Quinta de Montezelo

A Quinta de Montezelo ou Casa de Montezelo é um solar seiscentista de grande qualidade arquitectónica, oficialmente classificado como imóvel de interesse público, situado na freguesia de Fânzeres, Gondomar, arredores da cidade do Porto. Historicamente uma residência familiar, o imóvel encontra-se actualmente adaptado para utilização como unidade hoteleira.

Quinta de Montezelo, Incluindo dois blocos de habitação, Capela de Nossa Senhora da Conceição e Magnólia
Apresentação
Tipo
Estatuto patrimonial
Localização
Endereço
Coordenadas

Descrição

Solar da Casa de Montezelo, em Fânzeres, foi construída em 1636, sendo-lhe em 1703 adicionada a Capela de Nossa Senhora da Conceição, com altar em talha policromada. Nos jardins do imóvel existe uma monumental magnólia com uma idade estimada em 300 anos.

Nesta habitação senhorial residiu o poeta e escritor portuense Joaquim de Araújo Rangel Pamplona e Castro e vários outros membros ilustres da família Araújo Rangel. Também a frequentou Manuel António Gomes, o famoso Padre Himalaia.

O imóvel está classificado desde 1993 como Imóvel de Interesse Público, incluindo um harmonioso conjunto de espaços onde se destacam a varanda de pedra com colunas, a sala de entrada com painéis de azulejos, sala de jantar com lareira, sala para bufetes com paredes em xisto, jardim de inverno, capela com talha policromada, jardim de japoneiras, terreiro com calçada à antiga portuguesa.

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.