Beto Simonetti
José Alberto Ribeiro Simonetti Cabral é um advogado brasileiro (Manaus, 29 de abril de 1977), presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no triênio 2022-2025.[1]
| Beto Simonetti | |
|---|---|
| Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil | |
| Mandato 1 de fevereiro de 2022 a 31 de janeiro de 2025 | |
![]() Beto Simonetti | |
Biografia
Natural de Manaus, Beto Simonetti pertence a uma família ligada ao Sistema de Justiça. É filho de Alberto Simonetti Cabral Filho, que foi quatro vezes presidente da seccional da OAB no Amazonas; e irmão de Alberto Simonetti Cabral Neto, ex-conselheiro federal da Ordem.
Registrado na seccional da OAB no Amazonas com o número 3725, Simonetti é pós-graduado em direito penal e em processo penal pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Atua, principalmente, na Justiça Federal e nos tribunais superiores. É sócio do Simonetti & Paiva Advogados,[2] fundado em 1974 e o segundo escritório a obter registro junto à OAB-AM.
OAB
Beto Simonetti iniciou sua trajetória na OAB como integrante da Comissão do Advogado Iniciante (hoje chamada de Comissão do Jovem Advogado) na OAB-AM. Cumpriu quatro mandatos consecutivos no Conselho Federal da Ordem. Nesse período, além de secretário-geral, foi diretor-geral da Escola Nacional da Advocacia, Presidente da Coordenação Nacional do Exame de Ordem Unificado (EOU), corregedor-geral adjunto e ouvidor-geral do sistema OAB, função responsável por atuar como interlocutora junto a advogados, estudantes de Direito e à sociedade em geral, melhorar a qualidade dos trabalhos e receber o encaminhamento de denúncias e requerimentos.
Participou de comissões relevantes para o aperfeiçoamento da legislação e do Sistema Jurídico brasileiro, como a Comissão Especial de Estudo do Projeto do Novo Código de Processo Penal; a Comissão Especial de Transparência e Acesso à Informação; a Comissão Especial de Acompanhamento da Instalação dos Novos Tribunais Regionais Federais; a Comissão Especial Destinada a Propor a Normalização da Prestação de Contas das Campanhas Eleitorais; e a Comissão Especial para Elaboração do Selo OAB.
Em 31 de janeiro de 2022, Simonetti foi eleito presidente da OAB Nacional com 77 votos[3] válidos de um total de 80.[4] Em seu discurso de posse, defendeu a atuação da Ordem em defesa da advocacia e da Constituição, sem polarização, e renovou de gestão anteriores, de intensificar a inclusão racial e de gênero.
“A OAB terá as portas abertas e a manutenção de suas pontes construídas para defender os interesses de nossa profissão junto a qualquer autoridade legítima. A OAB terá diálogo com todos os Poderes, com todas as instituições da República. Por causa de nossa história, de nossa participação ativa na construção da democracia, somos sempre chamados a participar das grandes questões do país. Neste ano eleitoral, certamente, não será diferente”,[5] afirmou.
Referências
- «Diretoria do Conselho Federal da OAB»
- «Simonetti e Paiva Advogados»
- «Notícia R7»
- «OAB Nacional». OAB Nacional. 1 de fevereiro de 2022. Consultado em 4 de janeiro de 2023
- «Citação no estadão». Estadão. 1 de fevereiro de 2022. Consultado em 4 de janeiro de 2023
https://www.conjur.com.br/2021-ago-13/beto-simonetti-registra-candidatura-presidente-oab-nacional
https://www.oabam.org.br/2022/01/31/beto-simonetti-e-eleito-presidente-da-oab-nacional/
https://www.poder360.com.br/justica/jose-alberto-simonetti-e-eleito-presidente-da-oab/
https://noticias.r7.com/brasilia/jose-alberto-simonetti-e-eleito-presidente-nacional-da-oab-31012022
