Porcão
Porcão é uma rede de churrascarias brasileira.[1]
| Porcão Churrascaria | |
|---|---|
| Fundação | 1975, cidade do Rio de Janeiro, Brasil |
| Sede | Rio de Janeiro, Brasil |
| Website oficial | www.porcao.com.br [ligação inativa] |
A empresa foi fundada na cidade do Rio de Janeiro em 1975.[2] O primeiro restaurante se chamava Churrascaria Riograndense e ficava na Avenida Brasil. Ainda nos primeiros meses de funcionamento, porém, uma ventania derrubou o seu letreiro. Ao lado, havia um hipermercado da rede de supermercados Casas da Banha, com uma grande figura de um porco em sua fachada. Um casal de porquinhos era o símbolo da rede de supermercados. Os frequentadores do restaurante passaram a chamá-lo de "Porcão" e a alcunha acabou sendo adotada oficialmente.
Em 2009, o restaurante Garcia & Rodrigues venceu a licitação para explorar o restaurante Rio's, filial do Porcão no Aterro do Flamengo. O local pertence à Prefeitura do Rio, e é explorado em regime de concessão. O Porcão contestou judicialmente o resultado da licitação.[3] Porém, o grupo empresarial Brasil Food Services, que já controlava o Garcia & Rodrigues, comprou também a rede Porcão, encerrando a batalha judicial.[4]
Em 2016, depois de 41 anos, Porcão fecha as suas portas definitivamente. Ainda não se sabe se o Porcão reabrirá suas portas. Em fevereiro de 2017, teve a falência decretada pela justiça.[5] Revertendo a situação, o Porcão reabrirá suas portas, agora chamado Porcão Foods, com Delivery em casa! O Porcão do BH é a única churrascaria que está aberta.
O Porcão chegou a deter oito restaurantes no Rio de Janeiro, São Paulo e filiais no Recife, Salvador e em Brasília, além de franquias em Milão, Miami e Lisboa.[6] Ao final, operava unidades no Aterro do Flamengo, Barra da Tijuca e Ipanema, Niterói, além da filial brasiliense.
Referências
- RODRIGUES, Adriano, e GOMES, Josir Simeone. O Sistema de Controle Gerencial de Uma Empresa de Serviços Internacionalizada: Caso Churrascaria Porcão
- Porcão[ligação inativa] - Veja Rio
- Briga entre Garcia e Rodrigues e Porcão por restaurante tem novo round. G1, 23 de setembro de 2009
- Garcia & Rodrigues fecha as portas no Leblon para renascer como café. O Globo, 24 de outubro de 2011
- Justiça do Rio decreta falência da churrascaria Porcão
- Rodízio de sabores Arquivado em 24 de julho de 2008, no Wayback Machine.. Revista Época, 4 de dezembro de 2000
Ligações externas
- Sítio oficial [ligação inativa]
- Porcão no Facebook
- Porcão no Twitter