Nossa Senhora da Graça dos Degolados
Nossa Senhora da Graça dos Degolados é uma freguesia portuguesa do município de Campo Maior, na região do Alentejo, com 35,75 km² de área e 587 habitantes (2011). A sua densidade populacional é de 16,4 hab/km².

| ||||
|---|---|---|---|---|
| Freguesia | ||||
![]() Entrada principal de Nossa Senhora da Graça dos Degolados | ||||
| Símbolos | ||||
| ||||
| Localização | ||||
![]() Nossa Senhora da Graça dos Degolados |
||||
| Coordenadas | ||||
| Região | Alentejo | |||
| Sub-região | Alto Alentejo | |||
| Província | Alto Alentejo | |||
| Município | ||||
| Administração | ||||
| Tipo | Junta de freguesia | |||
| Presidente | Florival Martins Durão Cirilo (PS) | |||
| Características geográficas | ||||
| Área total | 35,75 km² | |||
| População total (2011) | 587 hab. | |||
| Densidade | 16,4 hab./km² | |||
| Código postal | 7370-191 | |||
| Outras informações | ||||
| Orago | Nossa Senhora da Graça | |||
População
| População da freguesia de Nossa Senhora da Graça dos Degolados [1] | ||||||||||||||
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| 1864 | 1878 | 1890 | 1900 | 1911 | 1920 | 1930 | 1940 | 1950 | 1960 | 1970 | 1981 | 1991 | 2001 | 2011 |
| 499 | 505 | 752 | 838 | 1 212 | 896 | 757 | 901 | 1 140 | 1 080 | 750 | 610 | 652 | 536 | 587 |
No censo de 1864 figura Degolados e de 1878 a 1930 designa-se por Degolados (Nossa Senhora da Graça). Nos censos de 1864 a 1920 fazia parte do concelho de Arronches, passando para o actual concelho pelo decreto nº 12.758, de 06/12/1926. Por este mesmo decreto foram desanexados lugares desta freguesia e incluídos na de S. Bartolomeu, que foi extinta pelo decreto lei nº 27.424, de 31/12/1936, e incorporada na freguesia de Assunção, do concelho de Arronches. Pelo decreto lei nº 27.424, de 31/12/1936, passou a ter a actual designação. Fonte: INE
História
Segundo reza a história, o surgimento do nome de Degolados está associado a um “Ribeiro de Degolados” (actualmente Ribeiro das Hortas).
As primeiras casas
A primeira casa a construir-se, calcula-se que tenha sido no início do século XVI (quando foi descoberto o Brasil “1500”); registos de 1538, dão conta da existência de um monte, que dava por seu nome “Herdade de Degolados”; em 1591 surge o primeiro aglomerado de casas e a consequente fixação de moradores. Começou a ser reconhecida instituição autónoma no século XVII pertencente então, ao concelho de Arronches.
Entre 1640-1668, passou por grandes obstáculos, a região do nordeste alentejano foi duramente castigada, em consequência da Guerra da Restauração; atingiu fortemente as vizinhas povoações amuralhadas e muito mais foram os danos nos pequenos lugares e herdades indefesas espalhadas pela área fronteiriça, como é o caso de Degolados.
Em 1700 reinicia-se um processo de crescimento. Em 1758 já existiam 42 fogos e cerca de 170-180 habitantes, sendo a maior parte dos residentes naturais de outras povoações. A partir desta data, fruto da necessidade de reparar as lavouras devastadas pela guerra, e a necessidade de repovoar a região fronteiriça abandonada por grande parte dos seus habitantes durante o conflito de quase trinta anos, famílias vindas de outras regiões do país (oriundas de Campo Maior, Ouguela, S. Vicente, Elvas, Arronches, Mosteiros, Fortios, Albuquerque, Castelo de Vide e inclusive pertencentes ao distrito de Castelo Branco e Viseu), fixaram-se em Degolados.
Indivíduos identificados como moradores de Degolados, com parte substancial a residir nas herdades situadas na área da freguesia, empregados nos trabalhos braçais da agricultura, a troco de míseros proveitos, nos grandes latifúndios. Os “ratinhos”, vindos das regiões da Beira Interior, vinham a título temporário para as actividades sazonais da agricultura (apanha da azeitona, ceifa do trigo), iam-se deixando ficar por cá até que ficavam definitivamente.
Degolados pertenceu ao concelho de Arronches, em Setembro de 1895 passou a fazer parte do concelho de Campo Maior, tendo passado novamente para o de Arronches em Janeiro de 1898, e finalmente mudou para o de Campo Maior a 6 de Dezembro de 1926.
A Exploração Mineira
Outro dos factos marcantes que evidenciaram esta povoação, foi a passagem dos “romanos”, nos primórdios do século XII, onde deixaram vestígios da sua passagem (pontes, pavimentos em mosaico, forno em olaria, entre outros). A sua passagem por estas zonas devia-se ao facto da procura de minas de cobre e ferro, que segundo provas ainda hoje visíveis, mostra que a zona de Degolados é rica neste potencial, temos como referência as “Minas da Tinoca” e “Monte Alto”. Degolados, já nesse tempo era ponto de referência para os romanos, que vindos de terras espanholas (Mérida), passavam por esta zona, utilizando uma via romana que ainda hoje é visível, que dá por seu nome a “Estrada do Alicerce”.
A exploração mineira nesta zona teve uma importância económica fundamental para Degolados, não só em termos de vencimentos como também gerou a criação de empregos. Foi lugar de trabalho e residência e fonte de subsistência de centenas de trabalhadores durante várias décadas.
A freguesia em imagens
Igreja de Nossa Srª da Graça dos Degolados

Escola Primária de Degolados

Referências
- Instituto Nacional de Estatística (Recenseamentos Gerais da População) - https://www.ine.pt/xportal/xmain?xpid=INE&xpgid=ine_publicacoes
Ligações externas
- «Página oficial de Degolados»
- «Página da União Futebol Degolados»
- «Página Amigos do Atletismo em Degolados»
- «Página de Joaquim Folgado»




