Nilto Tatto

Nilto Ignácio Tatto (Frederico Westphalen, 31 de julho de 1963) é um ambientalista, administrador e político brasileiro, filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT) desde o início dos anos 1980.

Nilto Tatto
Nilto Tatto
Deputado Federal por São Paulo
Período 1º de fevereiro de 2015
até atualidade
Dados pessoais
Nome completo Nilto Ignácio Tatto
Nascimento 31 de julho de 1963 (59 anos)
Frederico Westphalen, RS, Brasil
Alma mater Universidade de Santo Amaro
Partido PT (1983-presente)
Profissão Ambientalista
Website niltotatto.com.br

Biografia

Nascido no Rio Grande do Sul, Nilto Tatto migrou para o Paraná e depois para São Paulo, com os pais e 10 irmãos, no final da década de 1970, se estabelecendo na Zona Sul da capital paulista, onde ingressou na Pastoral da Juventude da Igreja Católica, por meio das Comunidades Eclesiais de Base (CEB's).

Entre 1983 e 1994, Tatto administrou o Centro Ecumênico de Documentação e Informação (CEDI), instituição que assessorava o movimento de trabalhadores do campo, operário, indígena e de educação popular.

Pelo CEDI, atuou na capacitação administrativa para o Conselho Nacional dos Seringueiros em rio Branco (AC), na época liderado por Chico Mendes e para a União das Nações Indígenas em São Paulo e no Acre, liderada por Ailton Krenak.

Com o encerramento das atividades do CEDI, em 1994, participou da fundação do Instituto Socioambiental (ISA), do qual foi secretário executivo à partir de 1999. Antes de se tornar coordenador do programa Vale do Ribeira, do ISA, Tatto assessorou diversas organizações indígenas como a Federação das Organizações Indígenas do Rio Negro (Foirn); a Coordenação das Organizações Indígenas da Amazônia Brasileira (Coiab) e a Associação Terra Indígena do Xingu (Atix).

Entre 1999 e 2001, coordenou o projeto de manejo florestal Xikrin do Cateté, desenvolvido pelo ISA no município de Paraupebas (PA), tendo sido o primeiro projeto de manejo florestal em terra indígena no Brasil.

Tatto foi eleito deputado federal por São Paulo nas eleições estaduais de São Paulo em 2014 com 101.196 votos.[1]

Em 2018 foi eleito para o segundo mandato de deputado federal pelo estado de São Paulo, com 124.281. É irmão dos também políticos Arselino, Jair, Jilmar e Ênio Tatto, com reduto eleitoral na Capela do Socorro, zona Sul da cidade de São Paulo.[2][3][4]

Referências

  1. «Conheça os eleitos para Câmara dos Deputados, em Brasília, pelo estado de São Paulo». Rádio Globo. 6 de outubro de 2014. Consultado em 2 de fevereiro de 2015
  2. Costa, Nataly (22 de agosto de 2014). «Nilto Tatto, irmão de Jilmar Tatto, também entra na política». Veja São Paulo. Consultado em 2 de fevereiro de 2015
  3. Nascimento, Gilberto (6 de agosto de 2014). «Irmãos Tatto investem em mudança de imagem». Brasil Econômico. Consultado em 2 de fevereiro de 2015
  4. Zanchetta, Diego (18 de agosto de 2014). «Família Tatto estreia ambientalista nas eleições de outubro». O Estado de S.Paulo. Consultado em 2 de fevereiro de 2015

Ligações externas

This article is issued from Wikipedia. The text is licensed under Creative Commons - Attribution - Sharealike. Additional terms may apply for the media files.