SHACL

SHACL ( Shapes Constraint Language ) [1] é uma especificação do W3C (World Wide Web Consortium) para validação de grafos RDF com um conjunto de condições. SHACL inclui, entre outras coisas, funcionalidades para expressar condições que limitam o número de valores que uma propriedade pode ter, o tipo de valores, intervalos numéricos, padrões de correspondência de string e combinações lógicas de certos restrições. SHACL também inclui um mecanismo de extensão para expressar condições mais complexas em linguagens como SPARQL .

Um mecanismo de validação SHACL toma como entrada um grafo de dados RDF e um grafo contendo declarações de condições, chamadas "shapes" (formas), e gera um relatório de validação que pode ser usado por ferramentas. Esses gráficos podem ser representados em qualquer formato de serialização RDF (Resource Description Framework), incluindo JSON-LD ou Turtle. A adoção do SHACL pode influenciar o futuro dos dados vinculados [2] .

Ver também

Referências

  1. «Shapes Constraint Language (SHACL)». www.w3.org (em inglês). Consultado em 23 de fevereiro de 2019
  2. «Web-based graph technology is on the rise. Here is why.». www.linkedin.com (em inglês). Consultado em 23 de fevereiro de 2019

Leitura adicional

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.