Érico Cardoso
Érico Cardoso (anteriormente Água Quente) é um município brasileiro do estado da Bahia. Sua população, conforme estimativas do IBGE de 2021, era de 10 513 habitantes.[2]
| |||
|---|---|---|---|
| Município do Brasil | |||
![]() | |||
| Símbolos | |||
| |||
| Hino | |||
| Gentílico | érico-cardosense | ||
| Localização | |||
![]() Localização de Érico Cardoso na Bahia | |||
![]() Érico Cardoso |
|||
| Mapa de Érico Cardoso | |||
| Coordenadas | |||
| País | Brasil | ||
| Unidade federativa | Bahia | ||
| Municípios limítrofes | Rio do Pires, Abaíra, Rio de Contas, Caturama, Paramirim e Livramento de Nossa Senhora | ||
| Distância até a capital | 680 km | ||
| História | |||
| Fundação | 5 de junho de 1962 (60 anos) | ||
| Emancipação | 7 de abril de 1963 (59 anos) (instalação do município) | ||
| Administração | |||
| Prefeito(a) | Eraldo Félix da Silva (Republicanos, 2021 – 2024) | ||
| Características geográficas | |||
| Área total [1] | 701,458 km² | ||
| População total (estimativa IBGE/2021[2]) | 10 513 hab. | ||
| Densidade | 15 hab./km² | ||
| Clima | tropical | ||
| Altitude | 691 m | ||
| Fuso horário | Hora de Brasília (UTC−3) | ||
| CEP | 46180-000 | ||
| Indicadores | |||
| IDH (PNUD/2010 [3]) | 0,584 — baixo | ||
| PIB (IBGE/2008[4]) | R$ 28 683,146 mil | ||
| PIB per capita (IBGE/2008[4]) | R$ 2 653,64 | ||
| Sítio | ericocardoso.ba.gov.br (Prefeitura) | ||
História
Originalmente habitada por indígenas tapuias, o território de Érico Cardoso começa a ser colonizado no início do século XVIII, com a descoberta de jazidas de ouro nos arredores do Morro do Fogo, hoje situado no território municipal, o que trouxe para a região desbravadores portugueses, paulistas e mineiros. Estes colonizadores criam suas fazendas e se dedicam, além da mineração, à agricultura e pecuária. Nestes primórdios, surge o Arraial do Morro do Fogo, o mais antigo da região.
Em 1843, foi criada a Freguesia de Nossa Senhora do Carmo do Morro do Fogo, sediada no Morro do Fogo, cuja sede foi transferida, em 1875, para o promissor Arraial de Água Quente (hoje a sede municipal de Érico Cardoso), que estava se desenvolvendo rapidamente, surgido em terras do Coronel Liberato José da Silva. Em 1878, a freguesia foi elevada à condição de vila, sob o título "Industrial Vila de Água Quente", sendo instalada apenas em 1891.
Em 1902, a sede da vila foi transferida para o Arraial do Ribeiro (atual sede de Paramirim), pois este estava em fase de maior desenvolvimento e por estar melhor localizado geograficamente do que Água Quente.
Em 1909, a vila de Água Quente se torna o município de Paramirim, em cujo território foi criado, no mesmo ano, o Distrito de Água Quente, constando pela primeira vez em uma divisão administrativa em 1911, época em que esteve envolvido em disputas políticas locais.
Em 5 de junho de 1962, a Lei Estadual nº 1659 desmembra o distrito de Água Quente de Paramirim e o eleva à condição de município, sendo instalado em 7 de abril do ano seguinte, data em que se comemora o aniversário de Érico Cardoso, com a posse do primeiro prefeito, Érico Cayres Cardoso, influente político nascido no local.
Em 15 de julho de 1985, a Lei Estadual nº 4483 renomeia o município de Água Quente para Érico Cardoso, em homenagem ao seu primeiro prefeito.
Atualmente com cerca de 11 mil habitantes, dos quais apenas cerca de 20% residem na zona urbana, Érico Cardoso é o município mais rural da Bacia do Paramirim, com uma população em declínio nos últimos anos.[5][6][7][8]
Geografia
O município de Érico Cardoso possui um relevo montanhoso e está encravado entre serras, no Centro-Sul Baiano, próximo à Chapada Diamantina. No território municipal, há muitas serras. Em uma delas, a das Almas, está o Pico das Almas, um dos mais altos da Bahia, cujo cume é o marco da tríplice divisa entre Érico Cardoso, Livramento de Nossa Senhora e Rio de Contas. No sopé desta elevação, em território érico-cardosense, está as nascentes do Rio Paramirim, o mais importante de sua região.
Muito próximo à sede municipal está o poço de águas termais Poção, cujo líquido sempre está em uma temperatura ao redor de 27°C e com vazão constante e estas águas encontram, poucos metros depois, o Rio Paramirim. Foi do Poção que veio o antigo nome do município, Água Quente.
Dentre os povoados mais importantes do município, além da sede municipal, estão a Barra, Paramirim das Crioulas, Rio da Caixa, Santarém e Porteiras.
Patrimônio e turismo
O Arraial do Morro do Fogo é o povoado mais antigo da região e ainda guarda muitos resquícios dos tempos antigos, como grutas abertas para a exploração de ouro, casas do período colonial e a capela de Nossa Senhora do Carmo.
Além disso, Érico Cardoso possui locais para o ecoturismo e a prática de esportes como trilhas e rapel e atrações naturais, como o poço de águas quentes Poção, cachoeiras, rios e lagos.
Os festejos de época são a principal movimentação do turismo local. Em junho, são as festas juninas, com apresentações de quadrilhas, fogueiras, fogos de artifício e barracas instaladas na Praça da Matriz. Em julho, a romaria de Nossa Senhora do Carmo no Morro do Fogo atrai grande número de fiéis, com apresentações de danças e músicas e missas.[9][10][5]
Referências
- IBGE; IBGE (10 de outubro de 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 de dezembro de 2010
- «Estimativa populacional 2021 IBGE». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 28 de agosto de 2021. Consultado em 28 de agosto de 2021
- «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2010. Consultado em 25 de agosto de 2013
- «Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 de dezembro de 2010
- «Érico Cardoso – Povoado Morro do Fogo». IPatrimônio. Consultado em 10 de setembro de 2022
- NEVES, Erivaldo Fagundes (2003). Posseiros, rendeiros e proprietários: estrutura fundiária e dinâmica agromercantil no Alto Sertão da Bahia (1750-1850) (PDF). Recife: UFPE. 435 páginas
- Enciclopédia dos Municípios Brasileiros (PDF). Rio de Janeiro: IBGE. 1958. pp. 98–100
- «Parabéns Érico Cardoso pelos seus 55 anos de emancipação politica». Portal Inúbia. 7 de abril de 2017. Consultado em 10 de setembro de 2022
- «Érico Cardoso». Bahia!. Consultado em 10 de setembro de 2022. Arquivado do original em 16 de março de 2015
- «Érico Cardoso - Atrações». Bahia!. Consultado em 10 de setembro de 2022. Arquivado do original em 14 de abril de 2015




