Short 330

O Shorts 330 (também conhecido como SD3-30) é um avião de pequeno porte produzido pela fabricante norte-irlandesa de aviões Short Brothers.[1] Tem capacidade para até 30 passageiros[2] e era relativamente barato, além de um baixo custo de manutenção no momento da sua introdução, em 1976. O 330 foi baseado no Skyvan.[3]

Short 330
Short 330
Um Shorts 330 da Mississippi Valley Airlines no Aeroporto Internacional de Minneapolis-Saint Paul em 1985.
Descrição
Tipo / Missão Aeronave de transporte de uso civil e militar
País de origem  Irlanda do Norte
Fabricante Short Brothers
Período de produção 1974-1992
Quantidade produzida 125
Desenvolvido de Short Skyvan
Primeiro voo em 22 de agosto de 1974 (48 anos)
Introduzido em 1976
Variantes Short 360
C-23A Sherpa
Tripulação 3
Passageiros 30
Especificações
Dimensões
Comprimento 17,69 m (58,0 ft)
Envergadura 22,76 m (74,7 ft)
Altura 4,95 m (16,2 ft)
Área das asas 42,1  (453 ft²)
Alongamento 12.3
Peso(s)
Peso máx. de decolagem 10,387 kg (22,9 lb)
Propulsão
Motor(es) 2 × Pratt & Whitney Canada PT6A-45-R Turboprop, 1,198 hp (893 kW) cada
Performance
Velocidade máxima 455 km/h (246 kn)
Velocidade de cruzeiro 352 km/h (190 kn)
Teto máximo 6,400 m (21,0 ft)
Razão de subida 6 m/s

Aviso

Desenvolvimento

O Short 330 foi desenvolvido pela Short Brothers de Belfast a partir do Shorts Skyvan. O 330 tinha mais envergadura e fuselagem que o Skyvan, porém mantendo a fuselagem original do mesmo, em forma quadrada, permitindo-lhe transportar até 30 passageiros, mantendo boas características de seu antecessor. O primeiro protótipo do 330 voou em 22 de agosto de 1974.

O Short 330 é incomum por ter todo o seu combustível contido nos reservatórios situados diretamente acima do teto da cabine de passageiros.

Short 330 UTT

Enquanto a Shorts concentrou-se na produção dos aviões, o projeto também gerou dois variantes. O primeiro deles, o Short 330 UTT (Utility Tactical Transport), era uma versão militar de transporte equipado com o piso da cabine reforçado e rampas traseiras para pára-quedistas.

O UTT foi vendido em pequenas quantidades, principalmente para a Tailândia, que comprou quatro unidades da aeronave.

C-23A Sherpa

O Short Sherpa era uma versão cargueira, também equipada com uma rampa traseira. Esta versão voou pela primeira vez em 23 de dezembro de 1982, com a primeira ordem, para 18 aeronaves, sendo entregues para a Força Aérea dos EUA (USAF) em março de 1983.[4]

Serviço

O Short 330 foi destinado à transporte regional, de curto alcance, que logo provou ser um avião de 30 lugares barato e confiável.

O 330 foi um pouco mais lento do que a maioria de seus competidores pressurizados, mas construiu uma reputação como um avião confortável, silencioso e resistente. O funcionamento silencioso do motor Pratt & Whitney PT6A-65R foi em grande parte devido a uma caixa de redução eficiente. A cabine foi o resultado de uma colaboração com os engenheiros da Boeing, que modelou o espaço interior, acessórios e decoração utilizados aviões maiores, além de possuir uma fácil e barata manutenção.

A produção terminou em 1992 com um total de cerca de 135 unidades construídas (incluindo a versão cargueira e militar).[5] A partir de 1998, cerca de 35 ainda estavam em serviço. Mais tarde, o 330 foi refinado e fortemente modificado, resultando no Short 360.

Referências


This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.