Gradiente iphone

Gradiente iphone é um smartphone criado pela CBTDigital, mais conhecido pela marca comercial Gradiente. A marca "iphone" foi registrada em 2000 pela empresa, gerando disputa pelo nome no Brasil com a Apple Inc, que anunciou o iPhone no ano de 2007 nos EUA.[1]

Gradiente, empresa alega que marca pertence a ela desde 2000

Em 2008 a Gradiente ganhou no Brasil os direitos da marca Iphone. Em 13 de Fevereiro o Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) negou o registro por parte da Apple de quatro marcas de aparelhos no Brasil, todas relacionadas ao nome "iphone".

Ciente da confusão que o nome poderia ocasionar devido a popularidade do termo "iphone", a Gradiente disponibilizou um vídeo explicando o nome de seu aparelho, inclusive explicando duas diferenças.[2]

Porém, no dia 19 de Setembro, o juiz Eduardo André Brandão de Brito Fernandes do TRF da 2ª Região tomou uma decisão que parece ser a mais justa: tanto a Apple quanto a Gradiente, cada um à sua forma, poderão utilizar o nome iPhone no Brasil. Na prática, isso significa uma derrota para a Gradiente, que já está há quase um ano investindo nesta briga com a Apple. A Gradiente não poderá utilizar somente o nome iphone, mas sim sempre usar a marca "Gradiente iphone" ao comunicar o seu produto. Como resultado disso, o registro da Gradiente no INPI deverá ser cancelado, e um novo registro será feito, deixando clara a situação e as novas regras.

Referências

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.