Espartanas são enviadas a Beócia, Arquidomo não aceitou o pedido de Myrrine e assim Alexios se disponibilizando a serviço dos reis, Arquidomo pede a Alexios para ajudar Esparta a conquistar a Boécia, Pausânias pede para Alexios escoltar o lutador Testikles que irá competir nas Olimpíadas em Élida,vamos até o treinador de Testikles, ele nos manda até a ilha de Messênia para encontrar Testikles (foi mandado para lá para não causar problemas pois ele é muito violento) para levá-lo a Élida para trazer a glória à Esparta.
Quando chegamos a doca Élida,Testikles tenta abraçar Alexios que desvia e Testikles cai no mar e é morto por um tubarão e assim Alexios tem que representar Esparta no lugar de Testikles, Alexios vai disputar o pancrácio (uma mistura de boxe com luta livre) depois de vencer uma luta, encontramos Alcibiades é envenenado, mas conseguimos o antidoto e tmbém a informação que Kallias um campeão Olimpico, e juiz das Olimpiadas é um membro do Culto do Cosmo; Vencemos mais uma disputa, contra o Dorius, e assim Alexios é um campeão Olimpico por Esparta, e recebe a tão prestigiada coroa de oliveira (Kotinos).
Brásidas e Myrrine estão investigando o rei traidor que trabalha para o Culto do Cosmo, um mercenário persegue Alexios, o mercenário conta que Lagos colocou uma recompensa por Myrrine e Alexios,, vamos atrás de Lagos e como Brásidas pediu não o matamos pois ele é apenas uma marionete do Culto, libertamos a família de Lagos que foi presa pelo Culto, quando falamos com Lagos ele conta que o rei Pausânias é o traidor que é membro do Culto do Cosmo, ele quer Alexios, Brásidas e Myrrine mortos.
Chegando à Beócia , vamos falar com o pelomarco Espartano, e encontramos Stentor o filho adotivo de Nikolaos, ele não gosta de nossa presença pois culpa Alexios por tudo que aconteceu em Megáris, mostramos o decreto do rei nos pedindo ajuda para ajudar a dominar a Beócia; Stentor nos manda matar os “campeões”, na tentativa de matar o campeão Aristaios, encontramos Nikolaos, após matar todos os campeões voltamos a Stentor e assim vamos à guerra, depois de derrotar os soldados Atenienses conseguimos que a Beócia se une a Esparta; Após o conflito Stentor fica contra Alexios em busca de vingar a suposta morte de seu pater (Nikolaos) e momentos antes do conflito se iniciar Nikolaos aparece e impede que uma tragédia aconteça.
Retornamos a Esparta e encontramos Myrrine, ela convoca os Éforos (monitores das ações dos reis), confrontamos Pausânias por traição à Esparta, apresentamos as provas disso, e com isso Pausânias é exilado de Esparta. Depois de um tempo Alexios executa o cultista Pausânias, mostramos ao Rei Arquidomo que cumprimos nossos objetivos de conquistar a Beócia e trazer a Láurea Olímpica a Esparta e com isso Myrrine e Alexios recebem sua cidadania esparta de volta junto com a antiga casa que logo à visitamos. Brásidas nos procura e pede ajuda em Pilos, onde Esparta está a beira da derrota, ele cita que Deimos (Kassandra) está em Pilos matando todos que ficam em seu caminho; Vamos até Pilos e enfrentamos o exército Ateniense, quando achamos Brásidas no meio da multidão de soldados Kssandra aparece matando soldados Espartanos e Brásidas vai em direção a Kassanda que o mata e com a morte de Brásidas é representado o fim da Primeira Fase da Guerra do Peloponeso.
Referências
- IGN Brasil. «e3-2018-assassins-creed-odyssey-chega-em-outubro». Consultado em 11 de Junho de 2018
- https://www.theenemy.com.br/assassins-creed/testamos-assassins-creed-odyssey-para-stadia-se-sai-bem-em-ambiente-controlado
- Pinheiro, Jessica (11 de junho de 2018). «E3 2018 | Assassin's Creed: Odyssey é anunciado e chega em 5 de outubro». Canaltech. Consultado em 15 de janeiro de 2019
- Fogel, Stefanie (11 de junho de 2018). «New 'Assassin's Creed Odyssey' Details Drop». Variety. Consultado em 15 de janeiro de 2019
- Dingman, Hayden (5 de outubro de 2018). «Assassin's Creed Odyssey review in progress: This ancient adventure breathes new life into the series». PCWorld. Consultado em 15 de janeiro de 2019
- Nedd, Alexis (11 de junho de 2018). «7 ancient Greeks who might be your friend in 'Assassin's Creed: Odyssey'». Mashable. Consultado em 15 de janeiro de 2019
- Campbell, Colin (11 de outubro de 2018). «Assassin's Creed Odyssey's best historical characters». Polygon. Consultado em 15 de janeiro de 2019
- Ryan, Jon (15 de agosto de 2018). «Assassin's Creed Odyssey: (Re)Building Athens». IGN. Consultado em 15 de janeiro de 2019
- Dingman, Hayden (11 de outubro de 2018). «Assassin's Creed: Odyssey's hidden Historical Locations map is stuffed with Ancient Greek lore». PCWorld. Consultado em 15 de janeiro de 2019
- Grodt, Jill (3 de outubro de 2018). «The Stories Behind Assassin Creed Odyssey's Mythical Locations». Game Informer. Consultado em 15 de janeiro de 2019
- Phillips, Tom. «Assassin's Creed Odyssey has leaked via a keyring». Eurogamer.net (em inglês). Consultado em 12 de junho de 2018
- Kain, Erik. «First 'Assassins Creed Odyssey' Screenshots Leak Ahead Of E3». Forbes (em inglês). Consultado em 12 de junho de 2018
- «Assassin's Creed Odyssey screenshots leaked - Gematsu». Gematsu (em inglês). 10 de junho de 2018. Consultado em 12 de junho de 2018. Arquivado do original em 10 de junho de 2018
- Ryan, Jon (11 de junho de 2018). «E3 2018: Assassin's Creed Odyssey Release Date, Gameplay Details Revealed». IGN (em inglês). Consultado em 12 de junho de 2018. Arquivado do original em 12 de junho de 2018
- McFerran, Damien (14 de setembro de 2018). «Assassin's Creed Odyssey Is Coming To Nintendo Switch, But There's A Catch». Nintendo Life. Consultado em 14 de setembro de 2018
- Knezevic, Kevin (18 de setembro de 2018). «Assassin's Creed Odyssey Season Pass Announced, Includes Remastered Assassin's Creed 3 And More». GameSpot. CBS Interactive. Consultado em 26 de setembro de 2018
- Alexander, Julia (10 de junho de 2019). «Assassin's Creed Odyssey is getting a story creator mode, and it's out now». The Verge. Consultado em 4 de julho de 2019
- Knoop, Joseph (11 de junho de 2018). «Assassin's Creed Odyssey Special editions announced». IGN. Consultado em 17 de setembro de 2018
- Wallace, Jamie (12 de junho de 2018). «has upwards of four special editions». Eurogamer. Consultado em 17 de setembro de 2018
