Rede Liberal

Rede Liberal é uma rede de televisão brasileira sediada em Belém, PA.[1][2] Surgiu em 1993, após iniciar suas transmissões via satélite para outras regiões do estado do Pará. A TV Liberal Altamira foi a primeira emissora a integrar a rede e posteriormente outras emissoras de TV que eram responsáveis por levar o sinal da TV Liberal Belém, fundada em 1976, para o interior do estado. Atualmente, a Rede Liberal é composta por sete emissoras de TV, além de várias outras retransmissoras que cobrem todo o estado do Pará, exceto em partes da região oeste do estado, que é coberta pela TV Tapajós, outra afiliada da Rede Globo no estado.

 Nota: Este artigo é sobre a rede de televisão afiliada à Rede Globo. Se procura a rede de rádio FM, veja Rede Liberal FM.
Rede Liberal
Televisão Liberal S.A.
Rede Liberal
Tipo Rede estadual de televisão comercial
País  Brasil
Fundação 27 de abril de 1976 (46 anos)
por Romulo Maiorana
Pertence a Grupo Liberal
Proprietário Lucidéa Maiorana
Antigo proprietário Romulo Maiorana (1976-1986)
Presidente Ronaldo Maiorana
Cidade de origem Belém, PA
Sede Belém, PA
Estúdios Belém, PA
Slogan Paraense como você
Formato de vídeo 480i (SDTV)
1080i (HDTV)
Canais irmãos
Afiliações TV Globo
Cobertura Estado do Pará (exceto em algumas partes do oeste do estado)
Emissoras próprias TV Liberal (Belém)
TV Liberal (Castanhal)
TV Liberal (Marabá)
TV Liberal (Parauapebas)
TV Liberal (Redenção)
Emissoras afiliadas TV Liberal (Altamira)
TV Liberal (Paragominas)
Página oficial redeglobo.globo.com/tvliberal
Disponibilidade aberta e gratuita
02 VHF (Bragança)
04 VHF (Ourilândia do Norte)
05 VHF (Marabá, Conceição do Araguaia e Itupiranga)
06 VHF (Anajás)
07 VHF (Breu Branco, Tucuruí e São Félix do Xingu)
08 VHF (Paragominas)
09 VHF (Redenção)
10 VHF (Muaná)
11 VHF (Castanhal)
12 VHF (Parauapebas, Tucumã e Uruará)
13 VHF (Altamira, Salinópolis, Itaituba, Augusto Corrêa e Jacundá)
14 UHF (Mocajuba, Brasil Novo e Curionópolis)
15 UHF (Garrafão do Norte)
16 UHF (Tailândia)
17 UHF (Tomé-Açu e Araguatins)
18 UHF (Canaã dos Carajás)
19 UHF (Cametá, Eldorado dos Carajás e Rurópolis)
20 UHF (Abel Figueiredo)
21 UHF (Breves)
24 UHF (Capanema)
26 UHF (Santa Maria do Pará)
29 UHF (São Miguel do Guamá)
34 UHF (Soure e Vigia)
49 UHF (Santana do Araguaia e Abaetetuba)
21 UHF (Belém)
43 UHF (Marabá)
49 UHF (Abaetetuba)
49 UHF (Castanhal)

Em implantação:
21 UHF (Parauapebas, Paragominas, Redenção e Tucuruí)
22 UHF (Altamira)

Disponibilidade por satélite
Canal 10 e 210 HD
Canal 24 e 524 HD
Canal 07 HD
Disponibilidade por cabo
Canal 07 e 518 HD

As emissoras componentes da rede apenas retransmitem os programas gerados pela TV Liberal Belém e inserem comerciais locais, e não geram programas desde 2006 com a extinção dos blocos locais do Jornal Liberal, do Lib Cidade em 2010 e do Liberal Comunidade em 2014. Como apenas a TV Liberal Belém tem sinal de satélite e licença de geradora, a cobertura das emissoras do interior está restrita apenas aos municípios onde estão sediadas.

A rede também possuiu emissoras locais nos municípios de Itaituba e Tucuruí, que na prática funcionaram até 31 de dezembro de 2019, com o encerramento dos seus respectivos departamentos comerciais (uma vez que elas não geravam programas locais).[3] Desde então, estas localidades recebem a programação gerada em Belém na íntegra.

Emissoras

Divisão da área de cobertura da Rede Liberal por emissora (até dezembro de 2019)
PrefixoEmissoraCanal analógicoCanal digitalLocalidade
ZYB 222TV Liberal Belém7 (21 UHF)Belém
TV Liberal Altamiraa 13 VHF22 UHF*Altamira
TV Liberal Castanhal11 VHF49 UHFCastanhal
TV Liberal Marabá5 (43 UHF)Marabá
TV Liberal Parauapebas12 VHF21 UHF*Parauapebas
TV Liberal Paragominas8 VHF21 UHF*Paragominas
TV Liberal Redenção9 VHF21 UHF*Redenção
* - Em implantação

Notas:

a - Administrada pela Bella Vista Comunicações

Referências

  1. «Escândalo TV Liberal-Funtelpa pode acabar em pizza». Diário do Pará. 20 de novembro de 2013. Consultado em 4 de abril de 2020. Arquivado do original em 26 de novembro de 2015
  2. Carlos Eduardo Zanatta (2 de fevereiro de 2007). «TV Cultura do Pará pagava à TV Liberal pelo conteúdo Globo». Consultado em 4 de abril de 2020
  3. «Exibidoras Globo e Afiliadas». Memória Globo. 6 de janeiro de 2020. Consultado em 4 de dezembro de 2021

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.