Dedo médio

O dedo médio, dedo longo ou dedo alto é o terceiro dedo da mão humana, que fica entre o dedo indicador e o dedo anelar. Normalmente, é o dedo mais longo. Na anatomia, também é conhecido como terceiro dedo, digitus medius, digitus tertius ou digitus III.

Dedo médio
Dedo médio da mão esquerda
Latim Digitus III

manus, digitus medius manus, digitus tertius manus

No Ocidente, levantar o dedo médio (sozinho ou junto com o dedo indicador no Reino Unido: veja sinal V) é um gesto ofensivo e obsceno, bastante reconhecido como uma forma de insulto, por se parecer com um pênis ereto.[1][2] Na forma coloquial, é conhecido como "lançar o pássaro",[3] "lançar (alguém) fora", ou "dar (alguém) o dedo ". Da mesma forma, pode-se estender os dedos médio, anelar e indicador para alguém e dizer "leia nas entrelinhas".

O dedo médio é muito usado ao estalar os dedos junto com o polegar.

Referências

  1. «When did the middle finger become offensive?». BBC News [ligação inativa]
  2. «The shock index: is giving the finger still offensive?». The Guardian [ligação inativa]
  3. Jason Joseph, Rick Joseph (2007). 101 Ways to Flip the Bird. [S.l.]: Broadway Books. ISBN 978-0-7679-2681-2
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.