Hygia Bank
Hygia Bank é uma empresa startup brasileira que atua como fintech e healthtech com operações no Brasil, sediada em Porto Alegre. O primeiro lançamento do aplicativo da empresa foi em 18 de outubro de 2019, data em que se comemora o Dia do Médico no Brasil. Em 2020, a empresa lançou sua versão 3.0, incluindo serviços de seguros para doenças graves, teste de DNA voltado à nutrição, ações de prevenção à saúde e serviços financeiros voltados à área. A atualização do aplicativo inclui um planner de saúde, questionários realizados com profissionais para identificar e montar um ”score” da saúde, serviço de telemedicina e uma carteira digital.
| Hygia Bank | |
|---|---|
![]() Hygia Bank | |
| Razão social | Hygia Gestão e Administração de Recursos Financeiros LTDA. |
| Empresa de capital fechado | |
| Slogan | Saúde e finanças em um único lugar. |
| Atividade | Serviços financeiros |
| Fundação | 8 de agosto de 2019 São Paulo, São Paulo |
| Fundador(es) | Alexandre Parma e Maikol Parnow |
| Sede | Porto Alegre, Rio Grande do Sul |
| Área(s) servida(s) | Em toda parte do Brasil |
| Produtos | Carteira digital, teste genético, seguros e teleconsultas |
| Website oficial | www |
História
A Hygia foi inspirada pelo médico Alexandre Parma, no Vale do Silício, em outubro de 2017, quando percebeu que, no Brasil, as pessoas eram muito dependentes dos planos de saúde e promoviam uma cultura de saúde reativa, ou seja, só procuravam cuidados a partir de um problema. Ao questionar-se sobre isso, observou uma oportunidade para incentivar os brasileiros a financiarem sua saúde com recursos próprios e ao mesmo tempo promover uma cultura de saúde preventiva.[1][2]
Foram quase 12 meses com essa ideia incubada, até que em um jantar em sua casa com seu atual sócio, Maikol Parnow, ele decidiu contar a ideia. A partir daquele momento, surgia aos poucos a Hygia Bank.
Em pouco menos de 1 mês, já havia nome, nicho de negócio, definição societária e um protótipo construído. Foram 10 meses de desenvolvimento, até que em dezembro de 2019, colocaram no ar o MVP do aplicativo.[3]
Incubada pela Eretz.Bio, do Hospital Albert Einstein
A Hygia Bank, em junho de 2020, foi incubada pela Eretz.bio[4], incubadora do maior hospital da América Latina, o Hospital Israelita Albert Einstein[5]. Com a nova parceria, a startup começou a desenvolver os projetos com o apoio de especialistas do Einstein e uma rede nacional e internacional de lideranças científicas, gestores e mentores, além de contar com o apoio de especialistas do Centro de Inovação Tecnológica (CIT) e do Laboratório de Inovação em questões como propriedade intelectual, desenvolvimento de software e de equipamento, preparação de projetos, captação de recursos e acesso a linhas de fomento.
Referências
- Startup gaúcha lança plataforma digital para cuidados com a saúdeO Sul, 10 de fevereiro de 2020
- Startup gaúcha oferece saúde sob medidaPanorama Farmacêutico, 28 de janeiro de 2020
- Startup do Sul lança plataforma para health careAMANHÃ, 06 de Abril de 2020
- Startups Parceiras Eretz.Bio
- Giane Guerra, Mesclando finanças e saúde, projeto gaúcho terá mentoria do Hospital Albert Einstein, Gaúcha ZH, 12 de junho de 2020
