Manchete Especial: Documento Verdade
Manchete Especial: Documento Verdade foi um programa jornalístico exibido pela Rede Manchete durante o ano de 1992.
| Manchete Especial: Documento Verdade | |
|---|---|
| Informação geral | |
| Formato | programa jornalístico |
| Gênero | Reportagem |
| Estado | Cancelada |
| País de origem | |
| Idioma original | português |
| Apresentador(es) | Henrique Martins |
| Exibição | |
| Emissora original | |
| Transmissão original | 10 de julho de 1992 – 12 de fevereiro de 1993 |
| Temporadas | 1 |
| Episódios | Vários |
Apresentado por Henrique Martins, era uma versão "genérica" do Documento Especial, dirigido por Nelson Hoineff e exibido até o ano anterior na Manchete - o programa, em 12 de julho de 1992, passara a ser exibido pelo SBT.
Dirigido por Aldir Ribeiro, que era da equipe do Documento Especial, abordou temas como Morte, Superstições, Pobreza, entre outros, na mesma linha do original.
A fim de ressaltar as semelhanças, o cenário (uma sala de estar cenográfica) e a abertura eram os mesmos do Especial. Além disso, a escolha de Henrique Martins não foi por acaso: o também ator tem o tom de voz e a aparência parecidas com as de Roberto Maya.
Sem repetir o sucesso do Especial, saiu do ar no final do ano de 1993.
Entre 2015 e 2020, a RedeTV! exibiu um programa jornalístico com o título Documento Verdade. A atração será retomada de forma especial em 31 de julho de 2022, com um programa sobre o trabalho das ONGs na Amazônia.