Catedral de Ávila
A Catedral del Salvador de Ávila é considerada como a primeira catedral gótica da Espanha. Tem influências francesas e certa semelhança com a Basílica de Saint-Denis, a primeira igreja gótica.[1][2]

Vista principal da Catedral de Ávila
Foi projetada como fortaleza e como templo, sendo sua abside um dos cubos da muralha. Está rodeada de várias casas ou palácios senhoriais, sendo os mais importantes o de los Velada, o de el Rey Niño e o de Valderrábanos, os quais tinham como destino a defesa de La Puerta de los Leales ou del Peso de la Harina.
Referências
- «Desmontan el presbiterio de la Catedral de Ávila por una sentencia». El Norte de Castilla (em espanhol). 18 de novembro de 2009. Consultado em 1 de agosto de 2020
- «CATEDRAL ÁVILA». www.arteguias.com. Consultado em 1 de agosto de 2020
Controle de autoridade
This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.