Vinícius Dorin
Vinícius Assumpção Dorin (Ituverava, 6 de Novembro de 1962 - São Paulo, 28 de Janeiro de 2016) foi um músico brasileiro. Saxofonista, flautista e pianista.[1]
| Vinícius Dorim | |
|---|---|
| Informação geral | |
| Nome completo | Vinícius Assumpção Dorin |
| Nascimento | 06 de novembro de 1962 (59 anos) |
| Origem | Ituverava, São Paulo |
| País | Brasil |
| Nacionalidade | brasileiro |
| Ocupação(ões) | Instrumentista |
| Instrumento(s) | Saxofone, flauta, piano |
Biografia
Aos 7 anos começou a estudar música em Araçatuba. Com 14, passou a estudar flauta em Itu e aos 16, ingressou na Banda União dos Artistas, em que teve suas primeiras aulas de saxofone. Nessa época, começou a tocar profissionalmente a Orquestra Sambrasil de Itu e, em seguida, com o conjunto Makros, ao mesmo tempo em que cursava o Conservatório de Tatuí.
Mudou-se para São Paulo aos 20 anos, para estudar na CLAM, onde fora contemplado com uma bolsa de estudos. Após a conclusão dos seus estudos, tornou-se professor nessa mesma escola. Nesse período, trabalhou com diversos artistas e grupos, como a Banda da Patroa, com Silvia Goes e Arismar do Espírito Santo, Orquestra 150 (do Maksoud Plaza), Johnny Alf, Laércio de Freitas e outros. Também começou a gravar jingles e discos.
De 1988 a 1990 participou do show Sedução, com a cantora Simone, viajando por todo o Brasil e Portugal.
Em 1991 e 1992 trabalhou com Gal Costa fazendo o show “Plural”, com o qual excursionou pelo Brasil, México, Alemanha e participou do Festival de Montreux. Nessa época, dos grupos de música instrumental Comboio e Banda Savana, tendo gravado com esta dois CDs. Participou do projeto Arranjadores, com os maestros Cipó, Duda, Moacir Santos, Branco, entre outros.
Em 1993, passou a integrar o grupo de Hermeto Pascoal, com quem tocou até 2015, quando se retirou para tratar de problemas de saúde.[2]
Discografia
- Revoada (2004)[1]
Ver também
Referências
- Biografia de Vinícius Dorin no sítio Clube de Jazz
- Vinícius Dorin, no sítio de Hermeto Pascoal
- Mundo Verde Esperança, no sítio de Hermeto Pascoal