Guarany Futebol Clube

O Guarany Futebol Clube, mais conhecido como Guarany de Bagé, é um clube de futebol brasileiro com sede na cidade de Bagé, no estado do Rio Grande do Sul. Foi fundado em 19 de abril de 1907. É o terceiro maior vencedor do Campeonato Gaúcho - Série A.

 Nota: Este artigo é sobre o clube de Bagé. Para outras agremiações, veja Guarany Futebol Clube (desambiguação).
Guarany
NomeGuarany Futebol Clube
AlcunhasAlvirrubro
MascoteÍndio
Principal rivalBagé
Fundação19 de abril de 1907 (115 anos)
EstádioEstrela D'Alva
Capacidade10 000 Pessoas
PresidenteTato Moreira
Treinador(a)Cristian de Souza
Patrocinador(a)Postos Sim
Material (d)esportivoDezenove07 (marca própria)
Competição Campeonato Gaúcho - Série A2
Websiteguaranyfc.com.br
Uniforme
titular
Uniforme
alternativo
Uniforme
alternativo
Temporada atual

História

O Guarany foi fundado no dia 19 de abril de 1907, por onze pessoas na Praça de Matriz. Seus fundadores foram: João Guttemberg Maciel, Viriato Bicca Nunes, Cervantes Perez, Secundino Maciel, Francisco Sá Antunes, Manoel Berruti, Carlos Martins Peixoto, Lucidio Garrastazu Gontan, Carlos Garrastazu e Gonzalo Perez. Foi sugerido à nova agremiação o nome de "Internacional", prevalecendo, entretanto, Guarany.[1]

As primeiras camisetas utilizadas pelo Guarany pertenciam ao Nacional de Montevidéu, trazidas pelo fundador alvirrubro Carlos Garrastazu, que havia atuado pelo clube uruguaio.[2]

A grande maioria dos títulos do Guarany é municipal. A cidade de Bagé possuía um torneio anual, em que o único clube que era realmente páreo para esta equipe era o Bagé, principal rival ao alvirrubro. Mas uma das maiores glórias da história do time do interior não demoraria a vir.

Grêmio e Internacional são, notoriamente, as maiores forças do Rio Grande do Sul quando se trata de futebol. O Juventude surge como a terceira potência estadual. No interior, a equipe que conseguiu mais destaque no decorrer dos anos foi o Guarany. Em 1920, o time de Bagé conquistou seu primeiro Campeonato Gaúcho, algo considerado um grande feito em um cenário dominado pelos poderosos clubes da capital.[3]

Em 1926, o Guarany conseguiu ir à final do Gaúcho, mas terminou vice-campeão. O feito se repetiu três anos depois com um novo segundo lugar na competição estadual. Depois, segui com suas conquistas municipais e sem grande destaque no cenário regional até 1938, quando se sagrou campeão do Campeonato Gaúcho, seu segundo grande título da história.[3]

Esta foi a última vez em que o Guarany foi campeão estadual. Mas o time chegou a disputar as finais em outras oportunidades, como em 1958, por exemplo. Depois, passou um longo tempo sem grande destaque, a não ser, naturalmente, em nível municipal. No total, o Guarany venceu 21 Campeonatos da Cidade de Bagé.

Em 1999, a equipe disputou a terceira divisão do Campeonato Gaúcho e conseguiu mais um título estadual, mesmo sendo de um escalão inferior. Em 2006, conquistou a segunda divisão e o direito de participar do Campeonato Gaúcho de 2007. Estava de volta à elite depois de 25 anos.[4] Em 2008, o time jogou a primeira divisão estadual mais uma vez. Porém, o time não foi bem e, ao lado do 15 de Novembro, foi rebaixado e terá que disputar a segunda divisão do Campeonato em 2009.

Em 2011 foi rebaixado para a Segunda Divisão do Campeonato Gaúcho, na qual permanece. Em 2015 o clube chegou às finais, mas acabou derrotado pelo Futebol Clube Marau, e como só havia uma vaga para a Divisão de Acesso, o vice-campeonato não trouxe o acesso.[5]

O Guarany também é conhecido por revelar jogadores que obtiveram grande destaque em equipes de maior expressão, como o tetracampeão mundial Branco, que saiu do clube para brilhar no Fluminense na década de 80. Além dele, outro jogador do time de Bagé disputou uma Copa do Mundo: trata-se de Martim Silveira, que foi ao Mundial em 1934 e em 1938.

Em 2008 ocorreu sua pior campanha em campeonatos gaúchos, ganhou apenas uma partida diante do Juventude, em casa. Nas demais partidas só derrotas.

Em 2010, o Torneio Cidade de Bagé voltou a ser disputado. Em um jogo conturbado, com quatro expulsões, o Guarany segurou o empate (1-1) e voltou a levantar a Taça.

No último ano em que o Campeonato Citadino foi realizado até agora, em 2012, onde também foi comemorado o aniversário de 200 anos da cidade de Bagé foram disputadas duas partidas para decidir o vencedor. Na primeira partida, o Guarany venceu por um a zero, no Estrela D´alva, com um gol de Dênio, de falta. Na partida de volta, no Pedra Moura, no minuto final da partida, Michel serviu João Luis que chutou na saída do goleiro rival e novamente o Guarany venceu por um a zero, após a partida ser encerrada antes do final por desespero dos atletas do G.E.Bagé que partiram para a agressão. Com isto, o Guarany se tornou Campeão dos 200 anos e Bicampeão da Cidade. Até o momento, não há notícias da possibilidade da reedição deste torneio.[6]

No dia 24 de julho de 2016, o Guarany de Bagé sagrou-se campeão da 2ª divisão do Campeonato Gaúcho e classificou-se para jogar a Divisão de Acesso no ano de 2017. Os resultados dos  jogos finais foram por diferença de um gol: Em casa (cidade de Bagé - Estrela D'Alva  - 20.7.2016) Guarany 3 x 2 Gaúcho e fora (cidade de Passo Fundo - Arena BSBios) Gaúcho 1 x 2 Guarany.[7]

Relembrando a campanha, na fase classificatória o Guarany disputou pelo grupo B e ficou em segundo lugar (19 pontos) apenas atrás do Grêmio Esportivo Bagé (20), sendo também a segunda melhor campanha geral e passando a próxima fase. Já na fase quadrangular fez a melhor campanha geral (15 pontos) classificando-se para a semifinal contra o Nova Prata revertendo um resultado negativo de 3 a 1 fora, fazendo  em casa 2 a 0 (o que precisava para classificar) e permitiu passar a final do campeonato e se tornar campeão. após duas vitórias contra o Gaúcho de Passo Fundo depois de um vice campeonato no ano anterior.[8]

Em 2017, a campanha na Divisão de Acesso não foi bom e o clube voltou para a terceira divisão, sendo eliminado nas semifinais, em 2018, para o Farroupilha, após empate em 1 x 1, em Bagé.

Já em 2019, novo trinfo alvirrubro. O título invicto da Terceira Divisão. O acesso veio após dois empates em 1 x 1 contra o Gaúcho de Passo Fundo[9] e vitória no pênaltis, onde brilhou a estrela do goleiro Ederson. Com a classificação garantida, o Guarany ainda venceu, na final, ao Brasil de Farroupilha, por 1 x 0, no Estrela D´alva, sagrando-se campeão[10].

Em novembro de 2021, o Guarany chega a final do Gaúcho - A2 após vencer o Avenida na semifinal. Mesmo com a derrota na final para o União Frederiquense, de Frederico Westphalen, garante o acesso para o Campeonato Gaúcho de 2022, após ficar 13 anos fora da elite estadual.[11]

Em 2022 foi rebaixado no Campeonato Gaúcho após terminar na lanterna do campeonato.[12]

Uniforme

Uniforme 1 - Camisa predominantemente vermelha, com listras verticais e detalhes em branco, calção vermelha e meias brancas.

Uniforme 2 - Camisa predominantemente vermelha, com listras verticais e detalhes em vermelha, calção vermelhos e meias vermelhas.

Uniforme 3 - Camisa predominantemente cinza, com listras verticais e detalhes em vermelho, calção verde e meias cinzas.

Uniforme 4 - Camisa predominantemente branca, com listras verticais e detalhes em vermelho, calção brancos e meias vermelhas.

Goleiro 1 - Camisa predominantemente cinza, com listras verticais e detalhes em cinza escuro, calção cinza e meias brancas.

Goleiro 2 - Camisa predominantemente cinza, com listras verticais e detalhes em cinza escuro, calção cinza e meias pretas.

Títulos

Campeão Invicto

Estaduais
Competição Títulos Temporadas
Campeonato Gaúcho - 1ª Divisão 2 1920 e 1938
Campeonato Gaúcho - 2ª Divisão 2 1969 e 2006
Campeonato Gaúcho - 3ª Divisão 3 1999, 2016 e 2019
Campeonato do Interior Gaúcho 6 1920, 1926,1929, 1938, 1958, 1962
Campanhas em destaque
Competição Colocação Temporadas
Campeonato Gaúcho Vice-campeão 1926, 1929 e 1958

Outras competições

  • Campeonato Acesso à Divisão Especial: 1960
  • Taça 50 Anos Zero Hora: 1977

Vice-campeonatos

Em 1926, o Guarany foi à final, jogando em Porto Alegre, contra o Grêmio, sendo derrotado por 4 a 3 em jogo que os alvirrubros reclamaram das irregularidades. O quarto tento foi marcado na prorrogação. Três anos após, o veterano bageense voltou à capital, do Estado para disputar a final do certame estadual. Desta vez contra o Cruzeiro, que venceu por 1 a 0, tendo marcado através de penal.

O Guarany obteve mais um vice campeonato estadual disputando a final novamente contra o Grêmio, que venceu as duas partidas, em 1958.

Estatísticas

Participações

Participações em 2022
Competição Temporadas Melhor campanha Estreia Última P R
Campeonato Gaúcho33Campeão (1920 e 1938)192020223
Série A231Campeão (1969 e 2006)1969202322
Segunda Divisão8Campeão (1999, 2016 e 2019)199920193
Copa FGF6Semifinal (2006)20062022

Artilheiros

  1. Grecco - 1920 (2 gols).
  2. Picão - 1938.
  1. Alexandre Santos - 1997 (12 gols).
  • Artilheiros do Campeonato Gaúcho - Série C
  1. Alexandre Santos - 1999 (18 gols).
  2. Welder - 2016 - (12 gols)

Elenco atual

Atualizado em 8 de fevereiro de 2022.[13]

Goleiros
Eder
Rafael Copetti
João Vitor
Otávio Passos
Zagueiros
Diego Rocha
Diego Macedo
Léo Kanu
Wagner Freitas
Laterais
Roger Bastos
Wesley
André Oliveira
Vavá
Denilson
Hiago Lucas
Meio-Campistas
Lucas Hulk
Rafael Carrilho
Juninho Tardelli
David Cunha
Robert Willian
Jeferson Bernardo
Abner Mendes
Leandro Canhoto
Vinicius Martins
Rodrigo Figueiredo
Atacantes
Wallan Luan
Eduardo
Marcos Paulo
Jarro Pedroso
Gustavo Sapeka
Treinador
Cristian de Souza
Preparador Físico
Zeca Ferreira
Fisioterapeutas
Rafael Famular
Rafael Dutra

Destaques

Recordes

Maiores goleadores[1]

  • Max Ravaza 131 gols
  • Picão 125 gols
  • Salvador Rubilar 123 gols
  • Saulzinho 101 gols
  • Carlos Calvete 84 gols
  • João Leivas 83 gols
  • Abílio 79 gols

Ídolos

Picão é um dos maiores artilheiros da história do Guarany. Ele atuou no clube entre 1933 e 1943 e marcou 125 gols com a camisa alvirrubra. Ele participou da campanha do título do Campeonato Gaúcho de 1938 e chegou a jogar ao lado de outro goleador muito reverenciado pelos torcedores da equipe de Bagé: Rubilar, que entre 1938 e 1951 fez 123 gols pelo time.

O zagueiro Calvet era conhecido pela sua classe e elegância quando roubava a bola dos adversários e saía jogando. Foi um dos grandes nomes da história do Guarany. Ele chegou a atuar pelo Grêmio, sendo campeão gaúcho em duas oportunidades (1956 e 1959) e ainda foi tetracampeão paulista pelo Santos, além de vencer a Copa Libertadores e a Taça Intercontinental duas vezes com o time paulista.[18]

Um dos jogadores mais marcantes da história da seleção brasileira começou no Guarany. O lateral-esquerdo Branco, autor do gol que classificou o Brasil para a semifinal da Copa do Mundo de 1994, iniciou sua carreira nas divisões de base do time. Ainda como júnior, jogaria na base do Internacional, até se transferir para o Fluminense, onde foi campeão brasileiro (1984) e tricampeão estadual (1983, 1984 e 1985). Pela seleção brasileira, ganhou a Copa América de 1989 e a Copa do Mundo de 1994. Jogou também pelo Porto, de Portugal, onde venceu o Campeonato Português de 1989/1990.[19]

Martim Silveira é outro atleta que marcou os torcedores do Guarany. Na década de 30, ele brilhou com a camisa alvirrubra, além de ter sido o único jogador que passou pelo clube, à exceção de Branco, a ter disputado uma Copa do Mundo. Ele esteve no grupo da seleção brasileira nos Mundiais de 1934 e 1938.[20]

Outros jogadores que fizeram saíram do Guarany para fazerem sucesso em times grandes foram: Saulzinho[21], goleador do Vasco da Gama, André Luis[22], Campeão Brasileiro pelo Santos, Luis Fernando Rosa Flores[23], passou pelo Inter, Cruzeiro e Bahia, Darcy Menezes[24], Campeão da Libertadores pelo Cruzeiro e Tupãzinho[25], ídolo do Palmeiras dos anos 60.

Jogador campeão mundial no Guarany

Adriano Gabiru, o herói colorado no Mundial de 2006, responsável pelo gol do título em cima do Barcelona, não se encontrou na carreira. Perambulou por um punhado de clubes menores mas, em 2012, se motivou para disputar a Segunda Divisão do Campeonato Gaúcho (Série C), pelo Guarany Futebol Clube de Bagé.[26]

Torcidas organizadas

  • Guarda Imperial
  • Loucos da Tela[27]
  • Charanga Garra Índia[28]
  • Índio Guerreiro
  • Barra do índio

Rivalidade

O Guarany Futebol Clube tem como seu principal rival o Grêmio Esportivo Bagé, com quem realiza o clássico Ba-Gua.[29] Em 429 clássicos realizados até 2021, o Guarany tem 158 vitórias contra 147 do Bagé e 124 empates.Os alvirrubros marcaram 515 gols contra 493 dos jalde-negros.[30]

Referências

  1. «Guarany chega aos 106 anos». Folha do Sul Gaúcho - Site Oficial  |  O seu portal de informação e opinião para Bagé e região. Consultado em 9 de janeiro de 2016
  2. «CAMPEONATO GAÚCHO - parte 3 - Guarany Futebol Clube: o segundo campeão e o terceiro maior vencedor». Toco Y Me Voy. Consultado em 9 de janeiro de 2016
  3. «Campeonato Gaucho - campeões e vice da primeira divisão». www.campeoesdofutebol.com.br. Consultado em 9 de janeiro de 2016
  4. «Impedimento». www.insanus.org. Consultado em 9 de janeiro de 2016
  5. «Jornal Minuano - Bagé/RS - Notícia - Apático, Guarany permanece na Série B do Gauchão». www.jornalminuano.com.br. Consultado em 9 de janeiro de 2016. Arquivado do original em 3 de fevereiro de 2016
  6. «Guarany, campeão do bicentenário». Folha do Sul Gaúcho - Site Oficial  |  O seu portal de informação e opinião para Bagé e região. Consultado em 9 de janeiro de 2016
  7. Fundo, Por GloboEsporte comPasso. «De virada, Guarany de Bagé bate o Gaúcho e é campeão da Segundona». globoesporte.com. Consultado em 8 de junho de 2021
  8. «Guarany de Bagé é campeão». Esportchê. 24 de julho de 2016. Consultado em 3 de agosto de 2016
  9. «Gaúcho é eliminado nos pênaltis para o Guarany». O Nacional. Consultado em 8 de junho de 2021
  10. «Guarany-Ba vence o Brasil-Far e conquista a Terceirona Gaúcha». GZH. 14 de julho de 2019. Consultado em 8 de junho de 2021
  11. «Guarany de Bagé vence o Avenida e volta à elite do Gauchão em 2022». ge. Consultado em 28 de novembro de 2021
  12. «Juventude vence, deixa o Z-2 e rebaixa o Guarany de Bagé no Campeonato Gaúcho». www.uol.com.br. Consultado em 7 de março de 2022
  13. Dias, Yuri Cougo (28 de dezembro de 2021). «Guarany apresenta grupo de jogadores para Gauchão | Editoria Esportes». Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler. Consultado em 9 de fevereiro de 2022
  14. «Correio do Povo - O portal de notícias dos gaúchos | Versão Impressa». www.correiodopovo.com.br. Consultado em 9 de janeiro de 2016
  15. «Jornal Minuano - Bagé/RS - Notícia - Guarany enfrentará time argentino na pré-temporada». www.jornalminuano.com.br. Consultado em 9 de janeiro de 2016. Arquivado do original em 3 de fevereiro de 2016
  16. «Martim - Que fim levou?». Terceiro Tempo. Consultado em 8 de junho de 2021
  17. «A origem de Branco no futebol bajeense | Editoria Esportes». Jornal Minuano | O jornal que Bagé gosta de ler. 19 de agosto de 2019. Consultado em 8 de junho de 2021
  18. Responder, Robertosantista | 03/11/2013 às UTC |. «HÁ 79 ANOS NASCIA CALVET». Blog DNA Santástico. Consultado em 10 de janeiro de 2016
  19. «Cláudio Ibraim Vaz Leal (Branco)». www.copa2014.rs.gov.br. Consultado em 10 de janeiro de 2016. Arquivado do original em 9 de junho de 2016
  20. «Dois bageenses jogaram cinco copas do mundo (06/03/2015)». Folha do Sul Gaúcho - Site Oficial  |  O seu portal de informação e opinião para Bagé e região. Consultado em 10 de janeiro de 2016
  21. «Célio e Saulzinho - Célio Taveira Filho / Saul Santos Silva». www.vasco.com.br. Consultado em 10 de janeiro de 2016
  22. «Presidente da FCF recebe a visita do zagueiro André Luis | O Site Oficial do Futebol Catarinense». www.fcf.com.br. Consultado em 10 de janeiro de 2016
  23. «Jornal Minuano - Bagé/RS - Notícia - Luís Fernando alimenta esperança por Libertadores no Goiás». www.jornalminuano.com.br. Consultado em 10 de janeiro de 2016. Arquivado do original em 23 de setembro de 2016
  24. «Recordações de Darcy Meneses». Folha do Sul Gaúcho - Site Oficial  |  O seu portal de informação e opinião para Bagé e região. Consultado em 10 de janeiro de 2016
  25. «José Ernâni da Rosa | TARDES DE PACAEMBU: o futebol sem as fronteiras do tempo». tardesdepacaembu.wordpress.com. Consultado em 10 de janeiro de 2016
  26. «Herói colorado de 2006 acerta com Guarany de Bagé | Bola Dividida - Blog do Zini». Bola Dividida - Blog do Zini. Consultado em 9 de janeiro de 2016
  27. sítio futebolgaucho.com (4 de Setembro de 2012). «Loucos da Tela" estão de volta no Guarany de Bagé». Consultado em 25 de Novembro de 2012. Arquivado do original em 25 de novembro de 2012
  28. «Jornal Minuano - Bagé/RS - Notícia - Charanga Garra Índia comemora 20 anos em abril». www.jornalminuano.com.br. Consultado em 31 de janeiro de 2016. Arquivado do original em 7 de fevereiro de 2016
  29. «Guarany vence Bagé no clássico e afunda o rival na Segundona». ZH 2014. Consultado em 10 de janeiro de 2016
  30. «Jornal Minuano - Bagé/RS - Notícia - Suca e Luciano mantêm mistérios às vésperas de clássico decisivo». www.jornalminuano.com.br. Consultado em 10 de janeiro de 2016. Arquivado do original em 23 de setembro de 2016

Ligações externas

Página Oficial do Guarany de Bagé
Perfil do clube no site Arquivo de Clubes
Perfil do clube no site O Gol

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.