Tiago Brendle
Tiago Brendle (Condor, 21 de outubro de 1985) é um voleibolista indoor brasileiro, atuante na posição de Líbero, que pela Seleção Brasileira conquistou a medalha de ouro no Campeonato Sul-Americano Infanto-Juvenil de 2002 no Chile e obteve a medalha de ouro no Campeonato Sul-Americano Juvenil; E se tornou vice-campeão no Campeonato Mundial Juvenil de 2005 na Índia. E servindo a Seleção Brasileira de novo, conquistou duas medalhas em edições da Universíada de Verão, uma de ouro e outra de bronze, além do vice-campeonato em 2011 do Evento Teste da Olimpíadas de Londres de 2012.
| Tiago Brendle | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|---|
| Voleibol | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| Nome completo | Tiago Brendle | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| Modalidade | Voleibol indoor | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| Nascimento | 21 de outubro de 1985 (37 anos) Condor, RS | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| Nacionalidade | brasileiro | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| Compleição | Peso: 82kg • Altura: 1,90m | ||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| Clube | |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
| |||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||||
Carreira
Tiago embora tenha nascido na cidade de Condor, iniciou sua carreira em Panambi[1]. Sua trajetória vem da época em que integrava a equipe de vôlei no Colégio Evangélico Panambi, com apenas 13 anos, sob coordenação do professor Paulo “Zé” Kepler. Em 1998, após um campeonato em Lajeado, foi convidado para estudar e defender a equipe de uma escola na cidade de Brusque-SC[2].
Em meados do ano 2000, migrou para estudar e jogar em Brusque, sendo que gradualmente evoluía e já estava sendo convocado para a Seleção Catarinense, em seguida disputou uma edição do Campeonato Brasileiro de Seleções, este sediado em Betim-MG no qual foi vice-campeão na categoria juvenil [3] e seu desempenho rendeu-lhe sua convocação para Seleção Brasileira Masculina, categoria infanto-juvenil, em 2002, foi quando deixou de jogar na posição de Ponta, devido a estatura e já demonstrava uma bom rendimento na defesa e habilidade no passe, então o técnico Percy Oncken o remanejou para exercer a função de Líbero, meio resistente a princípio , pouco a pouco aprendeu a gostar da posição e sentir-se bem no desempenho da mesma[4].
Ainda em 2002, em sua primeira convocação para as categorias de base da Seleção Brasileira, disputou o Campeonato Sul-Americano Infanto-Juvenil, sediado em Santiago-Chile, quando sagrou-se campeão de forma invicta, perdendo apenas um set para seleção venezuelana[5].Representou novamente a Seleção Catarinense no Campeonato Brasileiro de Seleções, desta vez na categoria infanto-juvenil , quando conquistou o vice-campeonato em 2004, cuja edição deu-se em Jaraguá do Sul -SC[6].
Defendeu o Shopping ABC/São Caetano no Campeonato Paulista de 2004[7] e no mesmo ano foi convocado para Seleção Brasileira, desta vez na categoria juvenil para disputar o Campeonato Sul-Americano , sediado em Santiago- Chile, no qual conquistou a medalha de ouro e sendo eleito Melhor Defensor[8].Na jornada 2004-05 atuou pelo Bento/Union Pack foi vice-campeão gaúcho e conquistou o título da Copa Mercosul de 2004[9] e encerrou na sexta posição na correspondente edição da Superliga Brasileira A [10] época que jogava como Oposto,registrando 3 pontos de ataque em toda competição[11].
Em 2005 foi campeão gaúcho juvenil pelo Bento Vôlei e também foi convocado pelo técnico Marcos Lerbach, para seleção brasileira juvenil para disputar a Copa Internacional Banco do Brasil de Vôlei Masculino em preparação do mundial da categoria. Nesta copa participaram Alemanha, Holanda e a seleção de São Carlos em substituição de última hora da equipe da Índia[12].
Disputou o Campeonato Mundial Juvenil de 2005 em Visakhapatnam-Índia e chegando na final conquistou a medalha de prata ao perdendo de 3x0 (30-28, 25-18 e 25-23) para os russos, nas premiações individuais foi eleito o Melhor Passador e Melhor Líbero da edição[13][14].Renovou com Bento Vôlei e disputou as competições da jornada esportiva 2005-06, disputando a correspondente Superliga Brasileira A[11] alcançando a quinta posição[15].
Tiago competiu pela Fátima/UCS[16] encerrando na sétima posição[15], e em 2006 foi vice-campeão gaúcho , bronze na Copa Mercosul, e obteve o título dos Jogos Abertos do Rio Grande do Sul[17].
Em 2007 visitou o Colégio Evangélico Panambi, onde foi ex-aluno e também ex-atleta para partilhar parte de sua experiência atuando pela seleção brasileira em países da América do Sul, Europa e Campeonato Mundial sediado na Índia, assim como duas primeiras superligas disputadas atuando respectivamente Bento Vôlei e Fátima/UCS, emocionando as crianças presentes na visita, foi presenteado com uma camisa do CEP por um aluno da Escolinha de Vôlei, ao final distribuiu autógrafos[18]. Defendeu o Santander/São Bernardo[19].Conquistou ainda em 2007 o vice-campeonato dos Jogos Abertos do Interior em Praia Grande [20] encerrando na sexta posição da Superliga Brasileira A correspondente a esta temporada[15].
Na temporada 2008-09 defendeu a equipe do Bento Vôlei[21] encerrando na décima segunda colocação[22].
Em 2009 é convocado para disputar pela primeira vez o Universíada de Verão realizado em Belgrado e conquistou a medalha de prata ao perder para o selecionado russo por 3x0[23].Na temporada 2009-10 chegou a grande final da edição da Superliga Brasileira A pela equipe Bonsucesso/Montes Claros[24] sua regularidade na competição lhe rendeu título de Melhor Defesa desta edição[25], por esta equipe conquistou o Campeonato Mineiro de 2009[26].
Jogou pelo Vivo/Minas na temporada 2010-11 e por este foi vice-campeão mineiro em 2010[27] e disputou a correspondente Superliga Brasileira A[28] alcançando a disputa pelo bronze da competição, quando encerrou por este clube no quarto lugar[29].
Em 2011 recebeu nova convocação para Seleção Brasileira de Novos desembarcando em Londres para participar do Evento Teste dos Jogos Olímpicos e depois disputou sua segunda edição do Universíada de Verão, realizado na China, novamente chegando as semifinais, mas foram derrotados pela representação russa por 3 x 1 (25/27, 25/15, 16/25 e 25/27), tendo que disputar a medalha de bronze diante da seleção canadense[30] e objetivo foi alcançando ao vencê-la e trazendo este honroso bronze para o país[31].
Um fato importante pelos serviços prestados ao esporte brasileiro foi a bela homenagem que ele recebeu ao ser escolhido o Porta Bandeira da Delegação Brasileira para Cerimônia de Abertura da Universíada de Verão de 2011[32][33].Esteve pela seleção de novos no Evento Teste para Olimpíada de Londres de 2012, vestindo a camisa#10, esteve na equipe brasileira[34], no qual conquistou o vice-campeonato[35].
Atuando pelo Vôlei Futuro no Campeonato Paulista de 2011 conquistou o terceiro lugar[36] , foi ouro nos Jogos Abertos do Interior em Mogi das Cruzes em 2011[37] e foi vice-campeão da edição 2011-12 da Superliga Brasileira A[38].
No ano de 2012 foi convocado pelo técnico Leonardo de Carvalho para seleção de novos masculina[39].Recebeu convocação para Seleção Brasileira de Novos em preparação para disputar a Copa Pan-Americana,[40] chegando as semifinais na competição e perdendo para equipe argentina por 3x2 (25–20, 25–17, 25–27, 18–25 e 15–13)[41] e obtêm o quarto lugar perdendo o bronze diante da República Dominicana, seleção da casa, por 3x2 (28–26, 25–23, 21–25, 24–26 e 15–11)[42].
Na jornada 2012-13 seguinte atuando pelo Funvic/Midia Fone terminou na décima segunda posição[43].Casou-se com ex-voleibolista Nicolle Paese, gaúcha de Bento Gonçalves, que foi ponta do São Caetano, com passagem pela Argentina e Espanha que em 2010 era monitora do Projeto Viva Vôlei quando Tiago atuava em Montes Claros. Na temporada 2013-14 foi contratado pelo time Alfa Monte Cristo de Goiânia[44] que devido a crise nos clubes de voleibol tem tido dificuldade de patrocínios e sede se transferiu para Montes Claros e disputou a Superliga Brasileira A referente a tal jornada supramencionada[45] encerrando na décima segunda posição[46].
Tiago foi anunciando pelo clube paranaense do Ziober Maringá Vôlei para as competições do período esportivo 2014-15[47].
Aos 35 anos de idade, fechou contrato com o APAN Blumenau, time onde se profissionalizou aos 18 anos.[48]
Títulos e resultados
- 2013-14- 12º lugar da Superliga Brasileira A [46]
- 2012-13- 12º lugar da Superliga Brasileira A [43]
- 2012- 4º lugar da Copa Pan-Americana [41][42]
- 2011-12- Vice-campeão da Superliga Brasileira A [38]
- 2011-Vice-campeão do Evento Teste Olimpíada de Londres 2012[35]
- 2011- 3º lugar do Campeonato Paulista [36]
- 2011- Campeão dos Jogos Abertos do Interior de Mogi das Cruzes[37]
- 2010-11- 4º lugar da Superliga Brasileira A [29]
- 2010- Vice-campeão do Campeonato Mineiro[27]
- 2009-10- Vice-campeão da Superliga Brasileira A[24]
- 2008-09- 12º lugar da Superliga Brasileira A[22]
- 2009- Campeão do Campeonato Mineiro[26]
- 2007-08- 6º lugar da Superliga Brasileira A[15]
- 2007- Vice-campeão dos Jogos Abertos do Interior de Praia Grande [20]
- 2006-07- 7º lugar da Superliga Brasileira A[15]
- 2006- Vice-campeão do Campeonato Gaúcho[17]
- 2006-3º lugar da Copa Mercosul de Clubes[17]
- 2006- Campeão dos Jogos Abertos do Interior do Rio Grande do Sul [17]
- 2005-06- 5º lugar da Superliga Brasileira A[15]
- 2005- Campeão do Campeonato Gaúcho Juvenil
- 2004-05- 6º lugar da Superliga Brasileira A[10]
- 2004-Campeão da Copa Mercosul de Clubes[9]
- 2004- Vice-campeão do Campeonato Gaúcho
- 2004-Vice-campeão do Campeonato Brasileiro de Seleções Infanto-Juvenil[6]
- 2002-Vice-campeão do Campeonato Brasileiro de Seleções Juvenil[3]
Premiações individuais
- 2011- Porta-bandeira da Delegação Brasileira na Cerimônia de Abertura da Universíada de Verão(Shenzhen,
China) - Melhor Defesa da Superliga Brasileira A de 2009-10[25]
- Melhor Passador do Campeonato Mundial Juvenil de 2005[14]
- Melhor Líbero do Campeonato Sul-Americano Juvenil de 2004[8]
Referências
- Prefeitura Municipal de Ijuí (28 de junho de 2012). «Atleta ijuiense é convocado para a Seleção Brasileira de Novos». Consultado em 18 de agosto de 2013
- Prefeitura Municipal de Ijuí (17 de setembro de 2010). «Panambi também está na Superliga de vôlei». Consultado em 19 de agosto de 2013
- CBV-Confederação Brasileira de Voleibol. «CBS JUVENIL- DIVISÃO ESPECIAL-MASCULINO- Pág.11» (PDF). Consultado em 15 de agosto de 2014. Arquivado do original (PDF) em 14 de julho de 2014
- Photo&Grafia. «23 ATLETAS NA DISPUTA- DIA DE DECISÃO PARA OS FINALISTAS DA PENEIRA DO SANTANDER / SÃO BERNARDO». Consultado em 18 de agosto de 2013
- Todor66. «Boys under-19 Volleyball VIII South American Championship 2000» (em inglês). Consultado em 18 de agosto de 2013
- CBV-Confederação Brasileira de Voleibol. «CBS INFANTO-JUVENIL- DIVISÃO ESPECIAL-MASCULINO- Pág.13» (PDF). Consultado em 15 de agosto de 2014. Arquivado do original (PDF) em 14 de julho de 2014
- FPV-Federação Paulista de Volleyball. «Divisão Especial 2004- São Caetano Esporte Clube- Shopping ABC». Consultado em 15 de agosto de 2014
- Todor66. «Men Junior under-20 Volleyball XVII South American Championship 2004» (em inglês). Consultado em 19 de agosto de 2013
- Rede Sul (9 de agosto de 2008). «Tiago Brendle, o retorno de um dos campeões do Mercosul ao Bento Vôlei». Consultado em 15 de agosto de 2014
- CBV-Confederação Brasileira de Voleibol (1 de fevereiro de 2006). «Ex-companheiros de clube, Cebola e Zé Roberto se enfrentam na partida entre Bento Vôlei e Unisul/Nexxera pela Superliga masculina 05/06». Consultado em 19 de agosto de 2013
- CBV-Confederação Brasileira de Voleibol. «Ficha do Atleta-3 – Tiago- Equipe: BENTO VÔLEI». Consultado em 15 de agosto de 2014
- Prefeitura Municipal de São Carlos (11 de junho de 2005). «COMEÇA HOJE A COPA INTERNACIONAL DE VÔLEI JUVENIL». Consultado em 18 de agosto de 2013
- CIDA SANTOS (15 de agosto de 2005). «Folha de S.Paulo –As Novas Gerações». Consultado em 19 de agosto de 2013
- Todor66. «Men Junior Volleyball XIII World Championship 2005» (em inglês). Consultado em 19 de agosto de 2013
- CBV-Confederação Brasileira de Voleibol (27 de outubro de 2008). «SUPERLIGA 08/09: Histórico da Superliga». Consultado em 16 de abril de 2014. Arquivado do original em 17 de outubro de 2014
- CBV-Confederação Brasileira de Voleibol. «Superliga 2006/2007- Fátima/UCS». Consultado em 15 de agosto de 2014. Arquivado do original em 14 de dezembro de 2007
- CBV-Confederação Brasileira de Voleibol (20 de março de 2007). «Superliga masculina 06/07: começa a disputa por um lugar nas semifinais- TELEMIG CELULAR/MINAS X FÁTIMA/UCS-José Paulo Perón, técnico da Fátima/UCS». Consultado em 15 de agosto de 2014. Arquivado do original em 19 de agosto de 2014
- CEP. «Colégio Evangélico Panambi». Consultado em 19 de agosto de 2013
- Terra Esportes (14 de março de 2008). «Banespa supera Santo André em clássico do ABC». Consultado em 19 de agosto de 2013
- Prefeitura Municipal de Praia Grande (27 de outubro de 2007). «Suzano é campeão no vôlei masculino». Consultado em 19 de agosto de 2013
- CBV-Confederação Brasileira de Voleibol. «Superliga 2008/2009-FICHA COMPLETA - ESCALAÇÃO SUPERLIGA MASCULINA-BENTO VÔLEI». Consultado em 16 de abril de 2014
- CBV-Confederação Brasileira de Voleibol (9 de março de 2009). «Voleibol –Resultados/classificação-SUPERLIGA MASCULINA 2008/2009-Classificação Geral» (PDF). Consultado em 15 de agosto de 2014. Arquivado do original (PDF) em 8 de agosto de 2014
- Wikipédia. «Voleibol na Universíada de Verão de 2009». Consultado em 19 de agosto de 2013
- Hugo Schmidt (21 de maio de 2010). «Tiago Brendle, agora atleta do Minas, visita O CEP». Consultado em 19 de agosto de 2013
- CBV-Confederação Brasileira de Voleibol (1 de maio de 2010). «SUPERLIGA MASCULINA 09/10: Lorena, Rodriguinho e Tiago Brendle conquistam prêmios individuais». Consultado em 19 de agosto de 2013
- IG Esporte (2 de novembro de 2009). «Montes Claros derrota Minas e é campeão estadual». Consultado em 15 de agosto de 2014
- IG Esporte (3 de novembro de 2013). «Campeão mineiro, Sada Cruzeiro se prepara estreia na Superliga». Consultado em 15 de agosto de 2014
- CBV-Confederação Brasileira de Voleibol. «Superliga 2010/2011- FICHA COMPLETA - ESCALAÇÃO SUPERLIGA MASCULINA- VIVO/MINAS». Consultado em 15 de agosto de 2014. Arquivado do original em 19 de agosto de 2014
- CBV-Confederação Brasileira de Voleibol. «Superliga 2010/2011- TABELAS DE JOGOS E RESULTADOS DA SUPERLIGA MASCULINA- Terceiro Lugar». Consultado em 15 de agosto de 2014. Arquivado do original em 19 de agosto de 2014
- CBV-Confederação Brasileira de Voleibol (20 de agosto de 2011). «Seleção Brasileira de Novos». Consultado em 18 de agosto de 2013. Arquivado do original em 23 de setembro de 2015
- UNE-União Nacional dos Estudantes. «Ouro, prata e bronze para o Brasil na Universiade 2011, em Shenzhen». Consultado em 18 de agosto de 2013
- Daniel Bortoletto (11 de agosto de 2011). «Líbero será porta-bandeira do Brasil na Universíade». Consultado em 18 de agosto de 2013
- Esportes (26 de junho de 2011). «Seleção Masculina :CBV divulga convocados para seleção brasileira de novos». Consultado em 19 de agosto de 2013
- FIVB-Federação Internacional de Voleibol. «London 2012- Volleyball OLYMPIC test event - TEAM COMPOSITION BRA» (em inglês). Consultado em 15 de agosto de 2014
- FIVB-Federação Internacional de Voleibol. «London 2012- Volleyball OLYMPIC test event - MATCH RESULTS & STANDING- Standing» (em inglês). Consultado em 15 de agosto de 2014
- Agência de Cultura. «Vôlei Futuro - Campeonato Paulista Masculino 2011». Consultado em 15 de agosto de 2014. Arquivado do original em 19 de agosto de 2014
- Pro Sports Brazil Consultoria Esportiva. «Vôlei Futuro confirma favoritismo no voleibol masculino e é campeão dos Jogos Abertos do Interior». Consultado em 15 de agosto de 2014. Arquivado do original em 19 de agosto de 2014
- CBV-Confederação Brasileira de Voleibol. «Superliga 2011/2012-Classificação-Superliga Masculina». Consultado em 15 de agosto de 2014. Arquivado do original em 5 de agosto de 2017
- «Vaivém: Mais reforços no Monte Cristo». Consultado em 18 de agosto de 2013
- «Convocação da Seleção Brasileira de Novos Masculina». 26 de junho de 2012. Consultado em 19 de agosto de 2013. Arquivado do original em 23 de setembro de 2015
- Norceca (13 de julho de 2012). «Semifinal- 2012 Men's VII Pan American Cup» (PDF) (em inglês). Consultado em 19 de agosto de 2013
- Norceca (14 de julho de 2012). «Bronze-2012 Men's VII Pan American Cup» (PDF) (em inglês). Consultado em 19 de agosto de 2013
- CBV-Confederação Brasileira de Voleibol. «Superliga 2012/2013-Classificação-Superliga Masculina». Consultado em 15 de agosto de 2014. Arquivado do original em 21 de outubro de 2014
- «Vaivém: Mais reforços no Monte Cristo». 2 de junho de 2013. Consultado em 18 de agosto de 2013
- VôleiBrasil.org. «// Equipes – Masculino- MONTES CLAROS VÔLEI». Consultado em 15 de agosto de 2014. Arquivado do original em 19 de agosto de 2014
- CBV-Confederação Brasileira de Voleibol. «Superliga 2013/2014- TABELA CRONOLÓGICA -SUPERLIGA MASCULINA-Classificação». Consultado em 15 de agosto de 2014. Arquivado do original em 22 de julho de 2014
- OTempo Super FC (17 de julho de 2014). «Líbero Tiago Brendle é apresentado pelo Maringá». Consultado em 15 de agosto de 2014
- «Melhor líbero da última Superliga, Tiago Brendle volta ao Blumenau após 18 anos». Consultado em 30 de setembro de 2021]]