No Limite
No Limite é um reality show brasileiro produzido e exibido pela TV Globo, sendo, uma versão do programa sueco Expedition Robinson, que ficou conhecida com a versão estadunidense Survivor.[1] Foi o segundo reality show realizado no Brasil, após o 20 e Poucos Anos, que estreou na MTV Brasil 18 dias antes. O programa estreou 23 de julho de 2000, sendo exibido aos domingos, em horários variados, mas sempre após o programa Fantástico.[2]
| No Limite | |
|---|---|
![]() No Limite | |
| Informação geral | |
| Formato | reality show |
| Duração | 60 minutos |
| Baseado em | Expedition Robinson, da Planet 21 |
| País de origem | |
| Idioma original | português |
| Produção | |
| Diretor(es) | Boninho |
| Câmera | Multicâmera |
| Apresentador(es) | Zeca Camargo (2000−2001; 2009) André Marques (2021) Fernando Fernandes (2022–presente) |
| Empresa(s) produtora(s) | Endemol Shine Brasil |
| Exibição | |
| Emissora original | TV Globo |
| Formato de exibição | 480i (SDTV) 1080i (HDTV) |
| Transmissão original | 23 de julho de 2000 – presente |
| Temporadas | 6 |
| Episódios | 73 |
| Ligações externas | |
| Site oficial | |
No programa, os participantes passavam por testes de resistência, provas e conviviam na floresta. A atração seguiu por três temporadas, até sua produção ser cancelada em 2002. Após oito anos de hiato, a quarta temporada da série estreou em 30 de julho de 2009, novamente sob o comando de Zeca Camargo, porém sem o mesmo êxito da primeira fase, sendo cancelado meses depois.[3] A primeira temporada foi reprisada pelo Viva entre 28 de janeiro e 17 de março de 2016.[4]
Em 2020, o diretor do programa Boninho anunciou em seu perfil no Instagram que o programa tem chances de voltar a grade da TV Globo.[5]
Em fevereiro de 2021, a TV Globo anunciou oficialmente a volta do programa à grade da emissora, com uma novidade: o elenco da temporada foi formado completamente por ex-BBBs.[6][7] Os episódios da nova temporada, foram reexibidos no Multishow. Além de contar com um spin-off exclusivo com os eliminados de cada semana. Enquanto no Globoplay e no Gshow, também teve conteúdos exclusivos envolvendo o programa.[8]
Audiência
A primeira temporada do programa foi a de maior sucesso de público, registrando uma altíssima média de 47 pontos, tendo o penúltimo episódio como o de maior audiência, com 52 pontos de média e 56 de pico, contra 50 de média e 55 de pico no último episódio. Os números variavam entre 40 e 56 pontos, sempre dando a liderança ao canal.[9]
A segunda temporada registrou uma queda de 13 pontos e ficou com 34 pontos de média, variando entre 27 e 45 pontos, tendo seu último episódio como o de maior audiência, com 41. A edição, que foi exibida cerca de apenas 4 meses depois do final da primeira já vinha demonstrando queda no ibope, principalmente comparado à temporada anterior.[10] Mesmo assim, a TV Globo ainda apostava no programa e renovou para um terceiro ano.[11]
A terceira temporada marcava índices entre 17 e 42 pontos e foi prejudicada pelo enfraquecimento da fórmula e pela concorrente SBT, que na época exibia o reality Casa dos Artistas, que costumava sugar quase toda a audiência do Fantástico e por consequência atrapalhava os números do No Limite.[12]
A quarta edição do No Limite, que foi exibida oito anos depois da terceira, registrou uma boa audiência na estreia: 25 pontos de média e 28 de pico, mas que nem de longe lembravam os anos dourados do formato. Ao longo de toda a temporada, a média foi de 19 pontos.[13]
A quinta edição do No Limite, que foi exibida doze anos depois da quarta, registou uma boa audiência na estreia: 21 pontos de média, mas menor em relação as estreias anteriores.[14] Já o último episódio registou 16 pontos, sendo a menor audiência de uma final desde a quarta edição.[15] Essa temporada oscilou entre os 16 e 18 pontos e teve média geral de 17 pontos.[16]
A sexta temporada, registou em sua estreia 17 pontos de média, uma queda de 4 pontos em relação a estreia da edição anterior e sendo a pior estreia de todas as temporadas.[17] O último episódio registou 17 pontos. E teve média geral de 16 pontos, sendo a menor média de todas as temporadas.[18]
Formato
Tribos
A cada temporada, 12 a 24 pessoas são deixadas em um local inóspito do território brasileiro e divididos em duas equipes com uma distribuição igual de idade e sexo. As equipes costumam receber um kit básico de utensílios com os quais poderão contar para sobreviver: em geral, uma machadinha, cantis, e uma especial fonte de água feita para o programa. Esta fonte guarda uma água que os jogadores deverão ferver para beber, forçando as tribos a fazer fogo por si só ou ganhar como recompensa as ferramentas para fazê-lo.[carece de fontes] As equipes recebem nomes e cores específicas que são usadas nas suas bandeiras, no trajeto das provas, nos textos na tela e em outros itens.
Provas
Durante o jogo, os participantes competem em equipe ou individualmente em provas. As provas consistem em competições de resistência, solução de problemas, trabalho em equipe, destreza e força de vontade, e geralmente trazem um tema ligado à temporada atual. As provas incluem também as famosas provas de comida nojenta (com comidas típicas locais), e testes de conhecimento sobre o local e sobre os jogadores em si.
Prova do Privilégio
Nas provas do privilégio, os participantes competem por itens de luxo que não são essenciais para a sobrevivência mas facilitam a vida no acampamento. Exemplos: comida, fósforos, machados, capas de chuva, e até mesmo pequenos passeios para fora do acampamento.
Prova da Imunidade
Nas provas da imunidade, os participantes competem por imunidade (representada por um ídolo). A equipe vencedora garante mais um ciclo no jogo, enquanto a perdedora irá ao "Portal" onde votará em um membro para ser eliminado.
Durante os 4 primeiros ciclos da quarta temporada, a equipe perdedora indicou por votação secreta um membro para ser eliminado pelo voto popular. O outro membro era indicado pelo líder da equipe. O programa voltou ao formato original a partir do quinto ciclo.
Fusão
Após as primeiras eliminações, as duas equipes se fundem em uma só e passam a viver no mesmo acampamento. A prova da imunidade passa a ser individual (no entanto, na segunda temporada houve duas ocasiões em que ocorreram duas provas de imunidade no mesmo episódio) e o participante imune também tem direito a voto no Portal.
Semifinal
Na primeira e terceira temporada, após algumas eliminações na fase da fusão, o jogo mudou. Uma semifinal foi disputada pelos 4 últimos participantes ainda no jogo e consistiu na redivisão dos mesmos em duas duplas que disputaram a penúltima prova da imunidade. A dupla vencedora foi classificada direto para a final, enquanto a perdedora foi eliminada.
O Júri
Na segunda temporada, a semifinal foi realizada de uma maneira diferente. Os 4 semi-finalistas disputaram a penúltima prova de imunidade. No Portal, 4 participantes eliminados antes dos semi-finalistas formaram um júri que daria imunidade a um dos participantes para a primeira votação da noite (assim, duas pessoas estariam imunes).
Um empate ocorrido entre os dois únicos participantes votáveis fez com que o júri entrasse em ação novamente. Os quatro membros deveriam votar e escolher quem deveria ser o eliminado. Após isso, apenas o vencedor da prova de imunidade estaria imune e o júri votaria novamente e determinaria entre os dois participantes restantes quem seria o segundo finalista.
Vale dos Exilados
O "Vale dos Exilados", uma espécie de repescagem, foi inserido apenas na terceira temporada. Os 6 últimos participantes eliminados antes das duas finalistas foram enviados para esse local (uma espécie de "jaula" localizada em meio à selva) e disputariam uma prova, onde o vencedor teria lugar garantido na grande final.
Final
Nas três primeiras temporadas, a final consistia em uma grande maratona de provas (físicas e lógicas) envolvendo elementos usados ao longo de toda a temporada. O resultado final era revelado ao vivo (com exceção da primeira temporada) pelo apresentador.
Na quarta temporada, todos os participantes eliminados após a fusão, passaram a compor um júri, que decidiria o vencedor da disputa na final, por meio de uma votação realizada ao vivo.
Na quinta temporada, o público votou entre os dois finalistas para decidir o vencedor, já na sexta edição, o público votará entre três finalistas.[19][20]
Apresentadores
| Apresentador(a) | Temporadas | ||||||
|---|---|---|---|---|---|---|---|
| 1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | |
| Zeca Camargo | |||||||
| André Marques | |||||||
| Fernando Fernandes | |||||||
- Galeria de apresentadores
Zeca Camargo (2000–2001; 2009)
André Marques (2021)
Fernando Fernandes (2022-presente)
Exibição
| Temporada | Episódios | Exibição original | Local | ||
|---|---|---|---|---|---|
| Estreia da temporada | Final da temporada | ||||
| No Limite 1 | 8 | 23 de julho de 2000 | 10 de setembro de 2000 | Ceará | |
| No Limite 2 | 28 de janeiro de 2001 | 25 de março de 2001 | Mato Grosso | ||
| No Limite 3 | 28 de outubro de 2001 | 23 de dezembro de 2001 | Pará | ||
| No Limite 4 | 18 | 30 de julho de 2009 | 27 de setembro de 2009 | Ceará | |
| No Limite 5 | 11 | 11 de maio de 2021 | 20 de julho de 2021 | ||
| No Limite 6 | 20 | 3 de maio de 2022 | 7 de julho de 2022 | ||
| No Limite 7 | TBA | 2023[21] | Amazônia[22] | ||
Participantes
Até a sexta edição, o No Limite já contou com 99 participantes oficiais. Dentre eles, o estado do Rio de Janeiro possui o maior número de participantes da 1ª até a 6ª edição com 24 participantes. Seguido por São Paulo com 23, Minas Gerais com nove, Rio Grande do Sul com seis, Bahia, Paraná e Pernambuco com cinco, Santa Catarina com quatro, Goiás com três, Ceará e Espírito Santo com dois, e Acre, Alagoas, Amazonas, Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Pará, Piauí, Rio Grande do Norte, Rondônia e Sergipe com apenas um. Somente um estrangeiro participou do programa: um sírio.
| Temporada | Finalistas | Outros participantes em ordem de eliminação | Total | ||
|---|---|---|---|---|---|
| Vencedor(a) | 2.º lugar | 3.º lugar | |||
| No Limite 1 (en) | Elaine de Melo | Pipa Diniz | Final Dupla | Hilca Maria • Amendoim Martins • Marcus Werner • Chico Salles • Ilma Arakawa • Jefferson Schmengler • Vanderson Souza • Thiago Toqueton • Juliana Marques • Andréa Baptista | 12 |
| No Limite 2 (en) | Léo Rassi | Christina Moreira | Leon Ramos • Roberta Mayanah • Antero Temóteo • Lhitts Maciel[nota 1] • Sônia Cerqueira • Sávio Clemente • Rosa • Eliane Menezes • Dada • Danilo Prates | 12 | |
| No Limite 3 (en) | Rodrigo Trigueiro | Hérica Sanfelice | Tatiana Welikson | Tânia Bisteka • Rogério • Janaína • Pedro Ribeiro • Cláudia Lúcia • Diuare de Carvalho • Fabio Meirelles • Peterson • Adriana | 12 |
| No Limite 4 (en) | Luciana Araújo | Gabriela Costa | Final Dupla | Eneida Diniz • Ronaldo Machado • Denise Oliveira[nota 2] • Sibele Maciel[nota 3] • Luiz Nascimento[nota 4] • João Alves • Júlia Vasques • Marcelo Cebola • Isabel Silva • Bia Amaral • Rafão Matos • Taritza Puggina • Felipe Lima • Gilson Alves • Marcelo Gaya • Sandi Ramalho • Índia Soares • Marcelo Guimarães • Osmar Guesser • Alexandre Loureiro • Jéssica da Silva | 23 |
| No Limite 5 (en) | Paula Amorim | Viegas de Carvalho | Mahmoud Baydoun • Angélica Ramos • Ariadna Arantes • Lucas Chumbo • Arcrebiano Araújo • Gleici Damasceno • Íris Stefanelli • Guilherme Napolitano • Kaysar Dadour • Carol Peixinho • Jéssica Mueller • Elana Valenária • Marcelo Zulu • André Martinelli | 16 | |
| No Limite 6 (en) | Charles Gama | Ipojucan Ícaro | Lucas Santana | Dayane Sena • Verônica Kreitchmann • Adriano Gannam • Kamyla Romaniuk • Shirley Gonçalves • Leonardo Correa • Roberta Terra • Patrícia Tomé • Vanderlei Ramiro • Guza Rezê • Bruna Negreska • Matheus Pires • Rodrigo Moraes • Tiemi Hiratsuka • Janaron Uhãy • Ninha Santiago • Pedro Castro • Flávia Assis • Andréa Nascimento • Clécio Barbosa • Victor Hugo de Castro | 24 |
Outras aparições
Além de participarem do No Limite, alguns dos participantes passaram a competir em outros reality ou talent shows.
| Participante | Edição No Limite | Colocação | Reality ou talent show | Temp. | Colocação |
|---|---|---|---|---|---|
| Arcrebiano Araújo | 5 | Eliminado – 18.º lugar | A Fazenda | 13 | Vice-Campeão – 2.º lugar |
| Guilherme Napolitano | Eliminado – 9.º lugar | Bake Off Celebridades | 2 | Eliminado – 15.º lugar | |
| Íris Stefanelli | Eliminada – 10.º lugar | Eliminada – 14.º lugar |
Controvérsia
A extinção do programa No Limite se deve ao fato de o produtor do programa Survivor, Mark Burnett, ter acusado o programa brasileiro de ter copiado a versão americana. Segundo ele, não haveria problemas se o programa fosse um formato comprado para uma adaptação.
Por ter sido copiado sem autorização da emissora detentora dos direitos originais, a TV Globo foi processada e, ciente de uma derrota, determinou o fim temporário do No Limite.
No entanto, em junho de 2009, a TV Globo legalizou a situação do programa. A emissora comprou os direitos de Survivor para o Brasil. Agora poderá usar trilhas musicais, provas e até as bandanas do original. Pressionada pela empresa que detém os direitos do reality show, fez um acordo, pelo qual pagou uma licença, mas sem deter os direitos.[23]
Logotipos
Esta é uma galeria dos logotipos já utilizados para o programa, desde a estreia:
- Galeria de logotipos

2000 a 2001 
2021 a 2022
Notas
- Desclassificada
- Desistente
- Desistente
- Desclassificado
Referências
- https://en.wikipedia.org/wiki/No_Limite
- «Globo estréia voyeurismo na TV com "No Limite"». Estadão. 23 de julho de 2000. Consultado em 26 de dezembro de 2015
- «"No Limite" estreia dia 30 na Globo». 2 de julho de 2009. Consultado em 26 de dezembro de 2015
- «"No Limite" será reprisado pelo canal Viva a partir de 2016». Na Telinha. 2 de dezembro de 2015. Consultado em 26 de dezembro de 2015
- «Após onze anos, reality 'No Limite' ganhará nova temporada na TV Globo»
- REDAÇÃO (25 de fevereiro de 2021). «Globo anuncia volta do No Limite em edição com ex-BBBs». Notícias da TV. Consultado em 25 de fevereiro de 2021
- «Participantes do 'No Limite' 2021: saiba quem são os ex-BBBs que estarão no reality». Gshow. Consultado em 25 de abril de 2021
- Redação (10 de março de 2021). «Globo escala André Marques para apresentar o novo No Limite». Na Telinha. Consultado em 11 de março de 2021
- Folha de São Paulo, Folha (11 de setembro de 2001). «Audiência da final de "No Limite" é menor que a do penúltimo episódio». Folha de São Paulo. Consultado em 25 de fevereiro de 2021
- Online, Folha (26 de março de 2001). «Último episódio de "No Limite" teve 41 pontos de audiência». Consultado em 25 de fevereiro de 2021
- Castro, Daniel (27 de março de 2001). «Globo suspende séries, mas mantém "No Limite"». Folha de São Paulo. Consultado em 25 de fevereiro de 2021
- Online, Folha (24 de dezembro de 2001). «Final de "No Limite 3" resgata audiência da primeira edição». Consultado em 25 de fevereiro de 2021
- Ricco, Flávio (28 de setembro de 2009). «"No Limite" não registra queda de qualidade, mas perde audiência em sua quarta edição». Consultado em 25 de fevereiro de 2021
- «Estreia de No Limite tem bom resultado de audiência na Globo». Metrópoles. 12 de maio de 2021. Consultado em 5 de maio de 2022
- «Quinta temporada de No Limite tem final com pior audiência da história». NaTelinha. Consultado em 5 de maio de 2022
- «No Limite não reage nem na final e tem pior média da história do formato». TV Pop. 21 de julho de 2021. Consultado em 5 de maio de 2022
- «No Limite é rejeitado pelo público e tem estreia menos assistida da história». TV Pop. 4 de maio de 2022. Consultado em 5 de maio de 2022
- Redação (6 de julho de 2022). «Audiência da TV: Consolidados dessa terça-feira, 05/07/2022». Portal Alta Definição. Consultado em 8 de julho de 2022
- «https://twitter.com/nolimite/status/1543791333348966401». Twitter. Consultado em 4 de julho de 2022 Ligação externa em
|titulo=(ajuda) - Entretenimento, Portal Uai; Entretenimento, Portal Uai (4 de julho de 2022). «No Limite 2022: Fernando Fernandes dá spoiler sobre os últimos episódios do reality». Portal Uai Entretenimento. Consultado em 4 de julho de 2022
- «Inscrições para o 'No Limite' 2023: saiba tudo sobre como participar do reality». Gshow. Consultado em 6 de julho de 2022
- «https://twitter.com/tvglobo/status/1585808209364717568». Twitter. Consultado em 28 de outubro de 2022 Ligação externa em
|titulo=(ajuda) - «Globo faz acordo para produzir "No Limite"». Consultado em 3 de julho de 2009. Arquivado do original em 8 de julho de 2009
.svg.png.webp)