Hitech Grand Prix
A Hitech Grand Prix, comumente conhecida como Hitech GP, é uma equipe britânica de automobilismo que foi fundada em 2002 por Dennis Rushen e David Hayle. A Hitech começou a correr na Fórmula 3 Britânica em 2003. Atualmente, a equipe compete no Campeonato de Fórmula 2 da FIA, no Campeonato de Fórmula 3 da FIA, no Campeonato Asiático de Fórmula 3, na W Series e no Campeonato Britânico de Fórmula 3 da BRDC.[1][6]
| Hitech Grand Prix | |
|---|---|
![]() Hitech Grand Prix | |
| Informações gerais | |
| Base | Silverstone, Reino Unido |
| Chefe de equipe | Oliver Oakes[1] |
| Categoria(s) | Fórmula 2 Fórmula 3 Fórmula 3 Asiática W Series Fórmula 3 BRDC |
| Categoria(s) anterior(es) | Fórmula 3 Britânica GP2 Series Fórmula 3 Sul-Americana Fórmula 3 Brasileira Fórmula 3 Europeia |
| Site | www.hitechgp.co.uk |
| Pilotos | Fórmula 2 7. 8. Fórmula 3 10. 11. 12. |
| Motor | Mecachrome |
| Chassis | Dallara |
| Pneu | Pirelli |
| Fórmula 2 | |
| Estreia | 2020 |
| Corridas concluídas | 24 |
| Campeã de equipes | 0 |
| Campeã de pilotos | 0 |
| Vitórias | 3 |
| Pódios | 10 |
| Pontos | 270 |
| Pole Positions | 1 |
| Volta mais rápida | 4 |
| Posição no último campeonato (2020) | 3° (270 pontos) |
| Fórmula 3 | |
| Estreia | 2019 |
| Corridas concluídas | 34 |
| Campeã de equipes | 0 |
| Campeã de pilotos | 0 |
| Vitórias | 7 |
| Pódios | 13 |
| Pontos | 390 |
| Pole Positions | 2 |
| Volta mais rápida | 2 |
| Posição no último campeonato (2020) | 4° (167 pontos) |
Fórmula 3
Na sua primeira temporada, a Hitech somou cinco pole position e seis pódios, com os pilotos Danny Watts e Eric Salignon. Andrew Thompson também contribuiu para algumas classificações nos pontos. Danny Watts terminou o Campeonato Britânico de Fórmula 3 no 5º lugar, numa temporada em que teve uma vitória memorável em Castle Combe. No Korea Super Prix, o piloto cliente Richard Antinucci conseguiu a primeira vitória internacional da Hitech.
Na segunda temporada, Andrew Thompson continuou na equipe e a ele juntaram-se os pilotos Marko Asmer e James Walker, mas a Hitech não somou qualquer pódio, embora tivesse estado lá perto em algumas ocasiões. Marki Asmer terminou o campeonato em 10º lugar.
Em 2005, a Hitech continuou com Marko Asmer e a ele se juntou Tim Bridgman, que veio da Fórmula BMW. Marko Asmer foi o melhor dos dois, somando 5 segundos lugares, mas falhando as vitórias. O piloto da Estônia terminou o campeonato em 4º lugar.
Para 2006, James Walker regressou à Hitech, onde teve James Jakes e Salvador Durán como colegas de equipe. James Jakes acabou em 8º, James Walker em 9º e Salvador Durán em 10º, numa má temporada, em que a Hitech só teve um pódio, obtido por James Walker.
Em 2007, a Hitech teve novamente os serviços de Marko Asmer, e a ele se juntou o austríaco Walter Grubmuller, para a disputa do Campeonato Britânico de Fórmula 3. A Hitech e Marko Asmer conseguiram o título, com 11 poles, 11 vitórias (em 22 corridas) e 9 voltas mais rápidas. Marko Asmer assegurou o título antes da etapa final e no final a margem foi de 85 pontos para o 2º classificado, Maro Engel.
GP2 Series
Em 2004, a Hitech fez uma parceria com a Piquet Sports para participar na GP2 Series. Até 2007, a equipe participou no campeonato como Minardi Piquet Sports.
Superleague Fórmula
Em 2008, a Hitech foi a equipe responsável por colocar em disputa os carros do Liverpool F.C. e, mais tarde, do F.C. Porto, conseguindo duas vitórias com o clube inglês e uma com o clube português.
Em 2009, a Hitech continuou a competir com o Liverpool F.C. e com o F.C. Porto, clubes aos quais se junta o FC Midtjylland com apoio técnico desta equipe.
Títulos
- Campeonatos de equipes
- Fórmula 3 Sul-Americana: 2013
- Campeonato Asiático de Fórmula 3: 2018 e 2019
- Categoria de inverno da F3 Asiática: 2019
- Campeonatos de pilotos
- Fórmula 3 Britânica: 2007 (Marko Asmer)
- Fórmula 3 Sul-Americana: 2013 (Felipe Guimarães)
- Campeonato Asiático de Fórmula 3: 2018 (Raoul Hyman) e 2019 (Ukyo Sasahara)
- Categoria de inverno da F3 Asiática: 2019 (Rinus VeeKay)
Referências
- «F2 and F3 team Hitech rubbish sale reports» (em inglês). RaceFans. 6 de outubro de 2020. Consultado em 6 de outubro de 2020
- «Hitech Sign Red Bull Juniors Lawson and Vips for 2021». fiaformula2.com. Consultado em 29 de janeiro de 2021
- «Hitech Sign Red Bull Juniors Lawson and Vips for 2021». fiaformula2.com. Consultado em 29 de janeiro de 2021
- «Hitech Snap Up Red Bull Junior Duo Crawford and Iwasa». FIAFormula3® - The Official F3® Website (em inglês). 15 de janeiro de 2021. Consultado em 29 de janeiro de 2021
- «Stanek completes Hitech Grand Prix roster for 2021». FIAFormula3® - The Official F3® Website (em inglês). 18 de janeiro de 2021. Consultado em 29 de janeiro de 2021
- «Hitech entra na F2 de última hora e aumenta grid para 22 carros». Grande Prêmio. 20 de janeiro de 2020. Consultado em 20 de janeiro de 2020
