Macajuba
Macajuba é um município brasileiro do interior do estado da Bahia, na Mesorregião do Centro-Norte Baiano. Sua população em 2020, segundo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), era de 11 332 habitantes.
| |||
|---|---|---|---|
| Município do Brasil | |||
| Símbolos | |||
| |||
| Hino | |||
| Lema | GOVERNADO PARA TODOS | ||
| Gentílico | macajubense | ||
| Localização | |||
![]() Localização de Macajuba na Bahia | |||
![]() Macajuba |
|||
| Mapa de Macajuba | |||
| Coordenadas | |||
| País | Brasil | ||
| Unidade federativa | Bahia | ||
| Região metropolitana | Nova Cruz, Santa Luzia, Malhada Nova | ||
| Municípios limítrofes | Baixa Grande, Ruy Barbosa, Ipirá e Mundo Novo | ||
| Distância até a capital | 295 km | ||
| História | |||
| Fundação | 2 de julho de 1906 (116 anos) | ||
| Administração | |||
| Prefeito(a) | Luciano Pamponet de Sousa[1] (PSD, 2021 – 2024) | ||
| Vereadores | 9 | ||
| Características geográficas | |||
| Área total IBGE/2019[2] | 701,170 km² | ||
| População total (estimativa IBGE/2020[3]) | 11 332 hab. | ||
| Densidade | 16,2 hab./km² | ||
| Clima | semi-árido | ||
| Altitude | 350 m | ||
| Fuso horário | Hora de Brasília (UTC−3) | ||
| Indicadores | |||
| IDH (PNUD/2010[4]) | 0,524 — baixo | ||
| PIB (IBGE/2018[5]) | R$ 73 377,14 mil | ||
| PIB per capita (IBGE/2018[5]) | R$ 6 456,98 | ||
| Sítio | www camarademacajuba | ||
História
O município foi criado com territórios do município de Baixa Grande, através da Lei Estadual de 12 maio de 1906 que transferiu a sede do município para o povoado de Santa Luzia do Lajedo (atual sede de Macajuba), alterando-lhe o topônimo para Vila Capivari.
Em 1943, o município de Capivari foi extinto e passado à condição de distrito de Baixa Grande — que fora restaurado em 1910, com território desmembrado de Capivari. O município foi restaurado por Decreto Estadual, de 1 junho 1944, com a denominação de Macajuba.
A sede transformada em distrito em 1906, foi elevada à condição de cidade, através do Decreto-lei Estadual, de 30 março de 1938.
No século XX, foi construída a igreja matriz Santa Luzia, na praça Castro Cincurá. O terreno para a igreja matriz, cuja padroeira é Santa Luzia, foi doado por Francisca Alves Sampaio. Seus nichos ficaram sob a responsabilidade de sua filha, Hermínia Borges Sampaio, e, a partir da década de 1920, também das netas, Flora, Laurita, Zulmira, Olívia, Nelly, Edith.
Turismo e eventos
O Rio Capivari é um dos pontos turísticos, apropriado para banho e pesca; também o obelisco da praça Castro Cincurá.
No mês de junho é realizada a Festa de São João, na praça de eventos da cidade, com apresentação de quadrilhas e forró. No mês de agosto são realizadas manifestações locais, com representações de figuras folclóricas nacionais, como bumba meu boi, mula sem cabeça, Saci Pererê, Reisado, sereia, vaquejada etc. A festa da Independência do Brasil também é comemorada na cidade, no dia 7 de setembro, com apresentação do desfile cívico. Em outubro ocorre a Festa do Vaqueiro, enfatizando a representatividade dos vaqueiros; é realizado desfiles com os vaqueiros da região, missa campal, almoço, corrida de argolinha, espetáculos musicais e premiações. A semana da criança também é realizada, voltada para o público infantil, comemorado com muita brincadeira, dramatizações, espetáculos de palhaços, distribuição de guloseimas e brinquedos. Em dezembro é realizada a Festa de Santa Luzia, padroeira da cidade, com missas e procissões; celebra-se o nascimento do Menino Jesus Cristo, com o presépio armado em praça pública.
Referências
- Prefeito e vereadores de Macajuba tomam posse Portal G1 - acessado em 2 de janeiro de 2021
- Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (2019). «Área da unidade territorial - 2019». Consultado em 22 de dezembro de 2020
- IBGE (28 de agosto de 2020). «Estimativa populacional 2020 IBGE». Consultado em 28 de dezembro de 2020
- «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2010. Consultado em 16 de agosto de 2013
- «Produto Interno Bruto dos Municípios 2018». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 22 de dezembro de 2020



