Associação Esportiva Velo Clube Rioclarense

A Associação Esportiva Velo Clube Rio-clarense[nota 1] é um clube brasileiro de futebol da cidade de Rio Claro, no interior do estado de São Paulo. Foi fundado em 28 de agosto de 1910 e suas cores são o verde e o vermelho. Em 2022, o Velo Clube disputa a Série A2 do Campeonato Paulista.

Velo Clube
NomeAssociação Esportiva Velo Clube Rioclarense
AlcunhasRubro Verde
Velão
Galo Vermelho
Torcedor(a)/Adepto(a)Rubro Verde
MascoteGalo Vermelho
Principal rivalRio Claro
Inter de Limeira
Fundação28 de agosto de 1910 (112 anos)
EstádioBenitão
Capacidade8.136 pessoas[1]
LocalizaçãoRio Claro, SP
PresidenteAdalberto Irineu Borges (Betinho)
Treinador(a)João Vallim
Patrocinador(a)Pedra Branca
Material (d)esportivoEmie Sports
CompetiçãoPaulista - Série A2
Websiteveloclube.com.br
Uniforme
titular
Uniforme
alternativo
Temporada atual

História

Fundado em 28 de agosto de 1910, um ano apenas após seu maior rival - o Rio Claro Futebol Clube - por Venâncio Baptista Chaves, Miguel Ângelo Brandoleze, Miguel Ferrari e Amadeu Rocco, no propósito de criar um clube que promovesse o ciclismo. Esta modalidade perdurou por uma década. Grandes azes do pedal da época, como: Alberto Lassem Filho (Nessal), Venâncio Baptista Chaves (Vebacha) e outros tantos. Em 1920, o clube foi reorganizado e um movimento encabeçado por Felício Castellano e Aldino Tebaldi, introduziram a prática do futebol. A partir daí, o clube passou a acumular triunfos. Com cinco anos de atividade conquistou seu primeiro título de Campeão do Interior, para em 1926, ser vice - campeão do estado de São Paulo, pela APEA - Associação Paulista de Esportes Atléticos.

Em 1948, ingressa no profissionalismo da FPF. Neste mesmo ano, pela "Melhor de 3", contra o Rio Claro Futebol Clube em disputa da Taça "A Favorita", o rubro-verde, leva a melhor e conquista esta taça, com estes resultados 2 a 1, 1 a 1, e 2 a 2. Foi ainda neste ano que aconteceu o primeiro "Dérbi" estando o Velo Clube no profissionalismo. Este jogo aconteceu no campo do Velo no antigo Estádio do Bairro da Saúde e com grande público para ver a vitória velista contra o Timaço que tinha o rival Galo Azul, por 2 a 1, gols marcados por Freitas (contra) e Dinho (Luiz Salomão) para o Velo Clube e cobrando penalidade máxima, faltando 2 minutos para terminar o jogo, Gradim descontou para o Rio Claro FC.

Em 1953, a FPF determina que somente clubes de cidades com mais de 50 mil habitantes, poderiam disputar a segunda divisão. Só em 1968 que o Velo Clube sagra-se campeão da Primeira Divisão. Logo em seguida à conquista do título, o Velo licencia-se para a construção de seu novo estádio. As obras iniciaram-se em 22 de Junho de 1969, com a cooperação da comunidade e foi inaugurado em 7 de Setembro de 1972, com o jogo Velo Clube 1 x 4 Palmeiras. No mesmo ano o Velo fica Campeão da séria "Belfort Duarte".

A maior glória para os torcedores velistas, sem dúvida nenhuma foi ter ascendido a Primeira Divisão do futebol paulista no ano de 1978. E também de uma humilhante vitória em cima do eterno rival o Rio Claro F.C., mais conhecido na cidade por " Aguinha! " O placar foi de 11 x 2 em 1983.

No ano de 2011, após o acesso consequente do vice-campeonato da Série B do campeonato Paulista (4ª divisão)no ano anterior, o Velo Clube Rioclarense disputa a série A3 do Campeonato Paulista, o equivalente a 3ª Divisão do estado, e se classifica em 2º lugar para o quadrangular final onde foram disputados 6 jogos contra Penapolense, Taubaté e XV de Jaú em dois turnos no qual o clube Rioclarense conquistou o acesso para a série A2 do estado ao terminar na 2ª posição após na última rodada vencer o Esporte Clube Taubaté pelo placar de 4 a 1 jogando no Benitão.

O Velo Clube tinha estádio próprio, o Benito Agnelo Castelano (Benitão); porém, devido as enormes dívidas contraídas pelo clube na década de 1990 e no começo dos anos 2000, o estádio foi declarado Municipal.

Linha do tempo: Datas marcantes do Velo Clube

» Fundação em 28 de agosto de 1910, na residência de Miguel Ângelo, à Rua 1, Avenidas 4 e 6, aconteceu a Assembleia oficial da fundação do clube.

» Em 18 de dezembro de 1910 - inauguração do Velódromo com uma pista de 240 metros. Houve uma prova ciclística.

» Em 1912 o Velo Clube, comemorou festivamente o seu segundo aniversário. Durante os anos seguintes, entretanto ,ocorreu uma paralisação que se prolongou até 1.919.

» Em 1919 - por esforços de Venâncio Batista Chaves, José Mattola, José Felix Teixeira e Domingos Giovanni, o clube foi reorganizado com uma nova Diretoria , constituída da seguinte forma:- Presidente; Joaquim Alves Penna ; Vice-Presidente:- Olavo Quintella; Tesoureiro;- Alexandre Nociti ;Primeiro Secretario:- José Felix Teixeira ; Segundo Secretario:- Afonso de Pilla ; Procuradores:- Domingos Giovanni e Antonio Wieckmann ; Orador:- Miguel Angello Brandoleze ; Fiscais ;- José Mattola, Alberto Duarte, David Correa e, Emilio Ludki ; Diretor Esportivo :- Venâncio Baptista Chaves.

» Em 1920 - Da idéia de um grupo, liderados por Felício Castelano e Aldino Tebaldi, foi introduzido o Futebol. No dia 16 de maio de 1.920, em uma fusão com o já existente Comercial FC e, passando a denominar-se Associação Esportiva Velo Clube Rio-Clarense.

» Em 1920 - É construído o Campo de Futebol, com uma pequena Arquibancada de madeira em um terreno entre a Vila da Caridade São Vicente de Paula e a Santa Casa de Misericórdia, hoje o atual local em que esta localizado o Benitão, que foi inaugurado em 10 de outubro de 1920.

» Na temporada de 1925, o clube foi Campeão do Interior e enfrentou na final do Amador Estadual o São Bento da capital que era o Campeão Paulista, em um jogo que foi prejudicado pela arbitragem.[2] (página 10 - Esporte Ilustrado).

» Em 30 de outubro de 1938, inauguração de seu novo estádio, com Arquibancadas de Cimento Armado.

» Em 5 de abril de 1953, inauguração do Alambrado que recebeu o nome de “Alambrado Floriano Bianchini” um dos maiores Patrono do Velo Clube.

» Em 22 de junho de 1969,inicio da construção de seu futuro estádio "Benitão", tudo feito pelos Velistas da época, em sistema de Mutirões.

» Em 7 de setembro de 1972 inauguração do estádio que viria a denominar-se Estádio Benito Agnello Castellano.

» Em 31 de janeiro de 1973, inauguração do Busto do maior Benemérito do Velo Clube, Benito Agnello Castellano.

» Em 1973 - O Velo Clube conquista o Titulo de “Quinto Clube de Futebol mais Querido do Estado de São Paulo” Pesquisa feita pela” Revista Placard”pelo jornal” Diário da Noite”e jornal “Folha da Tarde” Em primeiro ficou o SC Corinthians Paulista; em segundo SE Palmeiras; em terceiro São Paulo FC ; em quarto lugar Santos FC e, em quinto lugar AE Velo Clube Rio-Clarense.

» Em 24 de junho de 1975, na gestão do então presidente Sillas Bianchini, houve a inauguração do seu sistema de iluminação, com implantação de 4 torres, sustentando 4 holofotes cada do Estádio Benito A Castellano.

» Em 1978 - Vice-Campeão da divisão Intermediaria,com o direito de disputar uma vaga na Divisão Especial, contra o Paulista FC de Jundiaí, onde foram jogados 3 partidas em uma melhor de 3, com o Velo ganhando 2 e empatando uma, conseguiu o seu acesso juntamente com a AA Internacional de Limeira, ingressando assim na Divisão Especial (atual Série A1), do Campeonato Paulista de 1979.

» Em 1991 - Vice-Campeão da Segunda Divisão, subindo para a Divisão Intermediária, juntamente com o AD São Caetano.

» Em 1992 - 93 - Classificou-se entre os 16 clubes para formar a nova Série A-3, porém, pelo motivo de seu estádio não comportar 15 mil torcedores, o Velo Clube foi parar na Série B1-A.

Mascote

Nas décadas de 1930, 40 e 50, havia uma atividade muito popular no País: as “brigas de galo”. Sua importância era tamanha que o conceito de “galo”, ou seja, aquele time que ganha de todos e espera desafios, acabou se enraizando no futebol de maneira muito forte. Nas rinhas de galo (locais de competição), o galo vermelho, ou “galo índio”, era geralmente considerado o mais bravo e vencedor. Assim, devido às conquistas na cidade e à suas cores, o Velo Clube acabou recebendo a mesma denominação: “Galo Vermelho”. A histórica rivalidade, que está completando um século, com o Rio Claro, também contribuiu para fortalecer o apelido e a mascote. Tanto é que a equipe rival é chamada, igualmente pelas suas cores, de “Galo Azul”.

Títulos

Estaduais
Competição Títulos Temporadas
Campeonato Paulista do Interior 1 1925
Campeonato Paulista - Série A3 1 2020

Estatísticas

Participações

Participações em 2021
Competição Temporadas Melhor campanha Anos A R
Campeonato Paulista120º colocado (1979)19791
Série A231Vice-campeão (1978)1948-1952, 1954-1956, 1972-1978, 1980-1986, 1992-1993, 2012-2017 e 20211?
Série A316Campeão (2020)1957-1958, 1961-1968, 1988, 1991, 2011 e 2018-20202?
Segunda Divisão15Vice-campeão (2010)1960, 1994, 1997-2005 e 2007-201021
Série B2 (extinta)1Vice-campeão (1996)19961
Copa Paulista5Semifinal (2011 e 2012)2011-2012, 2017, 2019 e 2020

Últimas dez temporadas

Últimas dez temporadas da Associação Esportiva Velo Clube Rioclarense
Nacionais Internacionais Estaduais
Campeonato Brasileiro Copa do Brasil Continentais / Mundial Campeonato Paulista Copa Paulista
Ano Div. Pos. Pts J V E D GP GC Fase Máxima Competição Fase Máxima Div. Pos. Fase Máxima
2011DNão classificadoA3SF
2012DNão classificadoA2SF
2013DNão classificadoA212º
2014DNão classificadoA2
2015DNão classificadoA213º
2016DNão classificadoA210º
2017DNão classificadoA215º1F
2018DNão classificadoA3
2019DNão classificadoA31F
2020DNão classificadoA32F
Legenda:
     Campeão
     Vice-campeão
     Eliminado nas semifinais
     Campeão e promovido à divisão superior
     Vice-campeão e/ou promovido à divisão superior
     Rebaixado à divisão inferior
     Classificado à fase de grupos da Copa Libertadores
     Classificado à fase preliminar da Copa Libertadores
     Classificado à Copa Sul-Americana
     Campeão do Campeonato do Interior

Rivalidade

Rio Claro FC

Seu maior rival é o Rio Claro, com quem faz o Derby Rio-clarense, em toda a história foram 150 jogos, com 60 vitórias velistas, 40 vitórias do Rio Claro e 50 empates, com 209 gols para o Velo Clube e 208 gols marcados para os rivais. A maior goleada do confronto, foi em 1983, na vitória do Velo Clube por 11 a 2. Em 2012 o confronto entre as duas equipes foi um empate por 2x2 pela 6ª rodada da Série A2 Campeonato Paulista. No 2º semestre pela Copa Paulista perdemos por 0 x 1 em casa. Em 2013 pelo Paulista A2 perdemos novamente em casa por 0 x 2.

Internacional de Limeira

A Inter de Limeira é um outro grande rival do Velo Clube, cuja rivalidade aumentou muito nos anos 2000, sendo da mesma região, os dois clubes têm se enfrentado constantemente no Campeonato Paulista de Futebol - Série A3, tendo um histórico equilibrado entre as duas equipes.

Transferências

Legenda:

  • : Jogadores que voltam de empréstimo
  • : Jogadores emprestados

Ver também

Notas

  1. De acordo com as normas ortográficas atuais, o nome da entidade deveria ser grafado Associação Esportiva Velo Clube Rio-Clarense

    Referências

    1. «CNEF da CBF» (PDF). Site Oficial da CBF. Consultado em 9 de março de 2012
    2. http://memoria.bn.br/pdf/182664/per182664_1944_00348.pdf

    Ligações externas


    This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.