Big Brother Brasil 9

Big Brother Brasil 9 foi a nona temporada do reality show Big Brother Brasil, exibida de 13 de janeiro a 7 de abril de 2009.[1]

Big Brother Brasil 9
Big Brother Brasil 9
Logotipo do programa
Informação geral
Formato reality show
Criador(es) John de Mol
País de origem  Brasil
Idioma original português
Produção
Diretor(es) Boninho
Produtor(es) Endemol Globo
Apresentador(es) Pedro Bial
Elenco Vinicius Valverde
Tema de abertura "Vida Real", RPM
Exibição
Emissora original TV Globo
Transmissão original 13 de janeiro de 20097 de abril de 2009
Episódios 85
Cronologia
Big Brother Brasil 8
Big Brother Brasil 10
Programas relacionados A Eliminação
Big Data - Retrospectiva BBB
De Olho no Big Brother Brasil
Nem Big, nem Brother

Foi apresentada por Pedro Bial e dirigida por José Bonifácio Brasil de Oliveira, o Boninho.

A edição terminou com a vitória do artista plástico Maximiliano Porto, que recebeu 34,85% dos votos e foi premiado com o prêmio de R$ 1 milhão sem desconto de impostos. A final do programa teve a votação mais acirrada de todas as edições do programa, com apenas 0,24% dos votos separando o vencedor da segunda colocada, Priscila Pires.[2]

Geral

As indicações para o Paredão sofreram alterações. Nesta temporada, nos dias da votação, uma bola teria que ser sorteada em uma urna por cada participante antes dele dizer seu voto. Se pegassem uma bola branca, poderiam prosseguir ao confessionário e dar seu voto normalmente. Caso pegassem uma bola preta, teriam que dar seu voto na frente de todos os participantes.[3]

Na 4ª semana não houve esse sorteio. Ao invés dele, foi realizado um sorteio semelhante, só que com bolinhas brancas e uma única vermelha, pois quem a pegasse estaria automaticamente emparedado naquela semana (Mirla sorteou a bola vermelha).[4]

Na 7ª semana houve uma dupla eliminação. Na quinta (26 de fevereiro), aconteceu uma prova do Líder seguida de uma prova do anjo. No domingo (1 de março), houve uma eliminação (Mirla) e outra prova do Líder. Já na terça (3 de março), outra eliminação (Ralf).[5] Tal fato se repetiu na 11ª semana.

A partir da eliminação de Ralf (que apesar de ter sido integrante do lado A, vivia um romance com Milena, do lado B), disputando um Paredão com Ana Carolina, a casa ficou totalmente dividida em dois grupos: o lado B (formado por Francine, Flávio, Maximiliano, Milena e Priscila) e o lado A (formado por Ana Carolina, Maíra Cardi, Naiá e Josiane), que ficaram em guerra após um jogo da verdade feito por Pedro Bial. O lado B começou a enviar participante por participante do grupo oposto para a berlinda.

Após as eliminações de Maíra Cardi e Naiá, Josiane e Ana Carolina conseguiram eliminar Milena num Paredão disputado por ela e Maximiliano. Posteriormente, Josiane foi eliminada no Paredão e Flávio acabou indo para a berlinda com Priscila, sendo eliminado. Na última semana de jogo, Ana Carolina disputou a preferência do público com Maximiliano e acabou eliminada em seu sétimo Paredão. A grande final foi composta por participantes do lado B e muito acirrada. Francine, a terceira colocada, recebeu 30,54% dos votos. O vencedor da temporada, Maximiliano, derrotou a vice-campeã Priscila por uma diferença de apenas 24 décimos.

O Jogo

Bolha

A nona temporada do Big Brother Brasil trouxe algumas novidades em relação às outras temporadas.

Uma dessas novidades foi a Bolha. Essa bolha, na realidade foi uma casa de vidro que ficou no shopping Via Parque, no Rio de Janeiro, onde quatro dos dezoito escolhidos ficaram uma semana confinados separadamente do restante. A princípio, o mais votado dos quatro integrantes da casa de vidro entraria no lugar do primeiro eliminado do BBB 9. Todavia, no dia do resultado do mais votado, no programa de 21 de janeiro de 2009, aconteceu uma votação (Big Boss) onde o público poderia escolher a possibilidade de mais um participante da casa de vidro, o segundo mais votado, ingressar ao jogo. A opção foi bem vista pelo público através da votação e, com 94% dos votos, decidiu-se então que os 2 mais votados, Emanuel e Josiane (41% e 37% dos votos respectivamente), poderiam se juntar à casa.

Durante a 5ª semana, uma nova "bolha" foi criada, desta vez, na parte externa (jardim) da casa BBB, separando por um vidro dois participantes do restante do grupo. Os dois (André e Maíra Cardi) aguardavam sem saber o que se passaria durante os dias que ficariam ali, bem como os participantes. O Big Boss da semana foi uma votação para o público decidir se os dois entrariam ou não na casa. A votação durou cinco dias, terminando num domingo, dia 15 de fevereiro de 2009, onde foi aprovada através da votação, com 59% dos votos, a entrada dos dois participantes.

Candidatos da primeira Bolha BBB
Candidato Idade Ocupação Origem Resultado
Daniel Fontoura Gevaerd 25 Empresário Campo Grande, Mato Grosso do Sul Não escolhido
Emanuel Tiago Milchevski 24 Estudante de Administração São Bento do Sul, Santa Catarina Escolhido
Josiane Belizário de Oliveira 30 Cantora Juiz de Fora, Minas Gerais Escolhida
Maíra Alves Britto 26 Fonoaudióloga Brasília, Distrito Federal Não escolhida
Candidatos da segunda Bolha BBB
Candidato Idade Ocupação Origem Resultado
André Luís Gusmão de Almeida 34 Cantor sertanejo São Bernardo do Campo, São Paulo Escolhidos
Maíra Cardi 25 Modelo e Apresentadora São Caetano do Sul, São Paulo

Divisão da casa por um muro

Outra novidade foi o muro que separou a casa em dois lados (A e B). Um sorteio, realizado no programa de estreia, definiu de que lado ficaria cada um dos participantes da casa. No Lado A, metade dos participantes conviveu no interior da casa propriamente dita. No Lado B, um quarto e uma área livre ficaram disponíveis para os outros participantes. No programa do dia 18 de janeiro de 2009, em que foi realizado o primeiro Paredão, este muro foi retirado.

Quarto Branco

Um novo e claustrofóbico quarto, totalmente revestido de branco com paredes acolchoadas e uma luz que não se apaga, foi instalado na casa a partir da 3ª semana de jogo. Através de uma chamada do Big Fone, três participantes (Newton, Leonardo e Ralf) ganhariam o castigo de ficarem "presos" no Quarto Branco. As regras diziam que o trio ficaria no quarto até algum deles apertar uma sirene no centro do cômodo e desistir do jogo, sendo automaticamente eliminado. A única chance dos três voltarem à casa seria se a pessoa da qual eles indicaram ao Paredão (Alexandre) fosse eliminada. Todavia, durante o segundo dia dos três participantes no quarto, no dia 2 de fevereiro de 2009, Leonardo apertou a sirene e, consequentemente, desistiu do jogo. O "Quarto Branco" foi tema de controvérsia na mídia, por ser considerado uma tática cruel de tortura psicológica. Esse tipo de privação sensorial também é usada em interrogatórios da CIA, o que só aumentou as críticas a esse bloco.[6] Foi a segunda vez em toda a história do BBB que um participante desistiu voluntariamente do programa. A primeira ocorreu no Big Brother Brasil 3, quando o participante Dilson Walkarez declarou desistência do reality show na segunda semana.

Intercâmbio cultural

Nesta temporada também houve um intercâmbio entre o Big Brother Brasil e o Big Brother Africa. Atual vencedor, o angolano Ricardo "Ricco" Venâncio, de 21 anos, entrou na casa no dia 28 de fevereiro de 2009. Ficou quatro dias na casa e chegou em uma festa de sábado, que contou com DJs e comidas típicas de Angola. Na manhã do dia 3 de março de 2009, Ricco deixou a casa.[7]

Participantes

  • As informações referentes a profissão dos participantes estão de acordo com o momento em que ingressaram no programa.
Participante Data de nascimento Ocupação Origem Resultado Ref.
Maximiliano de Oliveira Porto 12/12/1978 Artista plástico Maricá, Rio de Janeiro Vencedor
em 7 de abril de 2009
[8]
Priscila Tavares Ferreira Pires dos Santos 31/07/1982 Modelo e jornalista Campo Grande, Mato Grosso do Sul 2º lugar
em 7 de abril de 2009
[9]
Francine Piaia Lemos 28/06/1983 Professora Rio Grande, Rio Grande do Sul 3º lugar
em 7 de abril de 2009
[10]
Ana Carolina Martins Madeira 10/02/1984 Bacharel em Direito Florianópolis, Santa Catarina 14ª eliminada
em 5 de abril de 2009
[11]
Flávio Steffli Júnior 13/04/1983 Produtor de eventos Caxias do Sul, Rio Grande do Sul 13º eliminado
em 31 de março de 2009
[12]
Josiane Belizário de Oliveira 08/07/1978[nota 1] Cantora Juiz de Fora, Minas Gerais 12ª eliminada
em 29 de março de 2009
[14]
Milena de Brito Fagundes 29/07/1976 Assessora de imprensa Manaus, Amazonas 11ª eliminada
em 24 de março de 2009
[15]
Naiá da Graça Barros Giannocaro 15/11/1947 Promotora de eventos São Paulo, São Paulo 10ª eliminada
em 17 de março de 2009
[16]
Maíra Cardi 05/09/1983 Modelo e Apresentadora São Caetano do Sul, São Paulo 9ª eliminada
em 10 de março de 2009
[17]
Ralf Krause Reis Machado 14/05/1976 Empresário São Paulo, São Paulo 8º eliminado
em 3 de março de 2009
[18]
Mirla Araújo Prado 01/12/1981 Advogada Belém, Pará 7ª eliminada
em 1 de março de 2009
[19]
André Luis Gusmão de Almeida 23/04/1974[nota 2] Cantor sertanejo São Bernardo do Campo, São Paulo 6º eliminado
em 24 de fevereiro de 2009
[21]
Emanuel Tiago Milchevski 07/07/1984 Estudante de Administração São Bento do Sul, Santa Catarina 5º eliminado
em 17 de fevereiro de 2009
[22]
Newton da Silva Siqueira 24/09/1979 Modelo e Empresário Porto Alegre, Rio Grande do Sul 4º eliminado
em 10 de fevereiro de 2009
[23]
Alexandre Gomes da Silva 13/10/1973 Administrador de empresas Olinda, Pernambuco 3º eliminado
em 3 de fevereiro de 2009
[24]
Leonardo Jancu 10/05/1983 Estudante de Administração São Paulo, São Paulo Desistente
em 2 de fevereiro de 2009
[25]
Norberto Carias dos Santos 30/03/1945[nota 3] Radialista e Ator São Carlos, São Paulo 2º eliminado
em 27 de janeiro de 2009
[27]
Michelle Julianne Fernandes da Costa 20/07/1984 Estudante de Direito e Modelo Recife, Pernambuco 1ª eliminada
em 20 de janeiro de 2009
[28]

Notas

  1. Morreu de aneurisma cerebral em 4 de setembro de 2021, aos 43 anos.[13]
  2. Morreu com um tiro em 1 de junho de 2011, aos 37 anos.[20]
  3. Morreu de câncer em 9 de julho de 2017, aos 72 anos.[26]

    Histórico

    Sem 1 Sem 2 Sem 3 Sem 4 Sem 5 Sem 6 Sem 7 Sem 8 Sem 9 Sem 10 Sem 11 Sem 12 Votos recebidos
    Bolha Dia 6 Bolha Dia 34 Dia 45 Dia 48 Dia 73 Dia 76 Dia 82 Final
    Líder (nenhum) Norberto Newton Emanuel Priscila (nenhum) Milena Ana Carolina Priscila Maximiliano Maximiliano Milena Josiane Flávio Ana Carolina Priscila (nenhum)
    Anjo (nenhum) Ana Carolina Josiane Milena Emanuel André Flávio Naiá Ana Carolina Francine Maximiliano (nenhum) (nenhum)
    Imunizado Leonardo Mirla Maximiliano Priscila Milena Milena Maíra Cardi Naiá Ana Carolina Francine
    Big Fone Leonardo Newton Emanuel Maximiliano André
    Mirla
    Milena Francine Francine
    Priscila
    Priscila Milena Francine Francine
    Priscila
    Indicado
    (Big Fone)
    Naiá Alexandre (nenhum) Maximiliano
    Emanuel
    Naiá (nenhum)
    Indicado
    (Líder)
    Maximiliano Ana Carolina Maximiliano Newton Mirla André Mirla Ralf Maíra Cardi Josiane Milena Ana Carolina Flávio Ana Carolina
    Indicado
    (Casa)
    Michelle
    Priscila
    Norberto Priscila Ana Carolina Ana Carolina Josiane Francine Ana Carolina Ana Carolina Naiá Maximiliano Josiane Priscila Maximiliano
    Maximiliano Casa
    BBB
    Michelle Ralf Ana Carolina Ana Carolina Casa
    BBB
    Emanuel Josiane Maíra Cardi Líder Líder Naiá Priscila Josiane Priscila Não
    elegível
    Vencedor
    (Dia 85)
    14
    Priscila Casa
    BBB
    Michelle Norberto Naiá Líder Casa
    BBB
    Ana Carolina Josiane Líder Ana Carolina Ana Carolina Naiá
    Maximiliano
    Maximiliano Maximiliano Maximiliano Líder 2º lugar
    (Dia 85)
    15
    Francine Casa
    BBB
    Michelle Ralf Naiá Josiane Casa
    BBB
    Emanuel Josiane Maíra Cardi Josiane Ana Carolina Naiá Flávio Josiane Priscila Não
    elegível
    3º lugar
    (Dia 85)
    16
    Ana Carolina Casa
    BBB
    Mirla Milena Josiane Flávio Casa
    BBB
    Ralf Líder Maximiliano Flávio Milena Priscila Maximiliano Priscila Líder Maximiliano Eliminada
    (Dia 83)
    23
    Flávio Casa
    BBB
    Michelle Norberto Ana Carolina Ana Carolina Casa
    BBB
    Emanuel Mirla Ana Carolina Ana Carolina Ana Carolina Naiá Maximiliano Líder Francine Eliminado
    (Dia 78)
    6
    Josiane Bolha
    BBB
    Ausente Norberto Priscila Francine Casa
    BBB
    Ana Carolina Francine Francine Ana Carolina Francine Maximiliano Líder Francine Eliminada
    (Dia 76)
    10
    Milena Casa
    BBB
    Michelle Norberto Josiane Ana Carolina Casa
    BBB
    Líder Maíra Cardi Maíra Cardi Ana Carolina Ana Carolina Líder Maximiliano Eliminada
    (Dia 71)
    4
    Naiá Casa
    BBB
    Francine Norberto Priscila Flávio Casa
    BBB
    Emanuel Priscila Maximiliano Francine Milena Maximiliano Eliminada
    (Dia 64)
    9
    Maíra Cardi Ausente Bolha
    BBB
    Ausente Priscila Francine Francine Francine Eliminada
    (Dia 57)
    6
    Ralf Casa
    BBB
    Priscila Norberto Não
    elegível
    Ana Carolina Casa
    BBB
    Francine Maíra Cardi Francine Ana Carolina Eliminado
    (Dia 50)
    4
    Mirla Casa
    BBB
    Priscila Norberto Flávio Francine Casa
    BBB
    Emanuel Francine Francine Eliminada
    (Dia 48)
    5
    André Ausente Bolha
    BBB
    Ausente Mirla Eliminado
    (Dia 43)
    1
    Emanuel Bolha
    BBB
    Ausente Alexandre Líder Naiá Casa
    BBB
    Ana Carolina Eliminado
    (Dia 36)
    6
    Newton Casa
    BBB
    Priscila Líder Não
    elegível
    Ana Carolina Eliminado
    (Dia 29)
    2
    Alexandre Casa
    BBB
    Newton Norberto Priscila Eliminado
    (Dia 22)
    3
    Leonardo Casa
    BBB
    Michelle Priscila Não
    elegível
    Desistente
    (Dia 21)
    0
    Norberto Casa
    BBB
    Líder Alexandre Eliminado
    (Dia 15)
    8
    Michelle Casa
    BBB
    Priscila Eliminada
    (Dia 8)
    6
    Daniel Bolha
    BBB
    Eliminado
    (Bolha)
    0
    Maíra Britto Bolha
    BBB
    Eliminada
    (Bolha)
    0
    Notas [1] [2] [3] [4] [5] [6] [7] [8] [9] [10] [11] [12] [13] (nenhuma) [14] [15][16] [17]
    Paredão Daniel
    Emanuel
    Josiane
    Maíra Britto
    Maximiliano
    Michelle
    Priscila
    Ana Carolina
    Naiá
    Norberto
    Alexandre
    Maximiliano
    Priscila
    Ana Carolina
    Mirla
    Newton
    André &
    Maíra Cardi
    Ana Carolina
    Emanuel
    Mirla
    André
    Josiane
    Naiá
    Francine
    Mirla
    Ana Carolina
    Ralf
    Ana Carolina
    Maíra Cardi
    Josiane
    Naiá
    Maximiliano
    Milena
    Ana Carolina
    Josiane
    Flávio
    Priscila
    Ana Carolina
    Maximiliano
    Francine
    Maximiliano
    Priscila
    Desistente (nenhum) Leonardo (nenhum)
    Eliminado Daniel
    Não divulgado
    para entrar
    Michelle
    52%
    para eliminar
    Norberto
    55%
    para eliminar
    Alexandre
    49%
    para eliminar
    Newton
    72%
    para eliminar
    André &
    Maíra Cardi

    59%
    para entrar
    Emanuel
    43%
    para eliminar
    André
    71%
    para eliminar
    Mirla
    66%
    para eliminar
    Ralf
    64%
    para eliminar
    Maíra Cardi
    62%
    para eliminar
    Naiá
    59%
    para eliminar
    Milena
    63%
    para eliminar
    Josiane
    68%
    para eliminar
    Flávio
    69%
    para eliminar
    Ana Carolina
    58%
    para eliminar
    Francine
    30,54%
    para vencer
    Maíra Britto
    Não divulgado
    para entrar
    Priscila
    34,61%
    para vencer
    Outras % Josiane
    37%
    para entrar
    Maximiliano
    Não divulgado
    para eliminar
    Naiá
    34%
    para eliminar
    Priscila
    43%
    para eliminar
    Ana Carolina
    24%
    para eliminar
    André &
    Maíra Cardi

    41%
    para não entrar
    Ana Carolina
    41%
    para eliminar
    Naiá
    25%
    para eliminar
    Francine
    34%
    para eliminar
    Ana Carolina
    36%
    para eliminar
    Ana Carolina
    38%
    para eliminar
    Josiane
    41%
    para eliminar
    Maximiliano
    37%
    para eliminar
    Ana Carolina
    32%
    para eliminar
    Priscila
    31%
    para eliminar
    Maximiliano
    42%
    para eliminar
    Maximiliano
    34,85%
    para vencer
    Emanuel
    41%
    para entrar
    Priscila
    Não divulgado
    para eliminar
    Ana Carolina
    11%
    para eliminar
    Maximiliano
    8%
    para eliminar
    Mirla
    4%
    para eliminar
    Mirla
    16%
    para eliminar
    Josiane
    4%
    para eliminar

    Legenda

    Entrou no Lado A da casa Entrou no Lado B da casa
    Entrou na casa depois do início do programa Não chegou a entrar na casa
    Casa
    BBB
    Entrou diretamente na casa Bolha
    BBB
    Ficou primeiramente numa bolha de vidro
    Bola
    Preta
    O participante deve votar em público Bola
    Vermelha
    O participante está automaticamente no Paredão
    Bola
    Branca
    O participante vota no confessionário Quarto
    Branco
    Ficou no Quarto Branco

    Notas

    1 Quatro dos dezoito escolhidos ficaram uma semana confinados em uma "Bolha", que foi uma casa de vidro que ficou no shopping Via Parque, no Rio de Janeiro, separadamente do restante. A princípio, o mais votado dos quatro integrantes da casa de vidro entraria no lugar do primeiro eliminado do BBB9. Todavia, no dia do resultado do mais votado, no programa de 21 de janeiro de 2009, aconteceu uma votação (Big Boss) onde o público poderia escolher a possibilidade de mais um participante da casa de vidro, o segundo mais votado, ingressar ao jogo. A opção foi bem vista pelo público através da votação e, com 94% dos votos, decidiu-se então que os 2 mais votados entrariam na casa. Emanuel e Josiane foram os mais votados pelo público da Casa de Vidro e entraram no BBB9. Eles entraram um dia depois da primeira eliminação, portanto, eles e os seus concorrentes (Daniel e Maíra Britto), não participaram da votação do primeiro Paredão.

    2 Este Paredão foi formado com a indicação do Líder e com as duas pessoas mais votadas pela casa. O Líder (Norberto) indicou Maximiliano ao Paredão, enquanto Michelle e Priscila foram as duas mais votadas pela casa, com seis e quatro votos, respectivamente.

    3 Leonardo atendeu ao Big Fone e foi informado de que deveria pegar um quadro na despensa e escrever o nome de três participantes, em letra de fôrma. Entre esses três, um deveria ser indicado ao Paredão (Naiá), outro deveria ser imunizado (Francine) e o terceiro (Ana Carolina) seria neutro.

    4 Newton atendeu ao Big Fone e foi informado que deveria escolher mais dois participantes (Leonardo e Ralf) para, junto com ele, receberem um castigo. Após a prova da comida, no domingo, eles deveriam usar uma roupa branca até a hora da votação, quando seria revelado o castigo. Os três foram enviados ao Quarto Branco e tiveram que indicar em consenso alguém ao Paredão (Alexandre). Eles só seriam liberados do quarto se o indicado pelo trio (Alexandre) fosse eliminado no Paredão ou se um dos três apertasse o botão vermelho no centro do cômodo, dessa forma desistindo do programa. No entanto, um dia antes do resultado do Paredão, Leonardo acabou apertando o botão vermelho, desistindo do BBB9 em 2 de fevereiro de 2009.

    5 Emanuel atendeu ao Big Fone e foi informado que se não participasse da próxima prova do Líder, ganharia a imunidade. Emanuel aceitou a proposta, portanto estaria imune, mas não iria concorrer pela próxima liderança. Como o Big Fone não indicou ninguém, na noite de domingo, antes da indicação da Líder Priscila, houve um sorteio de bolas que definiria um terceiro ao Paredão (quem pegasse a bola vermelha estaria automaticamente emparedado). Mirla foi a segunda a sortear e pegou a bola vermelha que a colocou no Paredão junto com Ana Carolina e Newton.

    6 Uma nova "Bolha" foi criada, desta vez, na parte externa (jardim) da casa BBB, separando por um vidro dois participantes do restante do grupo. Dois integrantes aguardavam sem saber o que se passaria durante os dias que ficariam ali, bem como os participantes. O Big Boss da semana foi uma votação para o público decidir se os dois entrariam ou não na casa. A votação durou cinco dias, terminando num domingo, dia 15 de fevereiro de 2009. André e Maíra Cardi tiveram a aprovação do público através da votação e entraram no BBB9. Eles entraram depois da formação do quinto Paredão, portanto, eles não participaram da votação.

    7 Maximiliano atendeu ao Big Fone e foi automaticamente indicado ao Paredão. No entanto, haveria uma maneira dele escapar: ele deveria entrar no confessionário e escolher uma pessoa para ir no seu lugar. Se o escolhido (Emanuel) recebesse três (ou mais) votos no domingo, iria para o Paredão no lugar dele. Maximiliano teria de convencer os brothers a votarem nesta pessoa, mas sem dar pistas de que é uma troca. No domingo, Emanuel recebeu 5 votos e foi ao Paredão no lugar de Maximiliano. Como Emanuel "trocou" de lugar com Maximiliano, a segunda mais votada (já que Emanuel foi o mais votado) pela casa, que foi Ana Carolina, se juntaria a Mirla e Emanuel em mais um Paredão triplo.

    8 Mirla atendeu a primeira chamada do Big Fone e indicou Ralf para, junto com ela, assistirem ao desfile de Carnaval em Salvador. Na segunda ligação, André atendeu ao Big Fone e foi informado que deveria indicar alguém ao Paredão e comunicar ao grupo. Sua escolha foi Naiá.

    9 Milena atendeu ao Big Fone e foi informada que deveria escolher seus votos para os dois próximos paredões. Para isso, ela deveria ir até a despensa, pegar dois colares vermelhos, colocar em suas opções (Maíra Cardi e Mirla) e guardar o segredo sob risco de ir ao Paredão.

    10 Francine atendeu ao Big Fone e foi informada de que poderia indicar alguém para o próximo Paredão ou escolher alguém para ser imunizado. Francine decidiu imunizar Milena.

    11 Francine atendeu a primeira chamada do Big Fone e foi proibida pelo próprio telefone de atendê-lo nas próximas 24 horas. Na segunda chamada, Priscila atendeu ao Big Fone e foi informada de que deveria vetar três participantes de receber a imunidade do anjo. Para isso, ela deveria ir até a despensa, pegar três colares amarelos, colocar em suas opções (Ana Carolina, Josiane e Maíra Cardi) e guardar esse segredo. O colar de Josiane continha um papel que lhe deu imunidade.

    12 Priscila atendeu ao Big Fone e foi informada que poderia votar duas vezes nesse Paredão, sendo que, para o primeiro voto, ela deveria ir até a despensa, pegar um colar branco e colocar em sua opção, que foi Naiá.

    13 Milena atendeu ao Big Fone e foi informada de que poderia dar imunidade a um membro do seu grupo na Prova da Comida caso ele vencesse, por esta razão, pôde formar sua equipe. Como esta perdeu, ela teve de imunizar alguém da equipe vencedora, no caso Ana Carolina.

    14 Francine atendeu a primeira chamada do Big Fone e foi informada que deveria indicar dois participantes para o Quarto Branco. Para isso, ela deveria ir à despensa, pegar dois colares pretos e colocar em suas opções (Flávio e Priscila). Além disso, no domingo, após a Prova da Comida, ela deve ir novamente à despensa, pegar as roupas brancas e mandar os indicados ao temido cômodo e esperar novas instruções à noite. Na segunda chamada, Priscila atendeu ao Big Fone e ganhou um check-up completo no Hospital HCor em São Paulo.

    15 A última prova do Líder foi dividida em 3 etapas: a 1ª etapa na quinta-feira, foi de resistência onde os participantes tinham que trocar de posições dentro de um carro fechado; a 2ª etapa realizada na sexta-feira, era uma tiroleza, onde os participantes de ponte-cabeça deviam arremessar um tubo de cola gigante sobre o alvo; e a 3ª etapa no sábado, foi um jogo de perguntas e repostas sobre a 9ª edição do BBB, por causa disso o Líder foi conhecido somente no sábado.

    16 Priscila venceu a décima quarta prova do Líder, automaticamente tornando-se a primeira finalista, e indicou Ana Carolina ao Paredão. Como Francine e Maximiliano só poderiam votar um no outro, Ana Carolina foi a única a votar, optando por enfrentar Maximiliano no Paredão, fazendo de Francine a segunda finalista.

    17 Na final, o público vota pelo participante que deve vencer a temporada.

    Classificação geral

    Pos. Participante Meio de indicação  % dos votos Eliminado em
    1 Maximiliano Porto Finalista 34,85%[29]
    2 Priscila Pires Finalista 34,61%[29]
    3 Francine Piaia Finalista 30,54%[29]
    4 Ana Carolina Madeira Líder (Priscila) 58%[30] Semana 12
    5 Flávio Steffli Líder (Ana Carolina) 69%[31] Semana 11
    6 Josiane de Oliveira Casa (2 votos) 68%[32]
    7 Milena Fagundes Líder (Josiane) 63%[33] Semana 10
    8 Naiá Giannocaro Casa (4 votos) 59%[34] Semana 9
    9 Maíra Cardi Líder (Maximiliano) 62%[35] Semana 8
    10 Ralf Krause Líder (Maximiliano) 64%[36] Semana 7
    11 Mirla Prado Líder (Priscila) 66%[37]
    12 André de Almeida Líder (Ana Carolina) 71%[38] Semana 6
    13 Emanuel Milchevski Big Fone (Maximiliano) 43%[39] Semana 5
    14 Newton Siqueira Líder (Priscila) 72%[40] Semana 4
    15 Alexandre Gomes Big Fone / Quarto Branco (Leonardo, Newton e Ralf) 49%[41] Semana 3
    16 Leonardo Jancu Desistente[42]
    17 Norberto Carias Casa (8 votos) 55%[43] Semana 2
    18 Michelle da Costa Casa (6 votos) 52%[44] Semana 1
    19–20 Daniel Gevaerd Casa de Vidro Não divulgado
    Maíra Britto Não divulgado

    Referências

    1. «Globo confirma que prolongará "Big Brother Brasil", diz coluna». Folha de S.Paulo. 16 de fevereiro de 2009. Consultado em 4 de janeiro de 2019
    2. «Max vence BBB9 com diferença de 0,24 ponto percentual sobre Priscila - Big Brother Brasil 9». televisao.uol.com.br. 7 de abril de 2009. Consultado em 16 de março de 2010
    3. «Boninho revela algumas das novidades do BBB9». O Globo. 7 de janeiro de 2009. Consultado em 4 de janeiro de 2019. Cópia arquivada em 16 de janeiro de 2009
    4. «Ana, Newton e Mirla disputam o quarto Paredão do "BBB 9"». Folha de S.Paulo. 9 de fevereiro de 2009. Consultado em 4 de janeiro de 2019
    5. «Boninho, diretor do BBB, mudará regras do jogo». NaTelinha. 18 de fevereiro de 2009. Consultado em 4 de janeiro de 2019
    6. Revista Veja - ano 42, nº 12, página 134
    7. «Africano vai entrar no "BBB 9", informa Outro Canal». Folha de S.Paulo. 17 de fevereiro de 2009. Consultado em 4 de janeiro de 2019
    8. «Big Brother Brasil 9 > Participantes - Maximiliano». globo.com. Consultado em 9 de março de 2010
    9. «Big Brother Brasil 9 > Participantes - Priscila». globo.com. Consultado em 9 de março de 2010
    10. «Big Brother Brasil 9 > Participantes - Francine». globo.com. Consultado em 9 de março de 2010
    11. «Big Brother Brasil 9 > Participantes - Ana Carolina». globo.com. Consultado em 9 de março de 2010
    12. «Big Brother Brasil 9 > Participantes - Flávio». globo.com. Consultado em 9 de março de 2010
    13. «Ex-sister do BBB9 morre aos 43 anos». G1. 5 de setembro de 2021. Consultado em 5 de setembro de 2021
    14. «Big Brother Brasil 9 > Participantes - Josiane». globo.com. Consultado em 9 de março de 2010
    15. «Big Brother Brasil 9 > Participantes - Milena». globo.com. Consultado em 9 de março de 2010
    16. «Big Brother Brasil 9 > Participantes - Naiá». globo.com. Consultado em 9 de março de 2010
    17. «Big Brother Brasil 9 > Participantes - Maíra». globo.com. Consultado em 9 de março de 2010
    18. «Big Brother Brasil 9 > Participantes - Ralf». globo.com. Consultado em 9 de março de 2010
    19. «Big Brother Brasil 9 > Participantes - Mirla». globo.com. Consultado em 9 de março de 2010
    20. «Ex-BBB é morto no interior de SP». G1. 1 de junho de 2011. Consultado em 19 de janeiro de 2021
    21. «Big Brother Brasil 9 > Participantes - André». globo.com. Consultado em 9 de março de 2010
    22. «Big Brother Brasil 9 > Participantes - Emanuel». globo.com. Consultado em 9 de março de 2010
    23. «Big Brother Brasil 9 > Participantes - Newton». globo.com. Consultado em 9 de março de 2010
    24. «Big Brother Brasil 9 > Participantes - Alexandre». globo.com. Consultado em 9 de março de 2010
    25. «Big Brother Brasil 9 > Participantes - Leonardo». globo.com. Consultado em 9 de março de 2010
    26. «Ex-BBB 'Nonô' morre aos 72 anos em São Carlos, SP». G1. 9 de julho de 2017. Consultado em 19 de janeiro de 2021
    27. «Big Brother Brasil 9 > Participantes - Norberto». globo.com. Consultado em 9 de março de 2010
    28. «Big Brother Brasil 9 > Participantes - Michelle». globo.com. Consultado em 9 de março de 2010
    29. «E o milhão vai para... Max». Globo.com. 7 de abril de 2009. Consultado em 22 de outubro de 2019
    30. «Catarinense Ana é eliminada do 'BBB9'». G1. 6 de abril de 2019. Consultado em 22 de outubro de 2019
    31. «Flávio é eliminado do 'BBB9'». G1. 1 de abril de 2009. Consultado em 22 de outubro de 2019
    32. «Josiane é eliminada do 'BBB9' com 68% dos votos». G1. 30 de março de 2009. Consultado em 22 de outubro de 2019
    33. «Milena é eliminada do BBB 9». Globo.com. 24 de março de 2009. Consultado em 22 de outubro de 2019
    34. «Naiá é eliminada do BBB 9». G1. 17 de março de 2009. Consultado em 22 de outubro de 2019
    35. «Maíra é eliminada do 'BBB9' com 62% dos votos». G1. 10 de março de 2009. Consultado em 22 de Outubro de 2019
    36. «Ralf é eliminado do 'BBB9' com 64% dos votos». G1. 3 de março de 2009. Consultado em 22 de Outubro de 2019
    37. «Mirla é eliminada do 'BBB9' com 66% dos votos». G1. 2 de março de 2009. Consultado em 22 de Outubro de 2019
    38. «André é eliminado do 'BBB9' com 71% dos votos». G1. 24 de fevereiro de 2009. Consultado em 22 de outubro de 2019
    39. «Emanuel é eliminado do BBB 9». Globo.com. 17 de fevereiro de 2009. Consultado em 22 de outubro de 2019
    40. «Newton é eliminado do 'BBB9' com 72% dos votos». G1. 10 de fevereiro de 2009. Consultado em 22 de outubro de 2019
    41. «Alexandre é eliminado do 'BBB9' com 49% dos votos». G1. 3 de fevereiro de 2009. Consultado em 22 de outubro de 2019
    42. «"Leonardo pede para sair da disputa do "Big Brother Brasil"». Gazeta do Povo. 2 de fevereiro de 2009. Consultado em 18 de outubro de 2019
    43. «Norberto é o segundo eliminado do BBB 9». G1. 27 de janeiro de 2009. Consultado em 22 de outubro de 2019
    44. «Michelle é a primeira eliminada do 'BBB9'». G1. 20 de janeiro de 2009. Consultado em 22 de outubro de 2019

    Ligações externas

      This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.