Ilha do Retiro
Ilha do Retiro é um bairro do Recife, Pernambuco, Brasil.[Nota 1]
| ||
|---|---|---|
| Bairro do Brasil | ||
![]() Localização do bairro Ilha do Retiro na cidade do Recife | ||
| Localização | ||
| Unidade federativa | Pernambuco | |
| Município | Recife | |
Bairro de pequena dimensão territorial, é conhecido principalmente por abrigar o estádio de futebol do Sport Club do Recife[1], Aldemar da Costa Carvalho, vulgarmente conhecido como Ilha do Retiro.
Localiza-se entre os bairros da Madalena, Prado e Afogados, tendo formato aproximadamente quadrangular. O bairro situa-se na zona centro-sul do Recife, sendo uma localização central, próxima ao centro do Recife, Recife Antigo, praia de Boa Viagem e à zona Norte da capital pernambucana.
O bairro é cortado pelo rio Capibaribe e por grandes avenidas, como a avenida Abdias de Carvalho, que liga Recife ao interior de Pernambuco, e a nobre avenida Beira Rio, que se estende até o bairro da Torre.
É uma área nobre para as poucas edificações de habitação.[2],
Edificações
- Estádio Adelmar da Costa Carvalho, que leva o nome do bairro;[1][3]
Demografia
Ver também
Notas e referências
Notas
- Apesar do nome, como em outros bairros do Recife, Ilha do Retiro já não se constitui individualmente como uma ilha.
- Censo demográfico de 2010, disponível em ibge
