Nhá Barbina
Nhá Barbina, nome artístico de Conceição Joana da Fonseca (Taiaçu, 2 de dezembro de 1915 — São Paulo, 8 de novembro de 1994), foi uma comediante e atriz brasileira.
| Nhá Barbina | |
|---|---|
| Nome completo | Conceição Joana da Fonseca |
| Nascimento | 2 de dezembro de 1915 Taiaçu, Jaboticabal, SP |
| Morte | 8 de novembro de 1994 São Paulo, SP |
| Ocupação | atriz e comediante |
História
Nascida na cidade de Jaboticabal, no interior de São Paulo, criou a personagem Nhá Barbina para um programa de rádio e shows em circos, sendo que esta personagem se tornaria uma marca para a comédia caipira.
Iniciou carreira artística no circo, por intermédio de João Gomes, o seu maior incentivador. Estreou como atriz dramática na peça "O divino perfume". Criou a personagem Nhá Barbina, solteirona, que fazia tudo para arrumar um bom marido. Impressionou tanto que ninguém mais a chamou de Conceição. Passou a ser chamada pelo nome de seu personagem, inclusive por seus familiares. Trabalhou excursionando pelo Brasil em inúmeros circos e pequenos teatros [1]
Atuou no cinema, gravou discos e participou de uma novela no SBT e de programas humorísticos. A estreia foi no cinema em 1950 na fita Lá no Meu Sertão ao lado de Tonico e Tinoco.
Participou de vários programas humorísticos e o último deles foi A Praça é Nossa, no SBT onde fazia uma solteirona caipira desesperada atrás de um marido. Seu bordão era uma gargalhada após a qual exclamava: “Arranquei pena”!.
Morte
Conceição era viúva de João Gomes e tinha um filho: Carlos. Ela morreu em 11 de novembro de 1995, em São Paulo, vítima de insuficiência respiratória aguda e broncopneumonia, aos 79 anos de idade.
No Cinema
| Ano | Filme | Personagem |
|---|---|---|
| 1962 | Lá no meu sertão | Ela mesma |
| O Rei Pelé | ||
| 1963 | O Cabeleira | |
| 1970 | Sertão em Festa | |
| 1971 | Luar do Sertão | Professora |
| No Rancho Fundo | Dona Barbina |
Na Televisão
| Ano | Trabalho | Emissora |
|---|---|---|
| 1981 | Alegria 81 | SBT |
| 1982 | Viva a Noite [2] | |
| 1984 | Meus Filhos, Minha Vida | |
| Rabo de Saia | TV Globo | |
| 1987 | Sabadão Sertanejo | SBT |
| 1990 | A Praça É Nossa |
Discografia
- (1975) Nhá Barbina • Continental • LP
- (1971) Nhá Barbina no rancho fundo • RGE • LP
- (1971) Nhá Barbina • CBS • LP
- (1960) O galo cantou/Arquimedes, deixa disso • Odeon • 78 [3]
Ligações externas
- Nhá Barbina. no IMDb.
Referências
- «dicionariompb.com.br/nha-barbina». Dicionário Cravo Albin da Música Popular Brasileira. Consultado em 22 de outubro de 2017
- «HISTÓRIA: Viva a Noite». HISTÓRIA. Consultado em 26 de outubro de 2017
- «Recanto Caipira». www.recantocaipira.com.br. Consultado em 26 de janeiro de 2019