Catuense Futebol S/A

A Catuense Futebol S/A é um clube de futebol brasileiro com sede na cidade de Catu, no estado da Bahia.

Catuense
NomeCatuense Futebol S/A
AlcunhasCatuca
Bemtevi
Laranja Mecânica
MascoteBem-te-vi
Principal rivalAtlético de Alagoinhas
Fundação1 de janeiro de 1974 (48 anos)
EstádioAntônio Pena
Capacidade8 000 pessoas
LocalizaçãoCatu, BA
PresidenteRoberto Pena
Treinador(a)Janílson Silva
Patrocinador(a)Caixa
Material (d)esportivoOnza
Competição Campeonato Baiano - 2ª Divisão
WebsiteInstagram
Facebook
Uniforme
titular
Uniforme
alternativo
Temporada atual

História

Fundado em 1 de janeiro de 1974 por Antônio Pena, Dagmar Gomes da Silva, Raimundo Stélio, Gerson Santos, José Joaquim, Edmilton Galisa, José Luiz, Ademir Brito, Jucundino Freire e Eliseu Costa.

Liderados por Antonio Pena, ex-prefeito de Catu, em 1974 um grupo de empresários e funcionários da antiga empresa Catuense Transportes Rodoviários decidem fundar um clube de futebol, a Associação Desportiva Catuense, que antes disso já havia sido chamado de Catu Atlético Clube, sem imaginar eles, que esse time conseguiria se formar uma das maiores forças do futebol baiano. Começou disputando torneiros amadores na cidade de Alagoinhas, onde a ideia do time surgiu, e o nome Catuense foi escolhido por Antônio Pena que antes já havia sido conselheiro no Alagoinhas Atlético Clube e no soteropolitano Galícia Esporte Clube, por conta do apreço que ele tem a cidade de Catu que fica a 30 KM de Alagoinhas.

Em 2001,[1] mudou de nome para Catuense Futebol S/A.

Antigo escudo

Suas cores são o amarelo, vermelho e preto, em homenagem à cidade, Catu.

Amadorismo, profissionalização e conquistas

Sagrou-se campeão no primeiro ano disputando o campeonato de amadores de Alagoinhas, voltando a ser campeão em 1976 e vice em 1975 e 1978. Em 1980 a Catuense foi convidada pela Federação Bahiana de Futebol a disputar o torneio de acesso à divisão especial do futebol profissional, onde acabou se sagrando campeã e ganhando o direito de jogar no Campeonato Baiano de Futebol da primeira divisão de 1981, onde a Catuense teve uma estréia sensacional chegando a 3ª colocação geral e conquistando o título de campeã do interior, assim conquistando uma das vagas na Taça de Prata (Campeonato Nacional Brasileiro da época) no ano de 1982 onde teve participações das mais dignas. Anos depois, a Catuense foi a final do Campeonato Baiano de Futebol de 1983, mas ficou com o vice-campeonato sendo desbancada pelo Bahia. Depois disso a Catuense voltou a ser vice-campeã em mais 3 oportunidades, em 1986, 1987 e 2003.

Em 2001 conquistou a Taça Estado da Bahia e em 2004 conquistou o Campeonato do Interior da Bahia, em cima do Atlético de Alagoinhas.

Campeonato Brasileiro (Série A) e Copa do Brasil.

No ano de 1984 a Catuense disputava pela primeira vez o Campeonato Brasileiro de Futebol. A equipe caiu no Grupo D, que tinha o Santo André, Grêmio, Náutico Capibaribe e Coritiba. Acabou sendo eliminado sem vencer nenhum jogo.

Em 2004, disputou a Copa do Brasil de Futebol pela primeira vez. Enfrentou logo na primeira fase o Atlético Mineiro. No primeiro jogo, a Catuense surpreendeu goleando por 4 a 2, no Penão, mas acabou sendo eliminado no Mineirão por 5 a 1. Em 2005 cedeu a vaga para o Bahia, que acabou sendo eliminado pelo Grêmio na primeira fase.

Campeonato Brasileiro - Série B e C.

Pelas divisões inferiores, jogou no Campeonato Brasileiro de Futebol - Série B de 1982, 1985, 1986, 1987 (Não é oficial), 1988, 1989,1990 e 1991. Esteve perto da Série A em 1989 e 1990. O time de Antônio Pena ficou na 4ª colocação em ambos os anos.

Pelo Campeonato Brasileiro de Futebol - Série C, disputou por oito vezes o campeonato (1987, 1992, 1994, 1996, 1997, 1998, 2001 e 2003).

Jogadores revelados e passados pelo clube.

A Catuense revelou grandes jogadores como Bobô, Vandick, Naldinho, Zanata, Luiz Henrique e Renna. Além de outros que passaram como Dendê, Roberto Nascimento, Djalma Cavalcante, Hilário, Tiago Nascimento, dentre outros.

Clássico da laranja

Ver artigo principal: Clássico da laranja

O clássico entre Catuense e Atlético de Alagoinhas é chamado do Clássico da laranja, pois no inicio dos anos 80 e 90 a Catuense usava a cidade de Alagoinhas como sua casa, mandando seus jogos no Carneirão e nessa época a cidade era a maior produtora de laranja do Estado. O ultimo confronto entre os dois times pelo campeonato baiano foi em 2007 onde o Carcará venceu por 1x0. Neste mesmo ano o Catuense Foi Rebaixado e o Atletico de Alagoinhas participou do Brasileirão serie C.

Uniformes Comemorativos 2014

Uniforme 1
Uniforme 2

Principais Títulos

ESTADUAIS
Competição Títulos Temporadas
Taça Estado da Bahia 1 2001
Taça Cidade de Salvador 1 1987
Campeonato do Interior 2 1981 e 2004

Estatísticas

Participações

Participações em 2020
Competição Temporadas Melhor campanha Estreia Última P R
Campeonato Baiano26Vice-campeão (4 vezes)198120153
Segunda Divisão6Vice-campeão (2013)199920162
Campeonato Brasileiro140º colocado (1984)19841984
Série B84º colocado (1989 e 1990)19821991
Série C94º colocado (1994)19922004
Copa do Brasil11ª fase (2004)20042004

Jogos Históricos

Ver também

Referências

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.