Marcos Kirst

Marcos Fernando Kirst (Ijuí, 08/07/1966) é um jornalista e escritor brasileiro.

De ascendência alemã,[1] cursou Jornalismo na Universidade Federal de Santa Maria. Trabalhou por muitos anos na redação de vários jornais impressos, entre eles A Razão e Diário de Santa Maria, em Santa Maria, e Pioneiro, em Caxias do Sul, onde está radicado desde 1992.

Colaborou com a revista Acontece Sul, de Caxias do Sul, e com os jornais Informante e O Farroupilha, de Farroupilha. Também atuou nos jornais Correio Serrano (de Ijuí) e Folha de Candelária (de Candelária). Assinou por dez anos (2010 a 2020) uma coluna semanal de crônicas no jornal Pioneiro.[2][3][4] Em 2019, devido à sua trajetória jornalística, recebeu o Troféu ARI Serra Gaúcha na categoria "Jornalismo Digital e Impresso", concedido pela seccional regional da Associação Riograndense de Imprensa e pela Câmara de Indústria, Comércio e Serviços (CIC) de Caxias do Sul.

Como escritor, tem 25 livros publicados nos gêneros resgate histórico, biografias, romance, crônica, poesia e infanto-juvenil. [2][3] Foi vencedor do Prêmio Vivita Cartier em Caxias do Sul (em 2016) e do Prêmio Açorianos em Porto Alegre (em 2014), ambos com o romance "A Sombra de Clara". Seu livro de poemas "Em Silêncios" venceu o Concurso Anual Literário da Biblioteca Pública Municipal de Caxias do Sul em 2011, na categoria Obra Literária. Foi Patrono da Feira do Livro de Caxias do Sul em 2010.[5][6][7] Em 7 de julho de 2020, a Câmara de Vereadores de Caxias do Sul aprovou por unanimidade a outorga do título de Cidadão Caxiense ao escritor, em agradecimento à sua contribuição ao resgate da memória da cidade, por meio de suas obras de resgate historiográfico.

Referências

  1. Toazza, Silvana (29 de novembro de 2021). «Jornalista e escritor Marcos Fernando Kirst recebe o título de Cidadão Caxiense». https://www.silvanatoazza.com.br/. Consultado em 27 de abril de 2022
  2. Deves, Maristela Scheuer. "Entrevista com Marcos Fernando Kirst". Revista Samizdat, mar/2009
  3. Sebben, André. "O drible na crise econômica brasileira". Tá na Pauta, 28/06/2016
  4. "Cronista do Pioneiro recebe troféu Açorianos". Grupo RBS, 26/11/2014
  5. Deves, Maristela Scheuer. "Confira trechos das obras vencedoras do 50º Concurso Anual Literário de Caxias do Sul". Pioneiro, 07/06/2016
  6. "Prefeito recebe Marcos Fernando Kirst, escritor caxiense agraciado com o Açorianos 2014". Ponto Inicial
  7. "Feira do Livro: Escritor Marcos Kirst recebe alunos da EJA no Passaporte da Leitura". Departamento de Comunicação – Secretaria da Cultura de Caxias do Sul, 14/10/2015
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.