A Marmota

Marmota Fluminense e A Marmota são títulos diferentes de um jornal bissemanal publicado no Rio de Janeiro nos anos de 1849 até 1861 sob o comando do tipógrafo-editor Francisco Paula Brito. A gazeta era famosa entre as famílias cariocas por seus conteúdos variados e de entretenimento, além de ter recebido prestígio atualmente por ter sido o primeiro vínculo oficial em que Machado de Assis iniciou sua carreira literária.

Seu primeiro nome foi Marmota Na Corte, quando o jornal ainda era administrado por Paula Brito e Próspero Ribeiro Diniz, nome este que durou até abril de 1852, quando Paula Brito assumiu a total diretoria da gazeta. A partir deste ano então Marmota Na Corte tornou-se Marmota Fluminense e no final de 1857, devido a crises ocorridas na época, finalmente teve o título como A Marmota, ao qual o acompanhou até o final de suas publicações. Ainda assim, mesmo que sua publicação tenha terminado em 1861, houvera alguns números espalhados até o ano de 1864.

Em sua primeira fase, mesmo com colunas de variedades, A Marmota também falava sobre a política e as questões que eram levantadas na época, tendo até mesmo um artigo chamado "Os estrangeiros", onde falava sobre a Europa e a abolição da escravidão. A medida dos anos seus focos aparentam terem tornado-se na literatura, o entretenimento e a moralidade, tendo também artigos sobre figurinos e músicas.

Por ter sido um pequeno jornal nunca foi estudado juntamente das grandes impressas do Segundo Reinado, mas A Marmota foi responsável por amparar muitos escritores que iniciavam-se no mundo literário.


Link Acervo online das edições de A Marmota

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.