Scary Movie
Scary Movie (Brasil: Todo Mundo em Pânico / Portugal: Um Susto de Filme) é um filme americano de 2000, do gênero comédia de terror, dirigido por Keenen Ivory Wayans e escrito por Marlon e Shawn Wayans (que também estrelam o filme). Trata-se de uma paródia de diversos filmes de terror de sucesso dos anos 90 como Scream e I Know What You Did Last Summer. O filme conta com Anna Faris, Jon Abrahams, Shannon Elizabeth, Regina Hall e Lochlyn Munro como um grupo de jovens que acidentalmente atropela um homem com seu carro, jogam seu corpo em um lago e nunca mais falam sobre o ocorrido. Um ano depois, uma pessoa misteriosa usando uma fantasia de Ghostface vai os matando um por um.
| Scary Movie | |||||
|---|---|---|---|---|---|
![]() Scary Movie | |||||
| No Brasil | Todo Mundo em Pânico | ||||
| Em Portugal | Um Susto de Filme | ||||
2000 • cor • 88 min | |||||
| Direção | Keenen Ivory Wayans | ||||
| Produção | Eric L. Gold Lee R. Mayes Shawn Wayans Marlon Wayans Phil Beauman | ||||
| Roteiro | Shawn Wayans Marlon Wayans Buddy Johnson Phil Beauman Jason Friedberg Aaron Seltzer | ||||
| Elenco |
| ||||
| Género | comédia de terror, sátira | ||||
| Música | David Kitay | ||||
| Cinematografia | Francis Kenny | ||||
| Direção de arte | Lawrence F. Pevec | ||||
| Edição | Mark Helfrich | ||||
| Distribuição | Dimension Films | ||||
| Lançamento | |||||
| Idioma | inglês | ||||
| Orçamento | US$ 19 milhões | ||||
| Receita | US$ 278 019 771[2] | ||||
| Cronologia | |||||
| |||||
Alguns filmes e programas de TV como Halloween, The Shining, Friday the 13th, The Usual Suspects, The Sixth Sense, The Blair Witch Project, Matrix, Charlie's Angels e Buffy the Vampire Slayer também foram parodiados em algumas cenas.
Scary Movie tornou-se um grande sucesso comercial, arrecadando mais de 270 milhões de dólares mundialmente. O filme originou uma franquia com quatro sequências: Scary Movie 2 (2001), Scary Movie 3 (2003), Scary Movie 4 (2006) e Scary Movie 5 (2013).
Enredo
Drew Decker é uma jovem de 18 anos que recebe um telefonema ameaçador, enquanto estava sozinha em casa. Drew é perseguida pelo assassino, alguém fantasiado de Ghostface, que remove seu implante de silicone ao esfaquea-la no peito. Ela é então atropelada pelo carro de seu pai, que estava distraído recebendo sexo oral de sua esposa, e depois é morta pelo assassino.
Na manhã seguinte, Cindy Campbell encontra-se com o namorado Bobby Prinze e seus amigos, Brenda Meeks, Ray Wilkins, Greg Phillipe e Buffy Gilmore. Várias equipes de notícias, incluindo a repórter Gail Hailstorm, convergem para a escola após a morte de Drew. Gail flerta com o irmão de Buffy, o policial com deficiência mental Doofy, na esperança de conseguir informações sobre o crime. Na sala de aula, Cindy recebe um recado do assassino: "Eu Sei O Que Você Fez no Último Dia das Bruxas!". Ela então percebe que Drew foi assassinada exatamente um ano após ela e seus amigos acidentalmente matarem um homem atropelado durante um passeio de carro numa estrada deserta.
No dia seguinte, uma série de eventos cada vez mais bizarros acontecem. Vários membros do grupo recebem notas ameaçadoras de um assassino e são rapidamente despachados: Greg é morto à vista de todos durante o concurso de beleza de Buffy, com o público confundindo os gritos de horror Buffy como sendo parte da sua atuação dramática. Buffy se enaltece com o sucesso, ignorando a morte de Greg. Ela é decapitada pelo assassino com um cutelo, embora sua cabeça decepada continue falando e seja posteriormente jogada em uma lata de achados e perdidos. Ray e Brenda vão ao cinema para assistirem Shakespeare Apaixonado, mas, ao ir ao banheiro, Ray é esfaqueado no ouvido por um glory hole. O assassino, em seguida vai atrás de Brenda, porém, a plateia do cinema, irritada com comportamento escandaloso de Brenda durante a sessão, mata-a esfaqueada antes dele.
Enquanto isso, Cindy dá uma festa em casa, e durante o evento, ela e Bobby tem sua primeira vez, que termina com Bobby ejaculando sêmen em extremas proporções e atirando Cindy para o teto. Após matar uma convidada da festa, o assassino fica chapado com Shorty e seus amigos, terminando por matar todos eles, com exceção de Shorty; em seguida ele esfaqueia Bobby e desaparece. Shorty vem do porão e informa Cindy que o assassino matou todos na casa, apenas para levar um tiro de um Bobby ainda vivo. Em seguida, Ray ressurge vivo para a surpresa de Cindy.
Ele e Bobby anunciam seu plano de matar Cindy e seu pai, apesar de estarem somente imitando o verdadeiro assassino. Bobby admite ser gay, enquanto Ray nega ser assim. A situação sai de controle quando Ray esfaqueia repetidamente Bobby, furioso porque seu seriado favorito, The Wayans Bros., foi cancelado. O assassino chega abruptamente e esfaqueia Ray; Ele e Cindy lutam karatê, com Cindy empregando movimentos copiados de Matrix e chutando através de uma janela. O assassino, no entanto, desaparece antes da polícia chegar.
Na delegacia, Cindy e o xerife local descobrem que o assassino não era David Keegan, o homem que Cindy e seus amigos mataram acidentalmente um ano antes, mas sim Doofy, que estava fingindo sua deficiência o tempo inteiro. Infelizmente, Doofy já escapou com Gail Hailstorm em uma paródia de The Usual Suspects. Ao encontrar seu disfarce descartado no meio da rua, Cindy começa a gritar, e em seguida é atropelada por um carro.
Em uma cena de meio-créditos, Shorty aparece dando dicas sobre como sobreviver a um filme de terror. As dicas que ele dá é que você tem que ser rápido, não cair e, o mais importante, nunca olhar para trás. Depois disso, ele grita "Corre!", e em seguida, acaba por roubar a loja de um posto de gasolina com os amigos.
Em uma cena pós-créditos, Doofy é mostrado em seu quarto tendo relações com o aspirador de pó como se fosse uma pessoa real.
Elenco
Personagens principais
- Cindy Campbell (Anna Faris): Parodia a protagonista da Trilogia Scream, Sidney Prescott, e também a de Eu sei o que vocês fizeram no verão passado, Julie James. Seu sobrenome Campbell, é uma referência ao nome verdadeiro da atriz que interpreta Sidney Prescott, Neve Campbell.
- Bobby Prinze (Jon Abrahams): Parodia de Billy Loomis da Trilogia Scream, e Ray Bronson de I Know What You Did Last Summer. Seu nome vem do ator Freddie Prinze Jr..
- Ray Wilkins (Shawn Wayans): Seu nome é do mesmo personagem do filme Eu sei o que vocês fizeram no verão passado. Parodia de Stu Macher e sua morte parodia Phil Stevens, personagem do segundo filme da Trilogia Scream.
- Buffy Gilmore (Shannon Elizabeth): na Parodia Helen Shivers do filme Eu sei o que vocês fizeram no verão passado e a personagem Tatum Riley, de Pânico. Seu nome é uma referência à atriz que interpretou Shivers, protagonista da série Buffy - A Caça-Vampiros, Sarah Michelle Gellar.
- Shorty Meeks (Marlon Wayans): Parodia Randy Meeks da trilogia Pânico e Max de I Know What You Did Last Summer. Ele é irmão de Brenda, e é descrito como um habitual usuário de maconha.
- Brenda Meeks (Regina Hall): Parodia a personagem Maureen Evans, do segundo filme da Trilogia Scream e Karla Wilson de I Still Know What You Did Last Summer.
- Greg Phillipe (Lochlyn Munro): Satiriza o personagem Barry Cox de Eu sei o que vocês fizeram no verão passado. Seu Nome é uma referência ao ator que interpretou o papel, Ryan Phillippe. Foi dublado Hermes Baroli.
- Doofy Gilmore (Dave Sheridan): Parodia o policial atrapalhado, Dewey Riley, da Trilogia Scream.
- Gail Hailstorm (Cheri Oteri): Parodia a repórter Gale Wethers, da Trilogia Scream.
- Drew Becker (Carmen Electra): Parodia a primeira vítima da Trilogia Pânico, Casey Becker. Seu primeiro nome "Drew", é uma referência ao nome verdadeiro da atriz que interpreta Casey Becker, Drew Barrymore.
- Tina (Marissa Jaret Winokur): Parodia a morte de Tatum Riley, da Trilogia Scream.
Personagens secundários
- Kurt Fuller: Xerife
- Rick Ducommun: Pai de Cindy Campbell
Paródias
- Pânico - Paródia Central.
- Pânico 2 - As mortes de Ray e Brenda. A cena em que Cindy, ao fugir subindo as escadas, joga uma bicicleta no assassino.
- Pânico 3 - A cena final do filme, quando Shorty fala para a câmera.
- Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado - Paródia Central.
- Matrix - A luta entre Cindy e o assassino.
- Buffy, a Caça-Vampiros - O nome Buffy Gilmore é uma referência a atriz Sarah Michelle Gellar. Sarah interpretou Cici no filme Pânico 2, personagem representada na cena em que Cindy foge do assassino dentro de casa. Outra personagem de Sarah lembrada no filme é Helen Shivers, a segunda protagonista de Eu Sei o que Vocês Fizeram no Verão Passado; a cena do teatro, enquanto Buffy chora, é paródia dela. Sarah Michelle Gellar é conhecida principalmente pelo seu papel de Buffy, a Caça-vampiros na icônica série nos anos 90.
- O Sexto Sentido - Quando Shorty está drogado, ele diz a mesma frase dita por Haley Joel Osment no filme.
- A Bruxa de Blair - Quando Gail e seu cinegrafista fogem do assassino pela floresta, a cena é vista do ângulo da câmera da repórter, como na cena em que os jovens fogem da assombração em A Bruxa de Blair, e também o pedido de desculpas dela para a câmera.
- Os Suspeitos - Doofy sai tranquilamente da delegacia enquanto Cindy e o xerife procuram por ele, em vão.
- O Iluminado - Buffy ouve o assassino sussurrar redrum na versão original do filme.
- Shakespeare Apaixonado - Filme a que Brenda e Ray assistem no cinema.
- Titanic - O trailer a que Brenda e Ray assistem no cinema.
- Amistad - Cena do mesmo trailer, em que o nome do filme é Amistad 2.
- Halloween - Quando Cindy olha pela janela da sala de aula e vê o assassino aparecer e se esconder.
- O Exorcista - Cindy diz que estava bêbada ao se masturbar com um crucifixo e vomitar algo verde.
- American Pie - Cindy pergunta agressivamente durante o sexo com Bobby: "Qual é o meu nome?"
- Beleza Americana - Cindy fica coberta de sêmen assim como Angela fica coberta de pétalas de rosa.
- Sexta Feira 13 - O assassino faz o barulho de respiração de Jason Voorhees.
- Dawson's Creek - Dawson sobe pela janela do quarto da Cindy, como Joey fazia na série, subindo pela janela de Dawson.
- Eu Ainda Sei o Que Vocês Fizeram no Verão Passado - Numa cena do cinema em que citam no barco "Eu Sou o Rei do Mundo".
- Pulp Fiction - Uma das cenas finais, na cozinha, quando o pai de Cindy é atirado ao chão amarrado da mesma forma que Marsellus Wallace (personagem de Pulp Fiction) e Bobby revela ser gay.
Mortes no filme
| Número | Nome | Cena |
|---|---|---|
| 1 | Drew Becker (Carmen Electra) | Morta após o assassino aparecer em sua casa e persegui-la. Para complicar, foi atropelada pelo carro do seu pai, seu silicone acabou assustando o assassino, e morreu esfaqueada. |
| 2 | Homem na estrada | Foi atropelado por Bobby que dirigia o carro do pai de Greg, mas sobreviveu. Ao levantar-se, foi atingido por uma garrafa. Desacordado, foi jogado no mar e morreu afogado. |
| 3 | Greg Philip (Lochlyn Munro) | Enquanto estava nos estúdios, Cindy desceu para ver Buffy e Bobby foi no banheiro, então ele ficou sozinho e o assassino estava atrás dele. Buffy estava apresentando seu talento para participar de uma série, e começou a gritar por Greg. Todos da plateia acharam que ela tinha talento. Até que Buffy gritou: Aguenta aí, Greg! Eu já estou indo., e saiu em meio a aplausos. Mas, já era tarde demais: O assassino já havia cortado o pescoço de Greg e levou o corpo para o lixo. |
| 4 | Homem na escola | Pulou de cima do prédio da escola. |
| 5 | Buffy Gilmore (Shannon Elizabeth) | Estava sozinha no vestiário feminino. O lugar estava escuro, e então o GosthFace entrou. Buffy achou que era Cindy querendo pregar uma peça nela. Buffy foi esfaqueada no estômago, quebrou seu joelho (fazendo com que o osso aparecesse), e teve a cabeça decapitada pelo assassino, mas como toda patricinha continuou falando, mesmo com a cabeça decapitada. O assassino não aguentou mais ela falando e jogou a cabeça em uma caixa de achados e perdidos. |
| 6 | Heather (Andrea Nemeth) | Assassinada num local deserto enquanto esperava o namorado. |
| 7 | Cameraman Kenny (Dan Joffre) | Não foi exibida a sua morte. Provavelmente foi atingido nas costas e a câmera foi encontrada por Hail Gailstorm. |
| 8 | Brenda Meeks (Regina Hall) | Enquanto asssistia um filme no cinema, o assassino se aproximava. Mas foi morta pelas pessoas que estavam tentando assistir o filme porque ela não parava de falar. No segundo filme aparece viva, então provavelmente foi socorrida e sobreviveu ao massacre do primeiro filme. |
| 9 | Amigos de Shorty | Não estavam na mira do assassino, mas ao "fazer rap", o assassino acidentalmente os atingiu com o gancho. |
| 10 | Tina | Estava na garagem e tentou fugir do assassino, mas a porta fechou e ela morreu demolindo a garagem. |
| 11 | Shorty Meeks (Marlon Wayans) | Morto na casa de Cindy após ser atingido por um tiro no pulmão, liberando fumaça, mas ocorre a mesma coisa de Brenda. |
| 12 | Bobby Prinze (Jon Abrahams) | Morto na cozinha da casa da Cindy, por ser esfaqueado. |
| 13 | Ray Wilkins (Shawn Wayans) | Morto na cozinha da casa da Cindy após ser esfaqueado nas costas com um facão enorme pelo assassino. Na versão alternativa Ray é morto ao ser atingido por um gancho na região lombar. |
Trilha sonora
| Scary Movie: Music That Inspired The Soundtrack | |
|---|---|
| Trilha sonora de Vários Artistas | |
| Lançamento | |
| Gravação | 1999-2000 |
| Gênero(s) | Hip hop e Rock alternativo. |
| Idioma(s) | inglês |
| Formato(s) | CD |
| Gravadora(s) | TVT Records |
| Opiniões da crítica | |
A trilha sonora original do filme foi lançada pela TVT Records em Julho de 2000 com os estilos hip hop e rock alternativo.
Faixas
- "Too Cool for School" - 2:27 (Fountains of Wayne)
- "The Inevitable Return of the Great White Dope" - 3:53 (Bloodhound Gang)
- "Stay" - 3:56 (Radford)
- "The Only Way to Be" - 3:20 (Save Ferris)
- "My Bad" - 3:22 (Oleander)
- "Punk Song #2" - 2:46 (Silverchair)
- "Everybody Wants You" - 4:11 (Unband)
- "Superfly" - 2:55 (Bender)
- "I Wanna Be Sedated" - 2:31 (The Ramones)
- "Scary Movies" - 3:56 (Eminem & Royce da 5'9")
- "All About U" - 4:34 (Tupac Shakur, Top Dogg, Yaki Kadafi, Hussein Fatal, Nate Dogg & Dru Down)
- "I Want Cha" - 4:37 (The Black Eyed Peas)
- "What What" - 5:03 (Public Enemy)
- "Feel Me" - 3:49 (Rah Digga, Rampage & Rock)
- "I'm the Killer" - 3:57 (Lifelong & Incident)[3]
Recepção
Scary Movie estreou nos cinemas dos Estados Unidos em 7 de julho de 2000 em 2.912 salas,[4] estreando na primeira posição nas bilheterias ao ganhar US$ 42.346.669 em seu fim de semana de estréia.[4] O filme arrecadou no total US$ 157.019.771 no mercado interno e US$ 121.000.000 em outros países, tornando-o um enorme sucesso comercial.[4]
O site Rotten Tomatoes deu uma aprovação de 53% ao filme baseado em 108 críticas, enquanto que o Metacritic deu uma nota 48/100 (indicando "críticas mistas ou médias"). O crítico americano Roger Ebert deu ao filme 3 de 4 estrelas possíveis."[5]
Sequências
- Scary Movie 2 (2001)
- Scary Movie 3 (2003)
- Scary Movie 4 (2006)
- Scary Movie 5 (2013)
Referências
- Todo Mundo em Pânico «A Notícia» Verifique valor
|url=(ajuda). Box Office Mojo. Consultado em 14 de abril de 2013 - «Scary Movie» (em inglês). Box Office Mojo. Consultado em 3 de abril de 2015
- «Scary Movie» (em inglês). Artist Direct. Consultado em 3 de abril de 2015
- «Scary Movie (2000)». Box Office Mojo. Consultado em 4 de maio de 2016
- «Scary Movie» (em inglês) no Rotten Tomatoes Flixster
Ligações externas
- Scary Movie no AllMovie (em inglês)
- «Scary Movie» (em inglês) no Rotten Tomatoes
- «Scary Movie» (em inglês). no Metacritic
- Scary Movie (em inglês). no Box Office Mojo.
- «Todo Mundo em Pânico». no AdoroCinema
