Luison

O Luisõ ou Luisón (em espanhol) é uma criatura da mitologia guarani, detentora do poder sobre a morte.[1] É conhecido na o centro da América do Sul , bem como no sul de Mato Grosso, e outros países, como o Paraguai, Sul de Bolívia, Nordeste Argentino e Uruguai. Acredita-se que seja semelhante a um lobo sul-americano ou a um macaco de olhos vermelhos, com barbatanas de peixe e um enorme falo (de anta). Seu nome é derivado do nome de outra criatura mitológica similar, o lobisomem.

Representação de um Luison.

Também conhecido pelos nomes de Juicho e Luisõ, é descrito como o sétimo e último filho varão de Tau e Keraná, sobre quem caiu uma maldição transmitida por seus progenitores: nas noites de lua cheia de sexta-feira e/ou terça-feira, o indivíduo se transformava em uma criatura com metade das características de um cachorro muito grande e um homem (outras vezes, também, possuía as características de um porco). A origem do mito é em Paraguai em Cerro Yaguarón

Mitologia

O Luisón é sétimo filho de Tau e Karaná. O mito diz que quando uma família tem sete filhos, o último irá para Luisón quando atingir a adolescência e irá cavar cemitérios em busca de cadáveres para comer e brincar, ele também viaja em busca de excremento de galinha ou galinhas para comer eles e bebês humanos recém-nascidos que são sua comida favorita

Referências bibliográficas

  • (em castelhano) MICÓ, Tomás L.. Luisón (Luisõ). Mitos y leyendas del Paraguay. Acesso em 21 de dezembro de 2012.

Referências

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.