Nova Hartz
Nova Hartz é um município brasileiro do estado do Rio Grande do Sul. Sua população, conforme estimativas do IBGE de 2018, era de 21 317[3] habitantes.
| |||
|---|---|---|---|
| Município do Brasil | |||
![]() Cascata do Arroio da Bica. | |||
| Símbolos | |||
| |||
| Hino | |||
| Gentílico | novahartense | ||
| Localização | |||
![]() Localização de Nova Hartz no Rio Grande do Sul | |||
![]() Nova Hartz |
|||
| Mapa de Nova Hartz | |||
| Coordenadas | |||
| País | Brasil | ||
| Unidade federativa | Rio Grande do Sul | ||
| Região metropolitana | Porto Alegre | ||
| Municípios limítrofes | Araricá, Igrejinha, Parobé, Santa Maria do Herval e Sapiranga | ||
| Distância até a capital | 62 km | ||
| História | |||
| Fundação | 2 de dezembro de 1987 (35 anos) | ||
| Administração | |||
| Prefeito(a) | Flavio Emilio Jost[1] (Progressistas, 2021 – 2024) | ||
| Vereadores | 9 | ||
| Características geográficas | |||
| Área total [2] | 62,558 km² | ||
| População total (estimativa IBGE/2018[3]) | 21 317 hab. | ||
| Densidade | 340,8 hab./km² | ||
| Clima | subtropical | ||
| Altitude | 36 m | ||
| Fuso horário | Hora de Brasília (UTC−3) | ||
| Indicadores | |||
| IDH (PNUD/2000 [4]) | 0,796 — alto | ||
| PIB (IBGE/2008[5]) | R$ 289 296,651 mil | ||
| PIB per capita (IBGE/2008[5]) | R$ 16 498,24 | ||
História
Quando a segunda leva de imigrantes alemães desembarcou no Rio Grande do Sul, adentrou nas matas a procura de terra fértil para ser cultivada. Os caminhos abertos nas matas eram chamados de "picadas". Alguns dos imigrantes que iniciaram a ocupação da região do atual município eram membros da família Hartz, dando nome a uma picada e posteriormente à cidade.
Com o crescimento da população o desejo de emancipar-se começou a ganhar força, especialmente após reunião realizada no dia 11 de julho de 1985. Nova Hartz teve sua emancipação consolidada em 15 de novembro de 1988.
Geografia
Pertence à Mesorregião Metropolitana de Porto Alegre e à Microrregião Porto Alegre.
É um município banhado pelas águas do rio dos Sinos. Seu relevo é acidentado no extremo norte, com a divisa municipal estabelecida pelos contrafortes da Serra Geral, a mais de 700 m de altitude. Esta área possui resquícios de mata Atlântica, e ali se localiza uma das maiores cataratas gaúchas, a Cascata do Arroio da Bica. A maior área do município porém fica em terras baixas do sistema de planícies do Rio dos Sinos, com pequenas coxilhas.
Demografia
A origem da população da comunidade de Picada Hartz (atual Nova Hartz) era principalmente alemã, chegando a 98% da população no início de seu povoamento. Com o passar do tempo, foi recebendo novos contingentes populacionais de origens diversas (fenômeno motivado pela expansão da indústria coureiro-calçadista), o que reformulou o quadro étnico desta localidade.
Referências
- Prefeito e vereadores de Nova Hartz tomam posse Portal G1 - acessado em 12 de fevereiro de 2021
- IBGE (10 de outubro de 2002). «Área territorial oficial». Resolução da Presidência do IBGE de n° 5 (R.PR-5/02). Consultado em 5 de dezembro de 2010
- «Estimativa populacional 2018 IBGE». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). 29 de agosto de 2018. Consultado em 14 de outubro de 2018
- «Ranking decrescente do IDH-M dos municípios do Brasil». Atlas do Desenvolvimento Humano. Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). 2000. Consultado em 11 de outubro de 2008
- «Produto Interno Bruto dos Municípios 2004-2008». Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Consultado em 11 de dezembro de 2010
Ligações externas
Ver também
- Vale do Rio dos Sinos
- Imigração alemã no Rio Grande do Sul
- Lista de municípios do Rio Grande do Sul
- Lista de municípios do Rio Grande do Sul por população
- Lista de municípios do Rio Grande do Sul por data de criação
- Região Metropolitana de Porto Alegre




